Dicas para decoração de sala de jantar

5 dicas de decoração de sala de jantar

Decoração

Reunir pessoas queridas em volta da mesa e compartilhar uma gostosa refeição é um ritual existente em todos os cantos do mundo. E, como não poderia deixar de ser, é preciso pensar nos detalhes a fim de atingir a verdadeira perfeição durante esses momentos. E tudo começa com a decoração de sala de jantar apropriada para sua casa.

Ideal para receber os convidados, mas perfeita para os momentos em família, a decoração de sala de jantar precisa combinar uma série de fatores. E, se você pretende tornar esse ambiente aconchegante e repleto de sofisticação, se mostra imprescindível pensar em alguns detalhes. Por isso, separamos dicas essenciais com o intuito de te ajudar a acertar nesse décor. Confira:

1 – Pense na praticidade em cada escolha

Seja sua sala de jantar pequena ou bastante espaçosa, é preciso tornar esse espaço funcional. Muitas vezes, na hora da decoração, algumas pessoas escolhem peças sem ao menos pensar no espaço disponível para circulação no local. Por exemplo, nunca se esqueça de que a mesa desse lugar não pode ser uma espécie de obstáculo que dificulte a mobilidade. Seus convidados devem transitar com facilidade a fim de aproveitar melhor cada momento nesse ambiente.

2 – Escolha a paleta de cores com sabedoria

As cores utilizadas na sala de jantar precisam combinar com as do restante da casa ou podem se diferenciar? A resposta para essa pergunta depende inteiramente da maneira como você pretende compor esse cenário. Como esse ambiente fica próximo da sala de estar, pode ser uma boa ideia repetir a mesma paleta de cores utilizada nesse espaço. Entretanto, se seu desejo é imprimir muita personalidade no recinto, é possível variar na escolha das nuances!

Tons pastel resultam em uma aparência mais espaçosa nesse tipo de cômodo, enquanto cores fortes, como o vermelho e marrom, oferecem uma atmosfera acolhedora. Por isso, surgem como boas opções para a decoração de sala de jantar.

[spl_news]

3 – Combine o décor com móveis e acessórios

Como decorar a sala de jantar é uma atividade que deve ser realizada por etapas, é preciso planejar o passo após a definição das cores. Sendo assim, procure por acessórios que vão tornar esse espaço mais elegante. Nesse cenário, lâmpadas, almofadas e poltronas se apresentam como opções bastante charmosas. Ao buscar por esses itens, imagine como os mesmos se encaixam dentro da composição da sala de jantar decorada. Assim, as chances de acertar são maiores.

Decorando a sala de jantar, é possível perceber que a mesa, protagonista do espaço, pode definir o restante do décor. Seja de metal, com detalhes em madeira ou de vidro, essa peça te ajuda a definir o modelo das cadeiras utilizadas na sala de jantar. Elas não precisam necessariamente ser da mesma cor ou material, entretanto devem combinar de forma harmônica para resultar em um ambiente atraente.

Outro charme ao recinto é o aparador. Além de funcionar para guardar os objetos utilizados durante as refeições, como a louça e os têxteis (que vamos falar a seguir), a peça torna a sala de jantar decorada mais elegante e interessante.

4 – Reconheça a importância dos têxteis

Na hora de montar seu enxoval, você provavelmente destinou bastante atenção para os têxteis. De fato, esses produtos, além de serem práticos, funcionam como artigos decorativos muito interessantes. Começando pela toalha de mesa de jantar, que aparece como a estrela desse espaço. Essa versátil peça dita a decoração de sala de jantar, tornando-o mais clássica ou contemporânea.

Para completar a harmonia visual, aposte em outros itens como guardanapos de tecido e um jogo americano. Dessa forma, toda refeição fica repleta de sofisticação.

5 – Conheça alguns estilos para a decoração de sala de jantar

Assim como em qualquer outro ambiente, é possível se inspirar em um estilo específico na sala de jantar decorada. Confira algumas opções para investir no décor:

  • Minimalista: “menos é mais”. Visando a praticidade, esse tipo de decoração foge da poluição visual e busca o “clean”. Para acertar com esse estilo, aposte em cores monocromáticas nas paredes, mesa simples, cadeiras do mesmo modelo e uma toalha clássica na cor branca;
  • Escandinava: simplicidade e aconchego. A fim de atingir a perfeição nesse tipo de decoração, priorize móveis em madeira, cores arejadas e muita iluminação. Uma boa ideia nessa sala de jantar é fazer uso de um jogo americano em uma nuance suave. Assim, a beleza nesse ambiente é garantida;
  • Contemporânea: estilo e modernidade. Nessa decoração de sala de jantar, abuse dos tons metálicos nos móveis e acessórios. Cores vibrantes nos têxteis, como os guardanapos, também condizem com esse estilo. Para completar, invista em uma peça decorativa para a mesa. Seus convidados vão se apaixonar;
  • Rústica: elegância e tradição. Para seguir esse estilo, use cores quentes nas paredes e uma mesa de jantar de madeira. Complete o clima de casa de campo no décor com tapetes, um candelabro e acessórios que remetem o campestre. A vida na fazenda nunca foi tão sofisticada.

Gostou das nossas ideias de decoração para sala de jantar? Agora, é só colocar sua personalidade nesse ambiente e torná-lo referência!

camila