Cores para o quarto

Cores para quarto: como a cromoterapia pode te ajudar a dormir

5 de junho de 2018

Bem-Estar

Já pensou em como as cores para o quarto podem ajudar com as dificuldades de sono? A cromoterapia é uma técnica natural que tem origem nas civilizações antigas. Ela é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) desde a década de 1970, usando as tonalidades como tratamento tanto de distúrbios emocionais quanto físicos e mentais.

A OMS aponta que cerca de 40% dos brasileiros têm problemas de insônia. A vida moderna e a rotina corrida fazem com que as pessoas não descansem pelo tempo mínimo recomendado por dia, que é de 6 a 8 horas. Por isso, descubra como a solução para a insônia pode ser encontrada no uso da cromoterapia.

Como as cores para o quarto influenciam no sono?

A cromoterapia indica quais cores para o quarto têm propriedades terapêuticas e ajudam as pessoas insones. A Travelodge, uma plataforma agregadora de hotéis, realizou um estudo que tinha como objetivo descobrir a influência das nuances na noite dos indivíduos.

A análise foi feita a partir dos tons predominantes no dormitório de alguns voluntários britânicos. Os resultados foram surpreendentes. Tonalidades consideradas neutras, como cinza e marrom, parecem trazer isolamento emocional e desconforto, resultando em um sono mais inquieto.

Outro matiz que não passou no teste foi o roxo, considerado muito estimulante para relaxar. Dessa forma, a média de repouso das pessoas que dormem envoltas em púrpura é de 6 horas. Alguns tons que também não recomendados são vermelho, dourado e laranja.

Azul é a cor mais relaxante

Azul é a cor mais relaxante

Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso.

Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade. Assim, o azul traz uma leve redução na frequência cardíaca, no ritmo respiratório e na pressão sanguínea. Ele ainda inibe a carga de adrenalina e possui efeitos hipnóticos.

Cores que ajudam a dormir

Outro tom que se saiu muito bem no estudo foi o amarelo, que resultou em um descanso de 7 horas e 40 minutos. Lembre-se, porém, de optar por nuances mais claras, já que as vibrantes podem tirar o sono, caso seja saturado.

O verde também tem efeito calmante e refrescante segundo a cromoterapia, sendo ideal para quem sente muito calor à noite. Ele favorece a circulação, reduz a pressão, ajuda a relaxar e trata contra insônia e irritabilidade. Além disso, o matiz é revigorante e ajuda o corpo a se recuperar.

A forma mais eficaz de incluir as cores no cômodo é através de tintas na parede. Aliás, você pode conseguir o mesmo efeito incluindo os matizes em painéis, cabeceiras, móveis e roupas de cama.

[spl_news]

Cromoterapia com lâmpadas

Se você não tem como incluir um pigmento predominante no seu quarto, saiba que existe uma alternativa mais simples: as lâmpadas de cromoterapia. Elas geralmente possuem uma voltagem de 25 e são usadas em suportes fixos, como spots.

Neste caso, o relaxamento funciona ao contrário. Dessa forma, o azul ajuda a despertar, sendo ideal para usar de manhã. Por isso os médicos não recomendam usar computadores e celulares com luzes azuladas antes de dormir, já que elas estimulam o cérebro. Para relaxar, opte por lâmpadas alaranjadas ou vermelhas, que não afetam a produção de melatonina, conhecido como hormônio do sono.

Existem dezenas de técnicas para ajudar a dormir melhor. A cromoterapia é uma das mais simples e eficazes. Experimente a técnica e conte para nós os seus resultados.

Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.