Dicas para decorar um quarto de menino e menina

6 dicas para decorar um quarto de menino e menina

16 de outubro de 2018

Decoração

Decorar um quarto infantil de modo funcional e sofisticado é a missão de muitas famílias. Entretanto, quando os filhos são de gêneros opostos, muitos pais ficam sem saber exatamente como fazer a decoração de um quarto de menino e menina e trazer o estilo e a personalidade de cada um no mesmo cômodo.

A princípio, pode até parecer uma tarefa difícil. Mas, com algumas dicas e orientações, é possível montar um ambiente clean, divertido, harmonioso e, principalmente, que seja capaz de agradar e atender aos desejos de cada um. Confira algumas inspirações para a decoração do quarto de menino e menina:

1 – Manter as cores suaves

(Reprodução/Pinterest)

Para criar um quarto sem gênero definido, uma das primeiras ideias é apostar em uma paleta de cores suave, a fim de agradar os pequenos. Nestas imagens, por exemplo, as camas são do mesmo modelo. Porém, é possível diferenciá-las de duas maneiras. A primeira, é investir em móveis em tons distintos. A outra, também muito eficaz, é distingui-las por meio do jogo de lençol.

Lembre-se da importância dos detalhes que fazem a diferença e trazem a importância de cada irmão. Nesse sentido, objetos, almofadas e quadros ganham verdadeiro protagonismo. Não se esqueça de que cada criança deve escolher o acessório que mais a agradar. Dessa forma, é possível garantir que o espaço tenha a sua identidade.

2 – Escolher temas em comum

Geralmente, crianças adoram assistir desenhos animados e filmes infantis e, às vezes, o irmão e a irmã podem ter gostos em comum. Dessa forma, é possível montar o quarto de menino e menina com referências a determinados personagens e manter o ambiente animado, agradável e recreativo.

Outra opção plausível é manter uma única decoração de quarto infantil. Não se esqueça da importância dos acessórios decorativos, que criam uma composição harmônica no espaço. No exemplo acima, a disposição dos brinquedos favoritos combina perfeitamente com outros elementos do décor, resultando em um visual apaixonante.

3 – Usar um armário para separar

Quando os filhos querem ter mais privacidade, posicionar um armário entre as duas camas possibilita que cada um tenha o seu lado de forma mais personalizada. Isso garante mais liberdade ao décor, tornando as opções de cores e objetos escolhidos mais flexíveis.

Esse modo de decoração de quarto traz de forma mais marcante a personalidade de cada um. Dessa maneira, os lados não terão, necessariamente, o mesmo estilo. Entretanto, é importante que haja harmonia para que o espaço não fique com a aparência de dois ambientes em um só.

[spl_news]

4 – Optar por beliches no quarto de menino e menina

(Reprodução/Pinterest)

Para quem deseja um cômodo mais amplo, a sugestão é escolher o beliche em vez de duas camas. Ainda assim, é possível decorar o ambiente de acordo com o desejo de ambos. É possível selecionar um tema em comum que agrade os pequenos para que o espaço fique mais harmônico.

As almofadas e os bichos de pelúcia podem ser característicos de cada um ou idênticos. O importante é que o quarto de menino e menina seja a cara dos seus pequenos!

5 – Investir em móveis de madeira

Optar por peças confeccionadas em madeira traz a possibilidade de criar tanto um quarto de menina quanto um quarto de menino. Esse estilo é ideal para famílias que preferem decorações mais simples, mas sem deixar a elegância de lado.

Para um ambiente jovem e repleto de personalidade, invista em um papel de parede divertido e a disposição correta dos acessórios decorativos. No exemplo, a mesa e a cadeira combinam funcionalidade com elegância.

6 – Criar um espaço para brincadeiras

Crianças adoram brincar – e, para isso, nada melhor que um espaço recreativo dentro do próprio quarto. Uma forma interessante de estimular as brincadeiras entre irmãos é montar uma tenda. O acessório traz um plus à decoração, além de deixar o local mais descontraído e estimular atividades educativas, como a leitura de livros infantis.

Por ser unissex, tanto a menina quanto o menino vão poder registrar diversos momentos divertidos e inesquecíveis na cabana. Para complementar o ambiente, uma boa aposta é utilizar um tapete para decorar o piso. Em relação às estampas, vale deixar a criatividade à solta.

Agora que você já sabe como organizar e decorar um quarto de menino e menina, converse com seus filhos e veja quais as opções que mais os agradam. Em seguida, basta colocá-las em prática!

camila