Vamos te provar que dormir bem é o que você precisa para aumentar sua produtividade

Bem-Estar

Sejamos sinceros: algumas modas não deveriam existir. A volta da calça de cintura baixa e o retorno das ombreiras são duas tendências que poderiam ficar no passado. Mas se tem uma que nunca deveria nem ter começado é a dos falsos mitos de produtividade.

Elas estão por todo lugar. Quem nunca ouviu os famosos “trabalhe enquanto eles dormem” ou “uma pessoa produtiva de verdade vai dormir depois da meia-noite e às cinco da manhã já está de pé”. 

É mentira. Aliás, MENTIRA em letras maiúsculas mesmo, porque são mentiras das grandes. 

O sono está tão intimamente ligado a quanto estamos produtivos no dia seguinte que podemos dizer sem medo de exageros que não existe alta produtividade sem sono de qualidade. 

A relação entre sono e produtividade

Pessoas que dormem menos de cinco horas por noite têm uma queda de produtividade de 29% se comparadas a quem passa de sete a oito horas na cama. Para quem dorme de cinco a seis horas, a queda também é expressiva: 19% menos capacidade produtiva.

Só esse dado já poderia encerrar esse post, mas aqui vão mais algumas provas de que quem quer ter a produtividade em alta precisa mesmo é prestar atenção na qualidade do sono.

Dormir mal diminui a capacidade cognitiva

produtividade

A capacidade cognitiva é a habilidade de uma pessoa de entender, interpretar e responder aos estímulos do ambiente ao seu redor, tomando boas decisões sobre o que fazer em seguida.

O sono de baixa qualidade deixa uma pessoa mais lenta, menos alerta, menos preparada para situações de estresse e incapaz de decidir racionalmente sobre qualquer assunto. Isso é, definitivamente, a antítese da produtividade.

A memória acontece de verdade durante o sono

Anda se esquecendo com facilidade das coisas? Pode ser falta de vitamina B12, mas também pode ser sinal que você tem como hábito dormir pouco.

Aliás, você sabe quantas horas uma pessoa deve dormir? No caso de um adulto, são de sete a nove horas por noite.

Mas voltando à memória, é durante o sono que o cérebro passa por uma espécie de “faxina geral”, abrindo espaço para novos aprendizados no dia seguinte. É também quando dormimos que fixamos a memória, ou seja, quando algo deixa de ser “decoreba” a passa a ser realmente uma lembrança.

As informações de um dia ficam armazenadas no hipocampo. Enquanto você dorme, elas são “transferidas” e ali ficarão por muito tempo. Possivelmente para sempre. 

Criatividade e melhor capacidade de tomar decisões

Pessoas que trabalham com a criatividade frequentemente relatam ter acordado durante a noite com uma ideia genial. Faz sentido, afinal a criatividade do cérebro é estimulada durante o sono.

É por isso que aquela velha máxima de “vai dormir que amanhã você decide” é bastante real. Então às vezes deixar para amanhã o que você não consegue fazer hoje pode ser uma excelente ideia.

O sono melhora o humor

Talvez você não tenha reparado, mas a sua produtividade também depende do seu humor em um determinado dia. O humor, por sua vez, é amigo íntimo do sono.

Dormir poucas horas deixa uma pessoa irritável, brava e suscetível ao estresse. Tudo isso faz com ela reaja de maneira desproporcional a situações difíceis, podendo “explodir” a qualquer momento. Isso, definitivamente, não é produtividade.

Então já sabe: quer ser produtivo? Vai dormir.

E acompanhe o Blog do Persono e as nossas redes sociais para aprender ainda mais sobre o seu sono e os benefícios de dormir bem para a sua vida. Boa noite!

TAGS
Dreisse Paulo
Uma mineira apaixonada por São Paulo que acredita que as palavras podem (e vão!) mudar o mundo. Se formou em jornalismo para deixar sua contribuição e, de lá para cá, não parou um dia sequer.