Cores para casa: como se inspirar no feng shui

Cores para casa: como se inspirar no feng shui

Bem-Estar

O feng shui é uma técnica chinesa com registros de aproximadamente cinco mil anos atrás. Ele tem como princípio combinar energias do céu, da terra, da casa e seus habitantes. A ideia é viver em total equilíbrio com a natureza e assim atingir o ápice do bem-estar.

A prática busca harmonizar o fluxo energético com o intuito de trazer a sensação de conforto e segurança para os moradores da casa. E uma das formas mais usadas pela técnica para atingir isso é o uso das cores para casa.

Entendendo o feng shui

Você já se sentiu desconfortável ao entrar em um ambiente? Isso significa que as energias do local não estavam bem alinhadas. O feng shui dita que a decoração não afeta somente o aconchego material, mas também a saúde física, mental e espiritual.

A corrente de pensamento estabelece uma relação de harmonia entre opostos, conhecidos como yin e yang. Para entender melhor, é importante saber que feng significa vento (ou seja, o yang) e o shui representa a água (o yin). Cada lado simboliza as forças necessárias para criar um espaço totalmente equilibrado, de forma que as energias negativas sejam redirecionadas para fora dele.

O efeito das nuances é uma forma terapêutica de gerar simetria e conseguir a sensação desejada em cada cômodo. Por isso, existem cores para casa ideais para a sala, quarto, cozinha, banheiro, escritório, entre outros.

A paz do azul

Cores para casa - azul

À esquerda: Projeto Gustavo Jansen (Foto: Divulgação Casa Cor) À direita:  Projeto Marina Linhares (Foto: Divulgação Casa Cor)

O mar nos traz uma tranquilidade sem igual. Sua cor, como não poderia ser diferente, transmite paz, harmonia e calmaria.

Os tons mais escuros representam as profundezas do oceano e são usados para alimentar a sabedoria e a intuição. São muito aplicados em forma de cores para parede em escritórios, bibliotecas e espaços de estudo.

[spl_news]

O azul claro simboliza a paz e espiritualidade, sendo perfeito para quartos de bebê e de adultos. Já as nuances esverdeadas retratam a juventude e desenvolvimento, ou seja, são recomendados pelo feng shui para quartos de crianças e adolescentes.

O poder do amarelo

Cores para casa - amarelo

Por lembrar o ouro, o amarelo representa poder e riqueza, além do elemento terra. Como ele tem propriedades aceleradoras, é muito utilizado para estimular a energia, alegria e espontaneidade de seus moradores.

Para aproveitar bem todas as propriedades da cor, experimente usá-la em quartos de estudo e escritórios, para assim obter uma boa concentração. Também pode ser incluída em pequenas doses no espaço das crianças, para estimular o conhecimento.

A pureza do branco

Cores para casa - branco

No feng shui, o branco representa o metal e o ar. É a cor da pureza, espiritualidade e dá a sensação de limpeza. Porém, é preciso tomar cuidado, pois o alvo total pode gerar ansiedade em seus moradores. Por isso, o ideal é incluir sempre um ponto de cor nos ambientes.

Se você gosta de espaços claros, deixe-os para cômodos onde os moradores ficam menos tempo, como área de serviço, cozinha e banheiro.

A força do vermelho

Cores para casa - vermelho

Quando pensamos nas nuance vermelha, logo a relacionamos com vitalidade, força, energia, paixão e calor. Em todos os seus tons, ela é uma cor poderosa, capaz de elevar a autoestima de seus moradores.

Por ser altamente enérgica, não é recomendada para quartos, pois pode causar insônia nos moradores. Aposte em elementos pontuais em vermelho na sala ou no cantinho da penteadeira.

A inspiração do verde

Cores para casa - verde

À direita: projeto de Marcus Leite e Lídia Branquinho (Foto: Jomar Bragança – Divulgação Casa Cor)

Em todos os seus tons, o verde representa a família e a natureza, que faz florescer projetos, sonhos, objetivos e inspirações. Ou seja, é a cor da renovação, sensação que é potencializada quando a nuance aparece em vasos de plantas.

Para quartos infantis, o verde claro é o ideal. Além de repor as energias, ele é capaz de marcar um novo ciclo e o aperfeiçoamento.

As cores para casa têm grande impacto na rotina de uma família. Por isso, escolha a ideal para cada cômodo para viver sempre em harmonia com seu lar.

Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.