jogo de lençol produzido em fibra de bambu

Roupa de cama em fibra de bambu: conheça esse material

Bem-Estar

Escolher o material das suas roupas de cama é um dos passos mais importantes para garantir peças que sejam confortáveis e resistentes. Em meio à variedade de opções, existe a fibra de bambu, uma matéria-prima sustentável, inovadora e com características muito particulares. 

Se você quer ir além dos tecidos tradicionais, mas não abre mão de bem-estar, preparamos um guia sobre a fibra de bambu, desvendando conceito, origem, características e por que ele é uma excelente alternativa para compor seu enxoval de cama. Continue a leitura e confira! 

O que é fibra de bambu?

Se você tem dúvidas sobre o que é fibra de bambu, saiba que ela tem como origem essa planta, que apresenta um dos crescimentos mais rápidos do mundo após a colheita, dispensando o uso de compostos químicos para o seu desenvolvimento. O bambu também é totalmente biodegradável, evitando impactos negativos ao meio ambiente. 

Então, em meio à necessidade de se reinventar para contribuir com uma sociedade mais sustentável, a indústria têxtil aderiu ao bambu em seus processos fabris. A partir desse material, é originada a fibra usada no tecido, que é reciclada, natural e renovável. 

A partir da fibra é confeccionado o tecido

fronhas e lençóis produzidos em fibra de bambu bege e verde

O tecido de fibra de bambu é gerado a partir da planta, mas ele só se mantém como uma opção sustentável quando usado em sua forma pura, sem adição de materiais sintéticos. Portanto, fique atento a isso, pois somente peças em tecido 100% bambu são ecologicamente corretas. 

A fibra de viscose com bambu na composição, por exemplo, é comumente encontrada no mercado, mas é artificial. A versão natural, no entanto, é produzida mecanicamente, dando origem aos fios em um processo eco-friendly

Tecido de fibra de bambu: para que serve? 

Contudo, para que serve a fibra de bambu, afinal? Na indústria têxtil, o uso como tecido surgiu no século XX em artigos de vestuário. Por isso, também é comum que você encontre roupas produzidas com esse material. 

No caso das peças de cama, o tecido de fibra de bambu está presente, sobretudo, em lençóis, fronhas e duvets. Além disso, ele pode ser utilizado na confecção de toalhas de banho. 

Roupa de cama em fibra de bambu: saiba quais são os benefícios 

jogo de lençol verde confeccionado em fibra de bambu

Agora você vai saber quais são os benefícios da fibra de bambu, um must have entre os tecidos de fibras naturais. Conheça em detalhes quais são as vantagens dele em sua roupa de cama, o que, certamente, vai tornar suas noites de sono muito melhores! 

  1. Maciez e sedosidade

Ao tocar em um lençol de fibra de bambu, você nota uma textura bem similar à seda, justamente por conta da maciez inigualável que o tecido proporciona. Leve e suave ao toque, ele se torna uma excelente opção para compor a cama, levando bem-estar para as suas noites de sono e garantindo a sensação de dormir nas nuvens. 

2. Termorregulador

Outra particularidade notável da fibra de bambu é a capacidade de conceder conforto térmico, sendo ideal para o seu descanso em todas as estações do ano. Devido à circulação de ar entre suas tramas, ela gera uma sensação agradável no calor, no frio e também nas temperaturas mais amenas. 

3. Hipoalergênico 

O bambu possui característica antibactericida natural, evitando a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, contribui para noites de sono seguras ao ajudar na prevenção de alergias, além de ser indicado para pessoas com peles sensíveis. 

4. Capacidade absorvente

Ainda, a fibra de bambu possui propriedade absorvente natural, maior até mesmo do que o algodão. Assim, ela dificulta a retenção de suor e outros fluidos e afasta a umidade da pele, impedindo a geração de odores desagradáveis. Também por esse motivo, o material é uma excelente alternativa para os dias de verão ou para quem transpira muito durante a noite. 

5. Material natural e sustentável 

composição de cama com jogo de lençol feito em fibra de bambu

Como já foi dito, um dos principais atributos da fibra de bambu é a de ser sustentável e contar com uma produção ecológica, além de ser biodegradável. Ou seja, ela é a melhor escolha para quem deseja ter noites de descanso repletas de bem-estar e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente. 

6. Design impecável

A sedosidade, maciez e leveza do tecido de fibra de bambu resultam em um caimento perfeito na cama, além de um design sofisticado e perfeito para compor um ambiente impecável nos mínimos detalhes. Assim como a seda, ela traz um leve brilho em seu visual, transformando o décor de forma bela. 

Cuidados com a roupa de cama em tecido de bambu 

jogo de lençol bege feito em fibra de bambu com fronhas, lençol com elástico e lençol superior

Para garantir que o seu jogo de cama feito em fibra de bambu tenha a durabilidade garantida, é indicado que você o lave utilizando água fria e ciclo suave. Além disso, deixo-o secar ao ar livre e evite o contato com altas temperaturas, tanto de secadoras quanto do ferro de passar. Lembre-se de sempre seguir as instruções de lavagem presentes na etiqueta do produto. 

Encontre peças com matérias-primas de alta qualidade na mmartan


Encantou-se com a fibra de bambu e quer conferir modelos de roupas de cama? Navegue pela loja virtual da mmartan e conheça o jogo de lençol Kyoto, um modelo exclusivo e confeccionado com esse tecido natural. 

Apaixonante em todos os detalhes, esse exemplar é produzido em puro bambu, contando com todas as vantagens dessa fibra em um design atemporal. Aproveite e veja as demais opções da categoria — todas confeccionadas em tecidos de alta qualidade. 

TAGS
Luana Cavalcante
Comecei a ler e escrever na 1° série da escola e desde então, nunca mais parei. Sou uma jovem apaixonada por todas as formas de comunicação, sobretudo por meio das palavras.