Conheça a melhor posição para dormir com seu travesseiro

Conheça a melhor posição para dormir

Bem-Estar

Você acorda cansado mesmo após dormir a quantidade de horas recomendadas? A união entre a posição que você deita e o seu travesseiro pode ter grande influência na qualidade do seu sono.

Além de fadiga e cansaço, outros problemas de saúde podem ser relacionados à forma como o sono é conduzido. Entre eles estão refluxo, azia, dores na coluna, torcicolo e apneia. Para evitar todas essas questões, veja qual é a melhor posição para dormir com o seu travesseiro.

Barriga para cima

Barriga para cima

Deitar de barriga para cima pode ser bom para a coluna vertebral e o pescoço. Há estudos que comprovam que a posição ainda ajuda a prevenir rugas e erupções cutâneas.

No entanto, é indicado apostar em travesseiros baixos, como os de pluma de ganso. O produto ajuda a alinhar a cervical. Para repousar as pernas, recomenda-se colocar um travesseiro de apoio ou almofada embaixo dos joelhos, o que permite que eles fiquem estendidos. Isso também relaxa os músculos das coxas e da lombar.

É importante ressaltar que a posição não é aconselhada para quem sofre de apneia do sono e refluxo.

Barriga para baixo

Barriga para baixo

Para quem dorme de barriga para baixo, vale o alerta: esta é considerada a pior posição por especialistas. Isso porque é necessário virar muito a cabeça para respirar, o que pode gerar dores cervicais, nos ombros, bursite, tendinite e torcicolo. Dentistas indicam que o hábito é capaz de afetar até os dentes, entortando-os com o tempo.

Porém, se você só consegue dormir assim, saiba que é possível minimizar os danos com o uso do travesseiro certo. Recomenda-se usar duas peças baixas. Uma delas apoia a cabeça, enquanto a outra fica embaixo do abdômen.

De lado

Existem diversas formas de deitar de lado. A mais popular é conhecida como ‘’posição fetal’’. Dessa forma, o corpo fica enrolado, os joelhos dobrados e o queixo para baixo.

Apesar de ser muito confortável para gestantes e pessoas com apneia, pode causar problemas nas costas e pescoço. O ideal é respeitar as curvas da coluna. Mantenha as pernas flexionadas, o quadril relaxado e os braços para baixo.

Você sabia que o lado também afeta o sono? Dormir virado para a direita pode causar azia. Deitar para a esquerda pode pressionar órgãos internos, como fígado, pulmões e estômago, o que diminui os efeitos do refluxo. O hábito ainda ajuda no processo natural de drenagem linfática e evita inchaços.

[spl_news]

O lado esquerdo também é considerado a melhor posição para dormir para grávidas. Isso favorece a circulação sanguínea, o que faz o sangue fluir melhor pelo cordão umbilical e enviar mais nutrientes e oxigênio para o bebê.

Para os que deitam de lado, o melhor travesseiro para dormir é o que tem a altura do ombro, para que a cabeça não fique inclinada. Usar duas peças também é indicado, uma mais suave sobre outra firme. Recomenda-se também usar o body pillow ou um travesseiro entre os joelhos, alinhando-os com o tronco.

Existe uma combinação de fatores para ter uma boa noite de sono. Escolha a melhor posição para dormir, escolha os travesseiros corretos e veja a sua saúde melhorar enquanto você descansa.

Camila Alves
Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.