9 dicas de decoração para um quarto minimalista

9 dicas de decoração para um quarto minimalista

Decoração

Especialistas em decoração clean costumam dizer que “menos é mais”. Essa frase combina perfeitamente com o planejamento e construção de um quarto minimalista. Nesse tipo de décor, o importante é criar um ambiente leve e sem excesso de móveis e objetos decorativos.

O minimalismo foca no essencial e preza pelo que é primordial e relevante. Ou seja, elementos que têm determinada funcionalidade dentro do cômodo. A organização também é fator fundamental ao decorar um quarto com tendência minimalista, que valoriza mais a qualidade do que quantidade. Dessa forma, se você deseja seguir e elaborar este estilo atemporal em seu cômodo, veja estas dicas que vão ajudar nas escolhas de todos os detalhes.

1- Invista na cor branca

Invista na cor branca para um quarto minimalista

Adotar uma paleta de tons neutros, como branco, bege e cinza, ajuda a deixar o cômodo mais leve, elegante e inspirador. As cores claras fazem parte da estética minimalista. Dessa forma, não tenha medo de usar o branco para compor todo o ambiente, inclusive a parede, que serve como base para receber os móveis e os itens decorativos e funcionais. Espaços abertos, arejados e amplos também são bem-vindos.

2- Foco na cama

Foco na cama no quarto minimalista

A cama deve ser um dos focos na criação desse décor, pois é nela que você irá relaxar após um longo dia de trabalho. Por isso, invista em roupas de cama em tecidos confortáveis, que ofereçam maciez ao toque. O importante é, acima de tudo, ser aconchegante.

As peças em preto e branco são conceituais e apresentam um ótimo resultado. Para quem gosta dessa combinação de cores, existe ainda a possibilidade de adotar artigos decorativos nos mesmos tons. Um belo quadro na parede também é um registro que pode estar atrelado ao seu estilo de vida e gostos pessoais.

3- Dê vida ao ambiente

De vida ao ambiente no quarto minimalista

Plantas e objetos que remetem à natureza ajudam a dar mais vida ao ambiente e produzem efeitos calmantes. Por isso, uma das ideias é apostar em algumas espécies, como a suculenta, por exemplo. Use vasos decorativos que combinem com os outros elementos do quarto – e até mesmo os que são transparentes e produzidos em vidro. Esses detalhes fazem a diferença e ajudam a dar um upgrade na decoração.

4- Móveis multifuncionais

Móveis multifuncionais no quarto minimalista

Uma das características mais marcantes da decoração minimalista é não exagerar na quantidade de móveis no cômodo – ou seja, use apenas o que for essencial. Sendo assim, a dica é acrescentar opções que sejam multifuncionais.

Um criado-mudo pode servir para, além de trazer elegância e sofisticação, posicionar, por exemplo, uma luminária e a planta decorativa. Para quem procura mais espaço, optar pelos modelos que oferecem gavetas é um bom caminho.

5- Adicione texturas

Adicione texturas ao quarto minimalista

Apesar da predominância do branco, ter um quarto minimalista não significa que não seja permitido adicionar algumas texturas e estampas ao visual. As almofadas, por exemplo, são elementos que trazem um ar de aconchego e sofisticação ao décor.

[spl_news]

As estampas minimalistas também podem aparecer em roupas de cama, como edredom, colcha, lençol e manta. O importante é que os acessórios ofereçam conforto e permitam ter uma noite de sono tranquila e agradável.

6- Aposte na iluminação

Aposte na iluminação do quarto minimalista

Luminárias em linhas retas são bem-vindas na decoração de quarto minimalista. Esses objetos proporcionam uma luz intimista no ambiente e são ideais para quem gosta de ler quando está na cama, em um momento mais reservado. Já para iluminar o local de forma natural, vale apostar em janelas amplas, que permitem a entrada de luz em todo o ambiente.

7- Na decoração do quarto minimalista, somente o essencial

O minimalismo preza por objetos funcionais e, por isso, na hora de decorar o quarto, a dica é dar prioridade para peças que não sejam apenas enfeites, mas que também sejam úteis. O espelho pode ser uma alternativa, seja localizado acima da cama, em formato menor e arredondado, ou de aparência retangular.

O excesso de itens no quarto prejudica o visual e deixa o ambiente carregado. Por isso, na decoração minimalista de quarto é importante estar atento ao conceito de organizar os itens e manter o que tiver utilidade. Nesse ponto, a organização é fundamental para evitar a poluição visual.

8- Peças e piso feitos em madeira

Peças e pisos em madeira no quarto minimalista

Na criação de um projeto e ambiente minimalista, a madeira está entre os materiais mais usados – inclusive nos pisos. Ter todos os móveis com o mesmo material faz com que haja uma unidade visual. Dessa forma, o espaço parece mais clean. O mesmo vale para outros materiais, como ferro, acrílico e fibras naturais.

9- Crie um armário-cápsula

Um guarda-roupas desorganizado pode ser um empecilho para quem quer um espaço clean. Por isso, o armário-cápsula com tendência minimalista traz apenas alguns looks essenciais, para usar por um determinado tempo.

Com as dicas apresentadas, montar um quarto minimalista vai se tornar uma tarefa mais fácil e prazerosa. Lembre-se: evite o excesso e crie um ambiente leve, agradável e confortável. O resultado final deve estar de acordo com o seu estilo.

Avatar
camila