7 passos para ter um estilo escandinavo em casa

7 passos para ter um estilo escandinavo em casa

7 de junho de 2018

Decoração

O estilo escandinavo saiu diretamente do norte da Europa e tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Sua base é simples, mas eficaz: uma decoração minimalista, com simplicidade, muita luz e extremo conforto.

A estética apareceu pela primeira vez no século XX, na Escandinávia. Por isso, as referências nórdicas marcam presença nos lares que adotam o estilo. Conheça mais sobre a tendência que tem conquistado o coração dos amantes de design e saiba como transformar a sua casa em sete passos.

1 – Branco que te quero

Branco que te quero

O conforto físico e visual é o principal pilar de uma boa decoração escandinava. Branco é uma cor que, além de trazer ares minimalistas e sensação de organização, ajuda na iluminação. Para dias curtos, como na Escandinávia, o tom traz um pouco mais de luz para a casa. Aqui no Brasil, a ideia é aproveitar a nuance para refletir o sol que temos em tanta abundância.

[spl_news]

2 – Uma pitada de cor

O restante da paleta é neutro. Cinza, bege, cru e creme mantêm a identidade visual e quebram a aparência de vale nevado. Quem não abre a mão de tons vibrantes pode incluí-los de forma pontual em pequenos móveis ou objetos decorativos.

3 – Escolha os móveis com cautela

Escolha os móveis com cautela

O estilo nórdico segue a máxima de que ‘’menos é mais’’. Ou seja, praticidade é a palavra-chave para quem quer apostar na estética. Para que isso seja possível, deixe de lado móveis que só têm utilidade decorativa e dê lugar para peças multifuncionais. Lembre-se: o conforto visual pode ser adquirido através de pouco mobiliário e artigos em linhas retas.

4 – Dê um ar natural no estilo escandinavo

Um toque de natureza é sempre bem-vindo no estilo escandinavo. Pense que você está caminhando em um bosque nórdico no inverno. Que tipos de referências você pode levar para a sua casa?

A principal delas é a madeira, presente em árvores e cabanas. É possível seguir duas linhas: apostar em peças claras, ou incluir um caráter rústico, com artigos em troncos crus ou até em galhos espalhados pela casa.

5 – Referências nórdicas

Seguindo a linha de chalé invernal, experimente deixar a casa mais aconchegante. Espalhe mantas e pelegos pelas poltronas e sofás, aposte em tapetes shaggy e em almofadas de pelos.

Outra boa referência para copiar são os troféus de cabeça de alce. De forma mais moderna e ecologicamente correta eles podem aparecer em diversos materiais, como papelão, MDF, plástico e até pelúcia.

6 – Toque tropical

Toque tropical

Apesar da decoração escandinava fazer muito sucesso no Brasil, é importante lembrar que estamos em um país tropical, que possui características climáticas próprias. Para dar um charme abrasileirado na composição, aposte em vasos com plantas de clima quente, como palmeiras, costelas-de-adão, figueira, samambaias, aves-do-paraíso e hibisco.

7 – Mais luz, por favor

A incidência de branco já ajuda a ter um espaço mais claro, mas a iluminação natural é um elemento importante no estilo escandinavo. Por isso, intensifique-a com o uso de grandes janelas, sacadas e varandas.

Para deixar o máximo de luz entrar, renuncie o uso de adornos nas janelas, como cortinas, franjas e saias. Assim você terá sempre um ambiente amplo e cheio de vida.

A decoração escandinava preza pelo conforto, simplicidade e elegância. Adote já a estética na sua casa e aproveite do estilo funcional e prático.

Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.