Aprenda como usar manta em diferentes situações

Bem-Estar

Durante os dias mais frios, quem não gosta de uma casa com itens mais quentinhos? Porém, não basta só aquecer o ambiente, é preciso dar uma sensação estética de conforto e aconchego. Para isso, saiba como usar manta em diferentes ocasiões e aproveite toda a beleza e bem-estar que essa peça pode proporcionar. 

Na sala, a manta cria uma percepção visual diferente no sofá, fazendo com que ele não seja um bloco de tecido liso no meio do cômodo. Já no quarto, o objeto deixa a cama quentinha e dá aquela estética em camadas que parece saída de uma capa de revista. Confira como usar esta peça em sua casa!

Primeiro passo: escolha sua manta

para saber como usar manta, é necessário saber como escolhe-la

Quem já comprou uma manta, seja de solteiro, casal, queen ou king, sabe que existem diversas opções disponíveis no mercado. Veja as principais características e usos para cada tipo:

  • microfibra: o material é mais fino do que um fio de cabelo, com fibras em poliéster ou poliuretano. Por isso, essa peça apresenta muita maciez e suavidade, além de favorecer a troca térmica, esquentando na medida certa. Outra vantagem é ela ser leve e ocupar pouco espaço no armário;
  • lã: pode ser proveniente de lhamas, ovelhas ou alpacas. Forte e durável, o fio é flexível e se adapta facilmente. O produto final é bem quente, sendo perfeito para dias de inverno rigoroso;
  • fibras sintéticas: acrílico, poliéster e poliamida são leves e secam rapidamente. O tecido é fresco, indicado para os períodos quentes do ano;
  • algodão: as fibras naturais proporcionam conforto e praticidade, além de serem leves e fáceis de lavar. Permitem a troca de calor e podem ser usadas tanto no inverno quanto no verão,
  • cashmere: esse tipo de lã é considerado matéria-prima de luxo. O material é produzido por cabras indianas, tibetanas, paquistanesas, iranianas ou iraquianas. O resultado é uma manta macia e altamente aveludada que aquece bem.

Como usar manta no sofá

como usar manta no sofá

 

Existem diversas formas de usar uma manta decorativa para sofá, cada uma com um efeito diferente. Para personalizar sua decoração, veja os estilos de composição mais usados.

  • no encosto: dobre o tecido em quatro e coloque-o no encosto do móvel. É uma boa forma de proteger o estofado de animais domésticos;
  • garçom: sabe como os garçons levam os guardanapos? Você pode copiar o estilo e usar a manta dobrada no comprimento e disposta no braço do sofá;
  • de lado: coloque-a aberta no canto do móvel. Assim, ela cobre parte do encosto e assento;
  • cascata: abra o tecido no canto do sofá e deixe cair na diagonal. Isso cria um ótimo efeito drapeado;
  • meio sofá: deixe a peça aberta cobrindo metade do estofado. Essa é uma forma clássica de como usar manta no sofá.

Muito versátil, a manta decorativa ainda pode ser disposta pela sala em cestos e caixotes para que os convidados fiquem à vontade para espantar o friozinho. Além de agregar conforto, também é uma forma de embelezar o espaço. 

Combinações possíveis com a manta no sofá

Agora que você já sabe como decorar sofá com manta, explorando diferentes dobras e formas de dispor, chegou a hora de ter noções de combinação. A primeira delas é tentar combinar a cor da manta com a cor do seu sofá, priorizando as que têm mais contraste entre si. 

Outra dica de decoração de sofá com manta é apostar em almofadas para deixar esse local ainda mais aconchegante, quente e bonito. Como os modelos de mantas são comumente lisos, você pode garantir capas de almofadas com estampas. Aproveite e complete sua mesa de centro com adornos que deixam o ambiente mais charmoso.

Use para deixar as poltronas mais confortáveis

como usar manta na poltrona

Uma ideia sobre como usar manta é inserir essa peça em poltronas. Seja para aquecer durante os momentos de leitura, durante as pausas do dia a dia ou até mesmo nas horas de descanso assistindo TV, uma manta faz diferença nesse móvel. 

Então, como decorar poltrona com manta? A depender do tamanho da sua poltrona, é possível cobri-la quase por completo com a manta, ajudando a aquecer e confortar totalmente. Outra opção é colocá-la no encosto ou em estilo cascata. 

Para aquecer a cama

manta na cama

As mantas ajudam a deixar a cama mais convidativa, e isso não é segredo. Mas, afinal, como decorar a cama com manta? Essa peça costuma ser dobrada e colocada ao pé do móvel, sendo usada como peseira e coordenando com o jogo de cama. 

Inclusive, um dos passos importantes para garantir uma boa harmonização é escolher uma paleta de cores em comum entre o produto e os lençóis. Para um efeito sofisticado, prefira uma manta com tecido e textura diferentes dos outros itens de roupa de cama.

Confira abaixo mais detalhes sobre como usar manta de diferentes jeitos no seu lar.

Renove seu enxoval de inverno na mmartan

manta bege na cama posta

Agora que você aprendeu como usar manta, chegou a hora de garantir uma peça confortável, resistente e de alta qualidade para compor seu quarto. Na loja virtual da mmartan, você encontra modelos com diferentes texturas, tamanhos e cores. 

Encontre opções de manta para poltrona decorativa, manta para sofá, manta para cama e muito mais. Confira ainda os demais produtos da categoria de cama, incluindo edredons, colchas, lençóis, travesseiros e outros.

TAGS
Luana Cavalcante
Comecei a ler e escrever na 1° série da escola e desde então, nunca mais parei. Sou uma jovem apaixonada por todas as formas de comunicação, sobretudo por meio das palavras.