_2

4 dicas práticas para amenizar o calor do seu quarto

Bem-Estar

Hoje vim conversar com você sobre um dos assuntos mais falados pelos brasileiros nas últimas semanas: a grande onda de calor que está atingindo tantas cidades do nosso país. E, em meio a tanto calor, as pessoas acabam tendo momentos de desconforto em casa, inclusive dificuldade para dormir.

A boa notícia é que existem recursos que podemos utilizar para amenizar esse desconforto, inclusive no universo da decoração. Assim, quem sabe, podemos transformar essa situação incômoda em um momento bacana, de mudança de décor dos nossos quartos.

É claro que existem aquelas soluções mais óbvias para amenizar o calor de um ambiente, como o uso de equipamentos como ar-condicionado, ventiladores e umidificadores de ar, mas não são delas que estou me referindo. Existem outros recursos que podemos somar ao uso destes equipamentos ou ainda usar como alternativa a eles.

Confira as dicas:

1. Atenção às cores do quarto

Precisamos observar as cores que você usa no seu quarto. Cores escuras, além de pesar visualmente, absorvem calor, ou seja, quanto mais próxima uma cor for do preto, mais ela irá esquentar.

Por isso, é importante pintar as paredes com cores altamente reflexivas. Quanto mais próximas do branco, mais irão refletir o calor. As cortinas também são elementos que, normalmente, estão em contato com o sol. Por isso, em ambientes quentes, é importante que sejam compostas de tecidos leves e cores claras.

2. Feche persianas e cortinas em horários estratégicos

O sol faz bem para a nossa saúde e para a saúde da nossa casa. Ele tem ações que favorecem a higiene dos ambientes, inclusive. Mas, nos dias de calor extremo, se possível, devemos fechar as persianas e cortinas nos horários do pico do calor e abri-las somente nos horários em que o sol está ameno.

3.  Prefira roupas de cama 100% algodão

As texturas e materiais do quarto também devem ser analisados. Roupas de cama, colchas e almofadas com tecidos leves e frescos também irão ajudar. Dê prioridade para aqueles que são compostos por fibra natural, como o algodão. Lençóis de algodão facilitam a transpiração da pele, enquanto as fibras sintéticas esquentam.

4. Decore com plantas

Ao contrário do que muitos pensam, plantas naturais podem sim ser usadas dentro dos quartos. Algumas espécies fazem uma espécie de filtragem do ar do ambiente.

Existe um estudo, do final dos anos 1980, em que a NASA concluiu que algumas plantas, além de consumirem o dióxido de carbono do ar, conseguem também remover alguns poluentes, o que ajuda a melhorar a sensação de calor.

Entre essas espécies estão algumas que são bem legais de usarmos como decoração, como a Jiboia, a Hera, a Espada de São Jorge e a Aloe vera.

Praticamente, todas essas dicas podem ser levadas para outros ambientes da sua casa também. E agora eu quero saber: qual delas você vai colocar em prática primeiro?

TAGS
Renata Pocztaruk
Renata Pocztaruk, é CEO e cofundadora da ArqExpress, uma empresa de arquitetura e decoração criada em 2015, com o objetivo de melhorar o bem-estar e levar conforto ao dia-a-dia dos brasileiros. A marca se tornou referência em agilidade e eficiência no setor, tendo realizado mais de 7.000 projetos desde a sua fundação. Em 2017, Renata fundou o Club ArqExpress, a sua plataforma de ensino, onde compartilha seus conhecimentos e aprendizados com outros profissionais. São +70.000 alunos, milhares de cursos realizados e +350.000 livros vendidos.