Segredos na combinação de cores para sala

5 segredos na combinação de cores para sala

13 de agosto de 2018

Decoração

Se você acha que não entende muito de decoração, pensar em como combinar cores para sala sem ajuda pode parecer um desafio impossível. Entretanto, não é preciso se preocupar. Afinal, você provavelmente já está acostumada a compor seus próprios looks, não é mesmo? E, nesse sentido, as regras de harmonização visual no mundo da moda são muito parecidas com às do décor.

Mas, para garantir que esse espaço tão importante fica sofisticado e muito charmoso, é importante conhecer algumas regras sobre a combinação de cores e, assim, impressionar. Por isso, separamos 5 segredos que qualquer decorador amador precisa saber antes de começar a transformar sua sala. Confira:

1 – Adote o círculo cromático…

Para garantir a mais bela combinação de cores, é preciso recorrer a um recurso tradicional, mas muito importante: o círculo cromático. Esse mecanismo representa todas as cores notadas por nossos olhos, sendo dividido entre tons quentes e frios.

O círculo conta com as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e suas variações e desdobramentos de nuances, conhecidos como tons secundários e terciários. Já os neutros preto, branco e cinza servem de base para todas as combinações possíveis dentro desse mecanismo.

2 – …e planeje a melhor combinação

Com o círculo monocromático, você consegue aplicar as principais técnicas de combinação de cores. Tendo isso em mente, é possível considerar os diferentes tipos de harmonização resultantes de diferentes tons e possíveis combinações que cada nuance estabelece entre si. Veja abaixo algumas possibilidades para se inspirar:

  • Combinação monocromática: aqui, você se foca em apenas uma cor trabalhada em diferentes nuances. Por isso, aposte nas variações de tonalidade dentro de cada coloração, variando da mais clara à escura;
  • Combinação de cores análogas: essa técnica consiste no uso de cores que aparecem em sequência no círculo cromático. Sendo assim, o contraste é inexistente. Um exemplo é a utilização de vermelho, laranja e roxo na sala;
  • Combinação de tonalidades complementares: se você quer criar um interessante contraste nas cores para sala, escolha essa opção. O resultado do décor será de nuances que se complementam entre si, apesar de nenhuma ligação entre suas colorações. Para exemplificar, aposte em combinações de amarelo e roxo ou vermelho e verde.

3 – Considere o tamanho da sua sala

Prezar pela harmonização na combinação de cores para sala é muito importante, Mas, existem outros detalhes que merecem sua atenção. Um deles é o tamanho do espaço disponível para a decoração. Tons vibrantes, como o vermelho e o amarelo, principalmente nas paredes, não são muito indicados em ambientes pequenos.

Além disso, não se esqueça de observar sua sala antes de tomar qualquer decisão. Considere os tons utilizados nos móveis e dos objetos de decoração. Assim, você garante a harmonia no décor!

4 – Confira a sua iluminação

Acredite: as cores para sala se transformam com base na iluminação utilizada no espaço. Lâmpadas brancas, por exemplo, tornam qualquer nuance mais clara, enquanto as amarelas tornam as colorações mais quentes e intensas. Enquanto isso, as coloridas transformam radicalmente o aspecto da matiz escolhida.

Sendo assim, é preferível considerar esse aspecto durante o melhor da escolha da combinação de cores. Dessa forma, você se certifica de harmonia e estilo na composição do seu décor!

[spl_news]

5 – Pense no efeito das cores para sala

A psicologia confirma. As cores influenciam nossas sensações de maneiras diferentes. É comprovado que nosso cérebro identifica as nuances, transformando-as em emoções. Por isso, é tão importante ficar atenta na hora da escolha de qualquer matiz. Veja abaixo algumas delas:

Sala azul

Suavidade, limpeza e serenidade. Apesar de ser muito indicada no quarto, também fica linda na sala. A tonalidade, principalmente em suas variações mais leves, funciona bem quando aplicada em espaços amplos. Os tons escuros são bem aplicados em detalhes e objetos decorativos, tornando o ambiente sofisticado.

Decoração branca na sala

Provavelmente a tonalidade mais presente entre as cores para sala, o branco é a melhor representação de uma nuance neutra. Cria a impressão de espaços mais amplos e, quando utilizado como coloração predominante, é verdadeiro sinônimo de elegância. Como falamos anteriormente, pode ser utilizado em combinações com todos os tons do círculo cromático.

Tons terrosos

Se você mora em uma região fria, é uma ótima ideia apostar em cores terrosas em seu décor. A mais característica, o marrom, é uma perfeita conexão com a rusticidade. Todas as suas variações transmitem aconchego, conforto e acolhimento, sendo uma ótima ideia para a sala. Na hora da combinação, é possível brincar com outras nuances como mostarda e verde musgo a fim de criar uma interessante composição.

O calor do amarelo

Felicidade e otimismo. É uma das cores para sala mais indicadas para esquentar áreas frias e iluminar o ambiente. De acordo com o feng shui, essa coloração desperta vivacidade, além de estar diretamente relacionada com o ouro. Como é uma tonalidade extremamente vívida, normalmente é utilizada como nuance complementar.

camila