4 dicas para criar jardins verticais em casa

4 dicas para criar jardins verticais em casa

Decoração

Com a falta de espaço, tanto nas cidades quanto dentro de casa, os jardins verticais se tornaram solução para completar os locais com áreas verdes. Apostando em todos os seus benefícios, leve um pouquinho da natureza para os cômodos, garantindo delicadeza e encanto.

As plantas são essenciais para a purificação do ar, assim como para deixar o ambiente aconchegante. Pensando nisso, confira as principais dicas para criar e cuidar do seu jardim vertical dentro de casa. Complete o seu lar de charme e sofisticação!

1 – Entenda o que são os jardins verticais

Como o próprio nome sugere, o conceito se baseia em um jardim criado verticalmente, sendo apoiado em paredes e deixando a área do chão livre para circulação. Dessa forma, é possível apostar no uso de painéis, vasos sobrepostos ou até com ajuda de uma estante.

Jardins verticais para sala

No meio urbano, estes jardins estão sendo usados nas laterais de prédios, assim como colocados em muros no meio de grandes avenidas. Estas opções ajudam tanto na estética das cidades, dando um toque de verde para áreas concretadas, quanto na purificação do ar poluído destes locais, mas sem perder espaço horizontal.

2 – Plantas para jardim vertical

O primeiro ponto para escolher as plantas para seu jardim vertical é levar em consideração as condições do local no qual ele será colocado. Em caso de área externa com bastante incidência de sol, algumas das espécies mais indicadas são Jiboia, Barba-de-serpente, Hera-inglesa e Lambari-roxo. Elas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, formando desenhos e criando diferentes texturas.

Para a área interna da casa, que recebe menos luz solar, selecione espécies que não demandam tanta luminosidade. Algumas opções são Samambaia, Antúrio, Véu-de-noiva, Ripsális, Flor-de-maio e Chifre-de-veado. Para criar um visual mais colorido, é possível combinar flores e folhagens.

Jardins verticais em cimento

Outra alternativa para o seu jardim vertical, principalmente se na cozinha, é cultivar uma hortinha. Para isso, escolha os temperos mais usados nas suas receitas, como manjericão, orégano, alecrim, hortelã e pimenta.

[spl_news]

3 – Como montar um jardim vertical

São muitas as alternativas para dispor as plantas na parede. Uma delas é através de painéis conhecidos como “muros vivos”, próprios para a função. Estes já contam com os locais para colocar as espécies escolhidas, assim como um sistema de irrigação interno.

Jardins verticais para área externa

Para uma opção mais simples, é possível utilizar vasos, cachepots e floreiras penduradas na parede. Dessa maneira, atente-se apenas ao material escolhido, que deve ser impermeável. Outro ponto de atenção, é a saída de água dos vasos. Alguns modelos, já contam com coletor, para evitar que a pintura ou revestimento seja danificado após a rega.

4 – Modelos de jardim na parede

Como citado, é possível apostar em painéis, vasos ou floreiras para montar os jardins verticais. Pensando nisso, o que muda é a sua disposição no ambiente. Vasinhos presos em treliças de madeira, por exemplo, criam uma delimitação para a composição e visual harmonioso.

Jardins verticais com suculentas

Outras alternativas bastante usadas são as estantes e prateleiras. Assim, seguindo o conceito de verticalizar, disponha as suas plantas favoritas nos nichos do móvel, podendo deixar espaços vazios ou com objetos decorativos.

Seja qual for a opção, invista na com melhor funcionalidade dos jardins verticais para o seu dia a dia, sem deixar a sofisticação de lado!

camila