Plantas para quarto: quais ter e seus benefícios no sono

Plantas para quarto: quais ter e seus benefícios no sono

Bem-Estar

Por muito tempo, as plantas para quarto eram vistas como prejudiciais à saúde. Atualmente, esse conceito já não é mais válido e, ao optar pelas espécies certas, é possível garantir um sono tranquilo e com diversos benefícios: melhorar a qualidade do ar, eliminar as toxinas e deixar o ambiente mais leve.

Ter uma noite de sono restauradora é fundamental para viver bem – e isso não é impossível. Além de criar um quarto aconchegante, apostar em elementos da natureza ajuda a renovar as energias do cômodo e também contribui para agregar de forma positiva ao décor.

As melhores plantas para quarto

Algumas espécies são mais benéficas do que outras, pois são capazes de emitir oxigênio e remover as impurezas do ar, como mofo, poeira e micro-organismos, além de contribuírem para o bem-estar do ambiente. Confira como decorar com plantas e escolha os seus tipos preferidos!

Alfazema

Alfazema

Com um aroma agradável e aparência encantadora, a alfazema, também conhecida como lavanda, melhora a qualidade do sono e reduz a agitação. Use-a em uma jarra de vidro para deixá-la com visual mais rústico ou em um vaso de madeira para uma tendência mais vintage. Além disso, ela precisa receber luz do sol por volta de três a quatro horas por dia.

Babosa

Babosa

Essa é uma das espécies que consegue melhorar – e muito – a qualidade do ar. Além de que, por liberar mais oxigênio, ajuda a ter uma noite de sono mais profunda. Uma das vantagens é não necessitar de manutenção constantemente. Precisa de luz solar e, por isso, uma boa ideia é mantê-la na janela do quarto.

Também conhecida como aloe vera, a babosa também pode ser usada para fins cosméticos. O gel contido na planta possui propriedades antisséptica, antifúngica e ação anti-inflamatória. Além disso, pode ser utilizado, por exemplo, no couro cabeludo para aumentar sua oxigenação e evitar a queda de cabelo.

Espada de São Jorge

Espada de São Jorge

Prática, fácil de cuidar e com longa durabilidade, a espada de São Jorge também libera oxigênio à noite e pode ser utilizada em todas as estações do ano, independente se o clima está mais quente ou mais frio, pois resiste de forma eficaz às variações de temperatura.

[spl_news]

Ao adotar essa planta no quarto, é possível sentirá menos irritação, redução nas dores de cabeça e diminuição de problemas respiratórios. Outro ponto positivo é o aumento da sensação de disposição. Isso, consequentemente, aumenta a produtividade na realização das tarefas.

Lírio da Paz

Lírio da paz

Com uma aparência elegante, essa flor é capaz de aumentar a umidade do ar em aproximadamente 5%. É ideal para pessoas que sofrem com as complicações geradas pelo tempo seco, o que ajuda a reduzir alergias e problemas respiratórios. Regue apenas uma vez por semana e a mantenha em locais que não tenham vento, sempre à sombra e longe de crianças e animais de estimação.

Suculenta

Suculentas

Para quem está na dúvida por quais plantas no quarto adotar, a sugestão é iniciar pela suculenta. Um dos benefícios é ter fácil manutenção, pois precisa de pouca água e muita luz – com isso, é indicado deixá-la perto da janela. No calor, o ideal é regar apenas uma vez por semana. Já nos dias mais frios, a recomendação é de quinze em quinze dias.

Valorizá-la no ambiente é possível com algumas tendências atemporais. Dê destaque ao usá-la de forma pendente ou, ainda, em um cachepot.

Jasmim

Jasmim

Seu aroma agradável e suave ajuda a dormir melhor e aumentar a produtividade ao longo do dia. Além disso, é ideal para acordar mais tranquilo, longe do estresse, da ansiedade e de forma revitalizada. No verão e nos períodos mais quentes, ela pode exigir um pouco mais de esforço e dedicação, pois a recomendação é regar todos os dias. Em épocas mais frias, basta executar o processo uma vez por semana.

Cactos

Cactos

Essa espécie é ideal para ter no quarto, pois não exige muito trabalho e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não rouba oxigênio. Quando ficar exposta ao sol, deve ser regada a cada 15 dias. Nos ambientes mais frescos, apenas uma vez ao mês já é suficiente, e quando a terra estiver seca. Outro ponto positivo é que não é necessário podá-la. O visual natural e único garante elegância e sofisticação ao ambiente.

Gardênia

Gardênia

Esse tipo também exige dedicação para mantê-la sempre linda e brilhante. Porém, todo o esforço vale a pena, uma vez que ela ajuda a estimular o sono, melhorar sua qualidade e, além disso, aliviar os sintomas da ansiedade. Com ela, o quarto deve ser iluminado, mas sem que a luz esteja diretamente sobre a planta. Para que vingue, regue uma vez por semana.

Com tantas opções de plantas para quarto, escolha a que mais lhe agradar. Decore de acordo com o espaço disponível e faça combinações entre diversas espécies. O resultado, com certeza, ficará encantador.

camila