Como organizar quarto infantil

8 ideias de como organizar quarto infantil

Decoração

Crianças adoram brincar – e, às vezes, o ambiente que elas utilizam para realizar as brincadeiras e atividades pode virar uma verdadeira bagunça. Nesse sentido, saber como organizar quarto infantil é fundamental para evitar que essa cena seja frequente na vida de muitas famílias.

A boa notícia é que, com algumas dicas práticas e soluções simples, você irá conseguir deixar o cômodo sempre organizado e com objetos de fácil alcance. Entretanto, muito mais do que deixar esse espaço em ordem, é essencial ensinar como organizar o quarto infantil aos pequenos. Assim, as crianças aprendem a ter responsabilidade e conseguem ajudar na hora de guardar os itens em seus determinados lugares. Confira abaixo o que fazer:

1 – Defina espaços para cada atividade

Como organizar quarto infantil - Defina espaços (Reprodução – Pinterest)

Para começar, a primeira etapa para organizar quarto infantil é separar os lugares de cada elemento dentro do cômodo. Para isso, delimite no ambiente cada espaço de forma que tudo fique organizado. É necessário separar onde a criança vai brincar, fazer as tarefas da escola e dormir. Afinal, dessa forma, ela entenderá exatamente onde realizar cada uma das suas atividades e, assim, diminuir as chances de desordem.

2 – Aposte em caixas transparentes

Procurar e não encontrar determinado objeto já é uma situação complicada e estressante para muitos adultos. Agora, imagine para a criança? Bagunça na hora! Para evitar esse problema, separe os itens e organize-os em caixas transparentes, que facilitam muito a hora da procura.

Entretanto, se você pretende dar um toque mais alegre no quarto infantil, opte por caixas coloridas. Porém, nesse caso, não se esqueça de utilizar etiquetas a fim de identificar facilmente cada objeto. Isso, com certeza, vai estimular ainda mais a imaginação e a criatividade das crianças!

3  – Explore as cores

Como organizar quarto infantil - cores (Reprodução – Pinterest)

Cores ajudam na identificação visual, na decoração e podem contribuir para localizar os espaços corretamente. Uma ideia criativa e que ajudará a dar vida ao décor é investir também em caixotes de madeira, que podem ser pintados até mesmo pelo próprio dono do quarto. Nessas caixas, guarde brinquedos que são mais utilizados na rotina, livros da escola e até mesmo almofadas. Como são muito versáteis, não existe limite para as possibilidades de utilização dessas peças.

4 – Móveis laterais

Se o espaço do quarto permitir, vale usar um móvel de canto para economizar espaço e usar um local que, até então, era desperdiçado. É importante que a altura seja compatível com a da criança, para que ela possa ajudar na organização e, após retirar determinado objeto do lugar, saiba onde devolvê-lo, sem deixar que o quarto infantil fique bagunçado.

[spl_news]

5 – Invista em um local para os estudos

Como organizar quarto infantil - cantinho de estudo (Reprodução – Pinterest)

O quarto é um espaço de brincadeiras e imaginação. Porém, também deve ser utilizado para as atividades da escola. Por isso, uma forma de incentivar os filhos a estudarem e fazerem a lição de casa é criar um lugar de aprendizado inspirador e confortável. Uma dica interessante é separar potes ou caixas pequenas para cada um dos itens utilizados pelos pequenos durante as tarefas. Assim, você vê como organizar é fácil e cada objeto ficará em seu respectivo lugar.

6 – Como organizar quarto infantil com prateleiras

Como organizar quarto infantil - prateleiras (Reprodução – Pinterest)

Não é surpreendente pensar em como organizar quarto infantil com prateleiras. Afinal, elas ajudam na organização e podem ser úteis para organizar os brinquedos tanto de meninas quanto de meninos. Nos itens mais decorativos, é possível posicioná-las acima da cama ou também na altura das mãos das crianças. Há diversos modelos disponíveis e, para escolher, basta ver qual combina mais com a personalidade do morador. Os toys preferidos devem ficar bem localizados e de preferência à vista. Deixá-los expostos evita desarrumações que não são necessárias.

7 – Guardar brinquedos da forma correta ajuda a organizar quarto infantil

Como organizar quarto infantil - brinquedos (Reprodução: Pinterest)

Saber como organizar brinquedos não precisa ser uma tarefa difícil, complicada e cansativa. Para ajudar nesse processo, invista em baús espaçosos. Os que são confeccionados em madeira dão um toque atual e sofisticado ao ambiente. Outros materiais e estampas também são bem-vindos. A tampa ainda pode ser almofadada e virar um espaço que as crianças usem para brincar.

O baú deve ficar localizado em um local de fácil acesso no cômodo para que a criança consiga pegar os brinquedos que vai usar em determinado momento e, após utilizá-los, ter facilidade para devolvê-los ao lugar em que os retirou.

8 – Camas com gavetas são bem-vindas

Como organizar quarto infantil - cama com gaveta (Reprodução – Pinterest)

Em espaços menores, adotar camas com gavetas acaba sendo um ótimo investimento. Essa é uma forma de decorar o quarto – e também deixá-lo organizado mais facilmente, sem que os itens fiquem jogados pelo chão do cômodo.

Gostou das dicas sobre como organizar quarto infantil? Com elas, o cômodo das crianças ficará mais organizado e sem brinquedos espalhados por todo o ambiente. Aproveite e coloque nossas sugestões em prática ainda hoje!

camila