Como dormir bem: dicas para tornar o seu sono melhor

Como dormir bem: dicas para tornar seu sono melhor

Bem-Estar

Com rotinas cada vez mais agitadas, o nosso querido sono se torna cada vez mais importante para recarregarmos as energias e começarmos um novo dia. Apesar disso, dormir acaba sendo uma tarefa árdua para muitos, principalmente para os que sofrem com insônia. Felizmente, podemos criar muitos rituais e apostar em pequenos detalhes sobre como dormir bem.

Do conforto ao aroma, passando por pequenos hábitos que podemos mudar, selecionamos as principais dicas sobre como dormir melhor. Dessa maneira, crie um momento relaxante e cheio de aconchego em sua rotina noturna. Confira e transforme suas noites de sono!

1 – Crie um ambiente relaxante

O primeiro passo de como dormir bem é criar um ambiente propício para o relaxamento. Aposte em uma cama aconchegante usando um colchão e travesseiros de qualidade, assim como roupas de cama confortáveis e com toque macio e um edredom que te abraça.

As opções em 100% algodão, fio egípcio, cetim ou seda são agradáveis ao toque. Peças nesses materiais te envolvem para criar o espaço ideal para melhores noites de sono.

Como dormir bem com um ambiente relaxante

Também é importante certificar-se de que o seu quarto está arrumado. O ambiente externo influencia o nosso interior. Pensando nisso, quando você se cerca por um espaço desorganizado, é normal que a mente não consiga relaxar totalmente. Para isso, faça uma faxina rápida no seu quarto, para conseguir dormir com a mente mais tranquila.

2 – Como dormir bem apostando em uma iluminação intimista

Manter uma iluminação mais baixa antes de dormir ajuda a mente a relaxar. Aposte no uso de abajures, luzes indiretas e velas, com uma chama bem intimista e que cria uma atmosfera acolhedora. Outra opção é fazer uso de lâmpadas de luz amarela ao invés da branca, pois esta tende a nos deixar mais despertos.

[spl_news]

3 – Desligue-se das tecnologias

Quando ficamos mexendo no celular ou assistindo televisão, é natural que nossos pensamentos fiquem mais agitados. Para deixar o pensamento mais tranquilo, prefira ler um livro antes de dormir, ao invés de assistir um filme, por exemplo.

Além disso, a luz azul emanada pelos eletrônicos interrompe a produção de melatonina do corpo, segundo estudo divulgado pelo Washington Post. Esse é o hormônio relacionado à regulação do nosso relógio biológico, sendo responsável por regular o sono. Uma dica é carregar o celular fora do quarto ou deixá-lo no modo avião durante a noite. Assim, se a tela acender durante a noite,, não irá atrapalhar o seu sono.

4 – Escolha travesseiro e posição ideias para dormir

Geralmente é difícil de controlar a posição que ficamos enquanto dormimos. No entanto, podemos ajustá-la com o travesseiro ideal para tornar suas noites mais confortáveis e permitir que você durma melhor.

Melhor posição como dormir bem

A dica é sempre escolher uma altura de travesseiro que mantenha a sua coluna alinhada se acordo com a sua posição. Se você dorme de barriga para cima, prefira uma versão baixa. Para quem prefere dormir de barriga para baixo, aposte em duas peças baixas. Uma para a cabeça e outra para apoiar o abdômen. Já para quem dorme de lado, opte por um travesseiro na altura dos ombros e um outro para usar entre as pernas. Para saber mais, confira post completo!

5 – Roupas e acessórios também podem te ajudar a dormir melhor

Uma opção de como dormir bem é dar atenção especial às suas roupas. Seja um pijama ou um roupão, os tecidos que ficam em contato com o corpo podem levar conforto suficiente para te preparar para um sono delicioso. Sendo assim, é importante que as peças não incomodem ou machuquem, pois qualquer desconforto pode prejudicar uma boa noite de sonhos.

Como dormir bem com a roupa de cama certa

6 – Confie no poder da cromoterapia

A cromoterapia aposta nas propriedades terapêuticas das cores para ajudar a regular o sono. Com isso, algumas tonalidades ganham destaque e são ideais para completarem o seu quarto. As nuances certas no cômodo criam um ambiente mais propício ao relaxamento, desacelerando a mente e reduzindo a frequência cardíaca. Com isso, se torna mais fácil adormecer, assim como ter um sono mais regulado.

Entre os tons mais indicados para ajudar a dormir bem, o azul e o verde. No entanto, lembre-se de apostar em suas versões mais clarinhas. Falamos tudo sobre cores para dormir aqui!

7 – Use os aromas a seu favor

Uma dica de como dormir bem é apostar no poder dos aromas. Difusores, velas aromáticas ou refrescantes de lençol, se com a fragrância ideal, inspiram tranquilidade e nos ajudam a descansar melhor. Assim, você pode escolher produtos com os seguintes perfumes:

  • Lavanda – ajuda a relaxar através de sua ação sedativa e aroma agradável;
  • Camomila – com propriedades calmantes, esta fragrância é certa em relaxar o seu corpo e sua mente;
  • Vetier – ajuda a reduzir o estresse e a insônia;
  • Bergamota – ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade,
  • Manjerona – também com ação sedativa, este perfume nos ajuda a desacelerar o pensamento.

Escolha os aromas que mais lhe agradam e descubra como dormir bem prestando atenção aos pequenos detalhes.

Avatar
camila