4 passos para criar uma decoração com quadros

4 passos para criar uma decoração com quadros

14 de agosto de 2018

Decoração

Muitas vezes apenas os móveis e acessórios decorativos não são o bastante para deixar transparecer a sua personalidade no décor de um cômodo. Com isso, uma ótima alternativa para levar interesse ao espaço é investir em uma decoração com quadros.

A disposição de quadros pode ser feita de diferentes formas: criativa e ousada ou delicada e discreta. Para descobrir como apostar nessa tendência, não deixe de conferir as dicas principais e acerte na decoração!

1 – A escolha dos quadros

Seja um quadro feito por você, comprado, ganho ou até mesmo fotos de momentos especiais. Cada peça pode ser escolhida e combinada para criar uma decoração com quadros com a sua personalidade e que dê destaque ao cômodo. Para isso, é importante selecionar opções que conversem com o seu estilo. Assim como a estética decorativa já existente no espaço.

Decoração com quadros na parede

A seleção dos quadros que farão parte do décor é o passo mais importante para deixar o seu espaço repleto de harmonia e encanto. Para isso, você pode começar por um item único que te chame atenção e combine com o espaço em que será colocado. Assim, se você optar por uma galeria de quadros ou por dispor outras opções no cômodo, escolha gravuras que se comuniquem em cor e estilo com o já escolhido.

2 – Qual a altura certa para colocar as peças

Agora que seus quadros já foram escolhidos, é bom ter uma ideia de onde eles serão colocados. Assim, definindo a melhor altura para serem presos. Geralmente, a distância trabalhada para o posicionamento dos quadros é de 1,60m, tendo o chão como referência.

No entanto, essa varia de acordo com os móveis que estão abaixo da peça, como é o caso de sofás e aparadores. Se esse for o caso, meça a altura da parede entre o topo do móvel e o teto. Assim, prenda o quadro na média dessa medida. Outra opção de medida, é posicionar o quadro 25cm acima, em relação ao mobiliário.

Decoração com quadros na sala

Com a altura definida, leve em consideração a inclinação da superfície que será usada como referência para o posicionamento. No caso de uma escada e mais de uma peça, por exemplo, siga a sua inclinação, mantendo a distância para o chão.

Além da parede com quadros, uma alternativa é colocá-los reclinados entre o chão e a parede, no caso de tamanhos grandes. Para os pequenos, é possível encostá-los sobre estantes e prateleiras. Isso traz um resultado mais descontraído e moderno, também evitando os furos na paredes.

[spl_news]

3 – Combinação de molduras

Muitas pessoas pensam que, quando cria-se uma decoração com quadros, é necessário que todos tenham o mesmo estilo de moldura. Essa realmente é uma opção, mas não é uma regra. Você pode combinar gravuras emolduradas, com outras sem moldura, assim como em estilos, cores e tamanhos diferentes. Assim, atente-se apenas para a harmonia geral da galeria.

Se ainda em dúvida, comece selecionando quadros com a mesma moldura e coloque apenas algumas opções enquadradas em outro estilo, dando destaque para estas peças. Você também pode escolher duas ou três variações e mesclá-las na sua composição de quadros.

Decoração com quadros no quarto

4 – Como montar uma gallery wall

Com todos os passos anteriores definidos, agora é hora de planejar a sua gallery wall, ou galeria de quadros. Para isso, comece brincando com as peças escolhidas no chão, simulando a posição em que elas ficarão na parede. Comece com uma gravura de mais peso e que terá destaque, e trabalhe as demais peças envolva dela, por exemplo.

Quando estiver satisfeito com a composição, é indicado recortar papéis nas formas e tamanhos das gravuras que serão usadas, como forma de marcação. Cole-as na parede e, então faça os furos necessários para prender os quadros. Pronto! Agora é só aproveitar todo o charme e personalidade da sua decoração com quadros!

camila