25 de julho de 2018
Exótica e sofisticada, a decoração árabe tem inspiração nos imóveis da Arábia Saudita, assim como dos países mediterrâneos. Apostando em uma arquitetura marcante e riqueza de detalhes, o estilo preza pelo conforto e alegria para completar os lares.
Aposte no luxo e na atmosfera intimista da estética árabe para completar os cômodos da sua casa. Dessa maneira, confira os principais passos para conquistar esse décor e deixar os ambientes mais aconchegantes e repletos de elegância!
Baseado no luxo de grandes palácios, a decoração árabe começou a ganhar espaço no ocidente recentemente, principalmente com o fortalecimento do estilo boho. Assim, foi partindo do glamour extremo e sendo adaptado para outras realidades.
Nesse cenário, o ouro maciço usado até mesmo na arquitetura das casas árabes, foi substituído por acessórios dourados e acobreados. Da mesma forma, os grandes jardins e quintais são aproveitados através de vasos de plantas dentro dos apartamentos. Enquanto isso, a sofisticação da seda pode ser introduzida através de almofadas e roupas de cama.
[spl_news]
O décor árabe é bem caracterizado pela sua paleta de cores. Selecione uma cartela de tons quentes e bem saturadas. Dessa maneira, é comum adotar nuances como o vermelho, amarelo, laranja e rosa. Para criar uma combinação harmoniosa, selecione alguns detalhes em azul ou roxo, que são cores frias, mas intensas.
Para um resultado mais colorido ou discreto, basta dosar a quantidade de tons neutros utilizados no espaço. Branco, creme, preto e off-white podem aparecer como parte principal do décor, assim como em pequenos pontos, para criar harmonia entre todas as cores. Uma opção é utilizar esses nuances em grandes móveis e revestimentos, deixando os mais vibrantes para têxteis e objetos de decoração.
Além das cores, a estética é marcada pelo mobiliário. Fugindo das linhas simples, os móveis são conhecidos por seus detalhes entalhados em madeiras. Na decoração árabe para sala, é possível apostar em sofás, poltronas e mesas de apoio com pernas trabalhadas. Pufes baixinhos com estampas étnicas levam cor e encanto para o espaço, também servindo como mais uma opção de assento e apoio. Já para o quarto árabe, é comum a utilização de cama com dossel.
Buscando o máximo de conforto, a estética faz uso de muitos tecidos, conferindo aconchego no espaço. Dessa maneira, aposte em almofadas árabes, cortinas e futons para aquecer o ambiente. Tanto o veludo quanto a seda são materiais bem-vindos nesta decoração. Nesse caso, lembre-se de seguir a paleta de tons escolhida e brinque com estampas adamascadas e bordados nos produtos.
Sempre presentes no estilo árabe, as lanternas e velas são responsáveis por levar a atmosfera intimista que a estética transmite. Lustres em bronze e vidros coloridos também fazem parte da iluminação árabe, oferecendo mais pontos de luz indireta e toque especial ao espaço.
Prezando pela sofisticação e exuberância, os objetos decorativos são bem presentes nesse décor. Assim, aposte no uso de muitas plantas, incensos para aromatizar o ambiente, espelhos imponentes e esculturas que remetem à cultura árabe.
Agora que você já sabe os principais passos para acertar na decoração árabe, basta começar e conquistar um cantinho aconchegante e cheio de personalidade!
12 de junho de 2018
13 de novembro de 2018
28 de maio de 2018