6 ensinamentos de Marie Kondo para manter a casa organizada

6 ensinamentos de Marie Kondo para manter a casa organizada

3 de janeiro de 2019

Decoração
(Reprodução – Pinterest)

Uma casa organizada é o sonho de muitos. Porém, mesmo que você faça faxinas regularmente, é difícil mantê-la sempre bem ordenada. Para resolver esse problema, Marie Kondo, a guru japonesa da arrumação, criou um método infalível que tem ganhado adeptos por todo o mundo.

Kondo é a autora do livro ‘’A Mágica da Arrumação’’, best seller que virou febre ao ensinar que a organização é um estilo de vida que deve ser adotado para melhorar a energia de uma casa. Veja alguns de seus ensinamentos mais preciosos e comece agora a transformar a sua vida.

1 – Comece agradecendo sua casa pela proteção

Casa organizada - comece a agradecer

O método KonMari é todo baseado no amor pela casa. Por isso, a expert começa cada faxina tirando um instante para agradecer o imóvel por toda sua proteção e por servir como um ninho para o desenvolvimento da sua família.

Esse é um passo importante para começar a organizar a casa. Assim, você consegue entender que o lar é um santuário que deve ser mantido sempre arrumado. Dessa forma, todos começam a refletir bem antes de começar a acumular coisas desnecessárias.

2 – Tenha noção de tudo que você possui

Casa organizada - tenha noção do que você tem (Reprodução – Pinterest)

Abra seus armários e tire tudo de dentro, formando uma pilha. Isso vale para roupas, utensílios de cozinha, sapatos, bolsas, roupa de cama, entre outros. Segundo a especialista, essa é uma excelente forma de confrontar suas peças, bem como ter noção da quantidade de coisas que você tem. Provavelmente, neste passo, você vai descobrir que possui muito mais do que precisa.

3 – Só guarde o que te faz feliz

Casa organizada - só guarde o que te faz feliz (Reprodução – Pinterest)

Não é comum pensar na felicidade que cada objeto traz. Marie explica sempre sobre o valor que devemos aplicar a cada artigo para assim descobrir qual é o sentimento correto em relação a ele.

Após criar sua pilha de itens, pegue cada peça na mão e pense se ela te fornece alegria. Se sim, guarde. Caso a resposta seja negativa, agradeça o objeto por seu serviço prestado e doe para que ele possa fazer outra pessoa feliz.

4 – Facilite a visualização dos seus itens para uma casa organizada

Casa organizada - facilite a visualização (Reprodução – Pinterest)

Depois de arrumar, muitos têm dúvidas de como manter a casa organizada. Uma das formas mais eficazes é deixar tudo que é usado com frequência à vista. Só assim você facilita seu dia a dia, além de evitar que a bagunça se instaure novamente.

Para a organização de guarda-roupas, por exemplo, Marie ensina que as peças devem ser dobradas da seguinte maneira:

Casa organizada com marie kondo

Para pequenos objetos, abuse de caixas organizadoras de tamanhos variados. Elas podem ajudar a organizar gavetas, prateleiras e até caixas maiores.

5 – Deixe objetos com valor sentimental por último

Casa organizada - deixe objetos com valor sentimental (Reprodução – Pinterest)

Retratos, lembranças de infância, presentes, souvenirs e coleções devem ser deixados por último. Dessa forma, após passar por todo o processo, a percepção de felicidade será melhor.

Esses objetos costumam carregar um valor muito grande. Suas lembranças merecem um lugar de destaque ou pelo menos serem bem guardadas e preservadas para sempre. Assim, coloque o que te faz feliz à vista, como fotos em porta-retratos, álbuns na mesa de centro ou as heranças de família em uma prateleira bonita.

Se tiver algumas fotos parecidas, guarde somente a que te deixar mais feliz. O ideal, para que elas não percam a cor, é que sejam guardadas em álbuns e caixas, longe de umidade e luz do sol.

6 – Aproveite a faxina!

Casa organizada - aproveite a faxina

Colocar uma conotação negativa na faxina é algo que desmotiva a organização. Aproveite o período em família, coloque uma música que todos adoram e faça com que o dia seja divertido.

Marie Kondo explica que muitos dos casais com os quais ela trabalhou tiveram melhora no relacionamento, exatamente por realizar esse tipo de atividade em conjunto. É uma excelente forma de conhecer seu parceiro e reforçar que a organização é uma tarefa e obrigação de todos da casa.

Da próxima vez que você estiver com a casa organizada, lembre-se de usar o momento para refletir como isso te deixa feliz e relaxada. Isso dará ânimo para começar a limpeza da próxima vez.

Lembre-se: quanto mais espaço você abre na sua casa, mais espaço você ganha para dispor as coisas que realmente te fazem feliz.

Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.