Como decorar um quarto feminino com estilo

8 passos para decorar um quarto feminino com estilo

Decoração

Cores, acessórios, móveis… Muitos são os fatores que influenciam o visual de qualquer ambiente. Quando falamos de espaços mais reservados, como o quarto feminino, a atenção sobre cada um desses aspectos deve ser redobrada. Afinal, esse é o lugar em que você vai repor suas energias e, para dormir bem e ter um sono dos deuses, é preciso pensar em unir conforto e praticidade.

Entretanto, é possível tornar qualquer ambiente aconchegante sem deixar o estilo que você merece de lado! Para te mostrar como fazer isso, separamos 8 dicas essenciais para tornar a decoração de quarto feminino sofisticada, envolvente e muito funcional. Confira:

1 – Comece pelo planejamento

Antes de sair para as compras, é importante definir seu orçamento, o tempo de obra e pesquisar referências, é claro! Além do apelo visual, é importante considerar a funcionalidade do seu cômodo durante a elaboração de qualquer projeto. Dessa forma, seguindo um planejamento assertivo, você garante os melhores momentos em seu quarto.

2 – Defina um estilo (e não o abandone)

Para projetar as expectativas da decoração de quarto para a realidade, é preciso definir o estilo que você pretende seguir. Lembre-se de que essa vertente influencia as cores e móveis do seu espaço! Sendo assim, essa linha decorativa precisa sempre ser escolhida em primeiro lugar. Veja abaixo algumas opções que ficam incríveis no quarto feminino:

  • Estilo escandinavo: simples, com muita luz e conforto. Para dar o tom certo, abuse de cores neutras, como bege, cinza e creme. Decore com plantas e móveis de madeira;
  • Decoração shabby chic: o estilo consiste na combinação de móveis com peças desgastadas e itens mais delicados, com estampas florais e em cristal. Siga um esquema de cores em tons pastel;
  • Décor minimalista: o objetivo dessa decoração é se desprender dos excessos. Dessa maneira, escolhas móveis com mais de uma funcionalidade, tons neutros e objetos em acabamentos retos.
  • Estilo boho: décor perfeito para quem contesta o modus operandi. Abrace o artesanal, com muito DIY, estampas fortes e peças de tapeçaria;
  • Decoração industrial: com um esquema de cores reconhecido pela sobriedade, aposte no preto e no cinza. Móveis e acessórios decorativos devem ser de madeira, alumínio e aço.

3 – Abuse da personalidade

Com o estilo definido, durante o preparo da decoração de quarto feminino, é importante pensar em suas preferências, necessidades e rotina. Por exemplo, se você aprecia colocar a leitura em dia nesse ambiente, por que não apostar na combinação poltrona ao lado da luminária? É possível ainda separar uma área para o trabalho, a prática de yoga ou até mesmo aumentar o local destinado ao closet. Dessa forma, sua casa ganha em praticidade!

[spl_news]

4 – Siga uma paleta de cores na decoração para quarto feminino

Aqui, a palavra ordem é equilíbrio. Sendo assim, evite ir aos extremos, como deixar tudo branco ou só fazer uso de tonalidades muito escuras. No entanto, não é preciso ter medo de explorar diferentes cores. Mas, não se esqueça da harmonia!

Uma ótima ideia é apostar em uma escala de variação de tons no ambiente, aproveitando pontos de contraste. Assim, acertar na escolha de cores para quarto feminino se torna uma certeza.

5 – Renove seus móveis

A boa decoração de quartos está muito relacionada aos móveis no espaço. Não importa se você está começando do zero ou vai apostar em um número limitado de peças para renovar o ambiente, é preciso prezar pela qualidade.

Na hora da escolha, o design dos móveis e materiais precisam ser analisados. Se atente principalmente para os acabamentos e adereços, facilmente visualizados e responsáveis pela combinação com o estilo decorativo proposto no quarto feminino. Nesse cenário, a cama, protagonista do espaço, ganha destaque. Veja no próximo passo como acertar na utilização dessa peça essencial.

6 – Opte pela melhor roupa de cama no quarto feminino

Floral, geométrico ou animal print? O aspecto visual, de fato, é muito importante na hora da escolha das peças para sua cama. Entretanto, não se esqueça que é preciso fazer uso de produtos em alta qualidade a fim de ter a melhor noite de sono.

Bons exemplos são o percal, desenvolvido a partir do algodão, que é fino e muito suave, o cetim, mais brilhante e liso, e a seda, um tecido nobre e natural. Não importa o seu favorito, essas são algumas opções que funcionam bem em qualquer quarto feminino!

7 – Complete a decoração com acessórios

Artigos decorativos são os detalhes que complementam cada aspecto do seu décor, combinando com a paleta de cores utilizada e o estilo seguido. Os enfeites para quarto feminino ainda funcionam como a representação da sua personalidade no ambiente, tornando-o mais autêntico.

Uma dica interessante é sempre brincar com diferentes formatos e tonalidades, sempre priorizando a harmonia visual. Os porta-retratos, por exemplo, além de exibir suas memórias favoritas, funcionam como acessórios imperdíveis. No espaço, bandejas, vasos, velas e garrafas também podem ser utilizados como lindos objetos de decoração para quarto, compondo um ambiente muito interessante.

8 – Não se esqueça de unir visual e praticidade

Para finalizar, sempre leve em conta essa regra. É importante ter um quarto referência em estilo, mas considere a praticidade do seu projeto. O lugar precisa ser funcional e não apenas harmônico visualmente.

Sendo assim, não se esqueça de dedicar um espaço propício para armazenar seus itens, pense na ventilação e iluminação do espaço e sempre tenha uma ampla área de circulação em mente. Dessa forma. é possível garantir o melhor descanso, conforto e a sofisticação que você merece.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário nos contando sua experiência na decoração de quarto feminino.

camila