Aromaterapia para casa

Como usar a aromaterapia para casa em qualquer ambiente

Bem-Estar

Cheirinho de bolo recém-saído do forno, de grama molhada, aroma de protetor solar, de um cafezinho no final do dia… O olfato é capaz de buscar na memória e trazer à tona momentos importantes das nossas vidas e despertar emoções diversas. Por isso, a aromaterapia para casa tem sido cada vez mais utilizada na rotina das pessoas.

Descobriu-se há milhares de anos os benefícios da aromaterapia, uma linha holística que cura através do odor. Até hoje a prática é utilizada para auxiliar tratamentos alopáticos e homeopáticos. Posteriormente, muitos começaram a recorrer aos aromas para casa como forma de manter um ambiente harmonizado e, ao mesmo tempo, tratar as necessidades particulares de seus moradores.

Prática milenar

Aromaterapia para casa - Bamboo

Assim como a homeopatia, acupuntura e reiki, a aromaterapia é resultado dos estudos de povos orientais que, há mais de cinco mil anos, usam óleos essenciais para tratar enfermidades. Dessa forma, com a extração de essências de flores, raízes, folhas, ervas, sementes e madeiras, as civilizações conseguiam curar diversos problemas físicos, mentais e espirituais.

Há indícios de que Hipócrates, considerado ‘’pai da medicina’’, usava fumaças de óleos para erradicar as pragas da Grécia. A princípio a aromaterapia era utilizada com fervuras de essências para benefício da espiritualidade.

Difusor, o melhor amigo da aromaterapia

Aromaterapia para casa - Acqua
A forma mais simples de realizar aromaterapia para casa é com o auxílio de um difusor. Assim, ele pode ser usado para dispersar o perfume de forma gradual, evitando o excesso de estimulação olfativa.

O difusor com varetas funciona de forma fria, com a dissipação de odores através da evaporação do álcool de cereais. Para utilizá-lo, é só misturar três colheres de sopa de óleo, duas de água e 150 ml de água. Depois de pronto, coloque as varetas e vire-as periodicamente. O líquido dura por cerca de três semanas. Aliás, aproveite e veja nossas dicas para fazer sua essência durar mais.

Outras formas de aplicar

Aromaterapia como aplicar

Além do conhecido difusor de ambientes, há outras maneiras eficientes de usar a aromaterapia a seu favor. Sendo assim, conheça algumas delas:

  • Banho de imersão – dissolva 7 a 12 gotas do óleo essencial na água do banho. Pode ser usada na banheira, ofurô ou hidromassagem.
  • Colar aromático – o produto solta a fragrância aos poucos. Assim, recomenda-se pingar 2 a 3 vezes no algodão e colocá-lo no orifício do pingente.
  • Escalda-pés – faça uma mistura de 15 gotas de óleo essencial e uma colher de sopa de óleo vegetal. Coloque diretamente na água morna.
  • Inalação – há 3 formas de inalar o aroma. Uma delas é pingar a essência 3 vezes em um lenço. Outra é usar um inalador próprio com 5 gotas. Enfim, há também como usar duas medidas nos pulsos e friccioná-los.
  • Massagem – prepare uma receita de 120 ml de óleo vegetal e 50 gotas da fragrância. Use o produto final em massagens relaxantes.
  • Spray – primeiramente, pingue 40 vezes o óleo essencial em uma mistura de 60 ml de álcool de cereais e 40 ml de água deionizada. Coloque em um borrifador.
  • Nas roupas de cama – coloque 2 gotas no travesseiro e 4 no lençol antes de dormir.
  • Vaporização – se você não tem um vaporizador, é possível conseguir um efeito parecido colocando 12 pingos de óleo em um recipiente com água quente. Cubra a cabeça com uma toalha e inale a mistura.

[spl_news]

Aromaterapia para casa em cada ambiente

Aromaterapia para casa - Linha Bamboo

Para cada cômodo da casa, uma sensação e um cheirinho. A aromaterapia pode ser feita separadamente por espaço e assim cuidar da saúde de formas específicas.

  • Sala – em um ambiente com interação social, são indicados perfumes cítricos, como limão e tangerina, que promovem harmonia, aconchego e alegria.
  • Cozinha – neste espaço, mesclar aromas para casa é um pouco mais difícil, já que um odor forte que se misture com o cheiro de comida não é indicado. Dessa forma, é recomendado é abusar de fragrâncias de temperos, como alecrim, orégano, manjericão e canela.
  • Quarto – o comodo pede uma fragrância relaxante, que ajuda a dormir. A lavanda é aposta certeira, além da manjerona, aloe vera e camomila romana.
  • Banheiro – para deixá-lo cheiroso, a aromaterapia para casa é uma grande aliada. Abuse de cheiros como de capim-limão, menta, pinho e melaleuca.
  • Escritório – o ideal são fragrâncias que clareiam a mente, ajudam na criatividade, memória e concentração como hortelã, limão e alecrim.

De óleo em óleo

Aromaterapia para casa

A interação direta das essências com o sistema nervoso faz com que a aromaterapia tenha um grande poder de cura. Conheça os óleos mais utilizados e encontre o que vai melhorar a sua qualidade de vida.

  • Camomila Romana – indicada para dores musculares, reumatismo e enxaqueca. Também é grande aliada de tratamentos dermatológicos, digestivos e ginecológicos.
  • Alecrim – melhora a memória, concentração e é capaz de aliviar as dores de cabeça e fadiga mental.
  • Gerânio – é um excelente repelente natural. Pode auxiliar em dores de garganta, problemas de circulação e ajudar nos sintomas na menopausa, além de ser um poderoso relaxante.
  • Lavanda – relaxamento é seu sobrenome. É o óleo número um no combate ao stress, insônia, ansiedade e depressão.
  • Eucalipto – muito eficaz contra doenças respiratórias, como resfriado, rinite, sinusite, bronquite e asma. Purifica o ar e repele insetos.
  • Hortelã-Pimenta – útil para quem tem fadiga mental, stress, enxaquecas e tonturas.
  • Rosa – recorrem ao óleo pessoas que estão vivendo momentos de raiva, tensão, luto e stress. Da mesma forma, ajuda no funcionamento do fígado, vesícula e sistema circulatório.
  • Limão – a aromaterapia com limão diminui a tensão arterial, estimula o sistema imunológico e digestivo.
  • Melaleuca – possui excelente ação antiviral, anti-infecciosa e bactericida. É perfeito para desodorizar.

A aromaterapia para casa é uma forte aliada para aumentar a sensação de bem-estar de seus moradores e visitantes.

Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.