yoga facial

Yoga facial: aprenda o passo a passo para rejuvenescer a sua pele

Bem-Estar

A yoga é um método milenar que traz muitos benefícios físicos e mentais. Além da redução de estresse, a prática regular é capaz de aliviar também a ansiedade e melhorar a concentração. Mas não é só o seu corpo e a sua mente que vão se beneficiar desse tipo de exercício. Com o boom do skincare nos últimos anos, a yoga facial ganhou destaque entre os praticantes de uma rotina pessoal de cuidados.

Quando a prática é aplicada na face, ela pode firmar e diminuir linhas finas e rugas, bem como fortalecer os músculos e definir o contorno do rosto. O objetivo principal da yoga facial é atingir as camadas mais profundas do rosto e exercitar os grupos musculares capazes de manter a saúde da pele sempre viçosa e jovem.

A lógica de incluir esse exercício na rotina é a mesma quando falamos de fortalecer as outras partes do corpo: os músculos perdem o seu bom desempenho ao longo dos anos. Por isso, é necessário movimentá-los estimulando a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos.

Mas o que é a yoga facial?

yoga facial

A yoga facial é uma série de atividades para o rosto e pescoço. Esses exercícios combinam manobras faciais, expressões e automassagens. Ela é diferente da ginástica facial, porque abrange músculos e também a pele.

Para conquistar resultados, é desejável que esse exercício seja feito diariamente por, no mínimo, 10 minutos. Esse tempo é o ideal para aliviar os pontos de tensão e trabalhar o fortalecimento dos grupos musculares corretos ajudando a evitar a flacidez.

Qual a quantidade de exercícios?

yoga facial

O método inclui uma enorme variedade de exercícios que atingem todos os tipos de pele. Esse número se deve ao fato de que cada região do rosto e músculo precisa de uma quantidade específica de repetições e atividades.

É importante ter mais de uma opção no repertório da rotina porque variar as séries faz com que a musculatura da face sempre responda positivamente aos diferentes estímulos.

Mas lembre-se: a constância é mais importante que a intensidade. O exagero de exercícios ou tempo em um único dia pode levar ao estresse muscular e causar um efeito negativo.

Como fazer?

yoga facial

Na hora de começar a sua rotina de yoga facial, inicie pelo alongamento. De frente para o espelho, abra bem os olhos e estique a língua. Nessa posição, vire a cabeça para a esquerda e depois para a direita. Aproveite também para massagear as orelhas.

Posteriormente, forme um V com os dedos médio e indicador. Apoie cada um dos dedos nas extremidades da sobrancelha e, fazendo uma delicada pressão, puxe a pele no sentido externo do rosto. Repita esse processo seis vezes.

Você pode refazer esse mesmo procedimento na região das bochechas, queixo, boca e abaixo dos olhos.

Método alternativo

Outra dica é olhar para frente e relaxar a testa. Com a boca aberta, faça a forma de um “O” pressionando o lábio superior contra os dentes. Tente olhar para o teto e aperte os olhos por 10 segundos. Relaxe por alguns instantes e repita.

Por fim, belisque suavemente as suas bochechas e toda área do rosto com o polegar e o indicador. Formando uma pinça com os dedos, finalize segurando e puxando os lábios para frente algumas vezes.

Cuidados extras com o pescoço

yoga facial

Na hora de praticar a yoga facial no pescoço, olhe para frente e posicione as pontas dos dedos na parte inferior do pescoço. Incline a cabeça para trás e puxe a pele para baixo com suavidade. Volte a cabeça para a posição inicial e repita a prática mais duas vezes.

Após, projete o lábio inferior para fora até que os cantos da boca desçam. Posicione a ponta dos dedos na clavícula e com o queixo apontado para cima, respire profundamente quatro vezes.

Você pode aproveitar para ter esse momento de autocuidado após o banho, antes de dormir, durante a rotina de limpeza da pele ou enquanto espalha o seu cosmético favorito no rosto.

Na hora de se programar para incluir essa atividade no dia a dia, fale com um especialista ao menos uma vez. Apesar dos exercícios básicos serem positivos para todo mundo, somente um profissional da área poderá indicar exercícios corretos para os diferentes tipos de pele e de necessidades.

camila