Feng shui na sala de estar

8 dicas para aplicar feng shui na sala

Bem-Estar

Você já entrou em uma casa e imediatamente sentiu-se cansado? Pode ser que a energia do ambiente não esteja bem alinhada. Porém, aplicar técnicas de feng shui na sala é uma boa forma de melhorar o clima do cômodo.

O feng shui é uma arte usada há aproximadamente três mil anos. A união entre as energias opostas do vento e da água inspiram a busca pelo equilíbrio através da posição de móveis, objetos decorativos e outros itens espalhados pelo cômodo. Assim, pensando em uma casa totalmente balanceada, veja formas de incluir a técnica na sua sala de estar.

1-   Posição dos móveis

Feng shui na sala(Reprodução – Pinterest)

Uma das principais regras de feng shui para sala diz respeito à posição do sofá. É recomendado que ele seja encostado na parede, para transmitir a sensação de segurança e proteção. Além disso, indica-se que o móvel nunca fique de costas para a entrada da casa. Se isso não for possível, coloque outro item de mobiliário atrás do sofá para facilitar a circulação de energia.

No meio da sala fica o espaço responsável pelas potências de força e paz. Dessa forma, aconselha-se apostar em uma mesa de centro, tapetes e objetos decorativos arredondados.

2-   Equilíbrio de cores

Feng shui na sala

Você já deve ter ouvido falar que cores neutras oferecem tranquilidade para o ambiente. Porém, a cromoterapia indica que todas as nuances possuem um poder diferente e a decoração da sala deve ser feita de acordo com isso.

Apesar de terem uma fama ruim, os tons escuros podem ser usados pontualmente em uma parede só, em móveis e objetos de decoração. O importante é o equilíbrio. Enquanto as nuances claras trazem paz, as tonalidades fortes tocam no lado social, incentivando o diálogo e criatividade.

3-   Plantas são ótimas para o feng shui na sala

Feng shui na sala

As plantas têm um grande impacto positivo no bem-estar, além de serem complementos decorativos de peso. Cada espécie possui uma característica que, de acordo com o feng shui, traz uma energia diferente para o ambiente. Descubra qual é a melhor para a sua sala:

  • Flores vermelhas e amarelas: atraem prosperidade e abundância;
  • Flores brancas e ervas: protegem a casa, principalmente em espaços que recebem muitas visitas;
  • Espada-de-são-Jorge: suas folhas pontudas simbolizam o fogo e a luta. Acredita-se que ela absorve inveja e energias negativas;
  • Trepadeiras: se você possui um home office na sala de estar, aposte nesta espécie que traz sucesso no trabalho;
  • Samambaia: ótima para curar a melancolia e tristeza. Porém, como suas folhas crescem para baixo, é preciso criar um equilíbrio no cômodo, colocando outras espécies que nascem para cima no ambiente.
  • Lírio-da-paz: renova o ar e, como seu nome indica, aumenta a sensação de paz no cômodo;
  • Árvore-da-felicidade: plante as variações macho e fêmea no mesmo vaso para melhorar a harmonia do casal e deixar qualquer relação mais apaixonante;
  • Violeta: afasta os sentimentos maus, além de equilibrar as energias e reter negatividade;
  • Arruda: bloqueia os sentimentos de inveja e o olho-gordo;
  • Lavanda: limpa todas as energias negativas do lar.

4-   Coisa quebrada no lixo!

Feng shui na sala(Reprodução – Pinterest)

É normal ter em casa um objeto querido que quebrou, mas nunca foi consertado. Saiba que qualquer item que não funcione traz energias negativas para o ambiente, além de bloquear as boas vibrações. As peças ainda geram estagnação na vida dos moradores. Por isso, ou arrume seus itens, ou livre-se deles.

5-   Deixe o as energias circularem

Feng shui na sala(Reprodução – Pinterest)

Além de organizar bem os móveis para deixar a energia fluir, é importante prestar atenção nas janelas. Mesmo nos dias de inverno, é importante abri-las por alguns momentos para deixar o vento ir e vir. Assim, as energias ruins vão embora do seu lar.

As portas precisam de cuidado também. O feng shui recomenda que não haja nenhuma porta emperrada, enferrujada ou bloqueada por objetos. Passagens com obstruções dificultam o fluir da energia.

6-   Casa cheirosa

Feng shui na sala(Reprodução – Pinterest)

A aromaterapia também é uma ótima aliada do feng shui. Cada cheiro possui o poder de melhorar o bem-estar de uma forma diferente. Por isso, vale a pena buscar por perfumes que podem ajudar em problemas físicos e mentais. O aromatizante de laranja, por exemplo, melhora o humor dos moradores.

O incenso é uma boa forma de elevar a energia da sala de estar. Aproveite o momento de calma para meditar e mentalizar boas emoções.

7-   Mantenha a organização

Acumular objetos por todos os cantos da sala é uma forma de bloquear a espiritualidade do cômodo, bem como reter sua energia. Dessa forma, para o feng shui na sala, é imprescindível que o espaço seja sempre mantido bem arrumado e limpo. Assim, as boas vibrações têm espaço para circular livremente.

8-   Espalhe cristais pela sala

Feng shui na sala

Eles estão em alta, são lindos e melhoram as energias da sala de estar. O ideal é buscar qual é a pedra ideal para o que você está buscando. Enquanto a ágata é calmante, a ametista garante uma conexão espiritual profunda. Há ainda as que afastam as energias negativas, como a turmalina e as que dissolvem sentimentos ruins, como o quartzo rosa.

[spl_news]

Aplicar o feng shui na sala é uma excelente forma de melhorar a energia da sua casa como um todo, bem como aumentar a sensação de bem-estar de toda a sua família.

Camila Alves
Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.