cama com almofada floral

Almofadas decorativas: dicas de como usar e acertar na composição

Decoração

Engana-se quem pensa que para renovar a decoração é preciso muito. Na verdade, os detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é estilo, e um ótimo exemplo são as almofadas decorativas

As peças permitem diferentes combinações, levando mais beleza e muito aconchego para os ambientes. Ao contrário do que se imagina, a decoração com almofadas vai muito além do sofá. É possível usar almofadas na decoração do quarto, da área externa e até do home office! 

Apenas uma dupla ou trio de almofadas já faz uma diferença e tanto na composição dos espaços. O segredo está em fazer combinações elegantes e posicionar as peças em lugares estratégicos. Neste artigo você encontra uma série de dicas e ideias de como usar almofadas decorativas para transformar os espaços com muita sofisticação e aconchego. Confira! 

As vantagens das almofadas decorativas

Vantagens não faltam para investir nas almofadas na hora de decorar. As peças são práticas, estilosas, versáteis e muito confortáveis. Como existem vários modelos disponíveis no mercado, eles combinam com diferentes estilos. Seja minimalista ou mais extravagante, os itens completam o décor da melhor forma. 

Não podemos nos esquecer do conforto, uma das principais características desse item decorativo. As almofadas para sofá, por exemplo, deixam qualquer filme ou conversa com os amigos mais aconchegante. 

Na hora do descanso, a experiência também se transforma com algumas almofadas espalhadas pela cama, principalmente as almofadas grandes e com enchimento bem confortável. Outra vantagem é que esse é um acessório que muda rapidamente a atmosfera dos espaços.

As cores e estampas das almofadas levam mais alegria e elegância aos ambientes da casa. Além disso, basta trocar a capa das almofadas para transformar a decoração em poucos minutos. 

Os diferentes tipos de almofadasvárias almofadas em um banco e no chão

Você já deve ter percebido que existem diferentes tipos de almofadas na decoração. Há almofadas decorativas estampadas, lisas, com texturas e muitas outras opções, o que mostra quanto esse item é versátil.

Almofadas estampadas

As almofadas estampadas podem ser geométricas, florais, listradas, com arabescos ou outros tipos de desenhos. Elas combinam perfeitamente com ambientes mais neutros, já que levam mais cor para a decoração. Uma dica é combinar almofadas estampadas com almofadas lisas para criar uma composição elegante. 

Almofadas lisas

As almofadas lisas são um clássico e funcionam bem com diferentes tipos de decoração. Elas podem ter cores mais vibrantes ou neutras, tudo vai depender do seu gosto e intenção ao decorar. Vale criar uma paleta e combinar diferentes cores ou variar nos tons de uma mesma cor. 

Almofadas com texturas

As texturas também podem ser consideradas um elemento decorativo, pois adicionam um charme a mais aos espaços. Utilizar almofadas decorativas é uma ótima forma de explorar esse recurso. O segredo está na escolha do material. Existem peças em couro, veludo, crochê e outros materiais que deixam tudo mais interessante e aconchegante. 

Como combinar almofadas com cores e estampas?

almofadas coloridas no sofá

Antes de escolher as almofadas para sala, para o quarto ou qualquer outro espaço, é interessante entender como combinar cores e estampas. Isso vai permitir explorar mais possibilidades de decoração e deixar o ambiente com a sua cara. 

Como comentamos acima, escolher uma paleta de cores é um caminho para garantir a harmonia visual. Para isso, considere os tons que já aparecem na decoração do espaço onde você deseja usar as almofadas. 

Se você tem uma parede pintada de azul-escuro no quarto, por exemplo, pode buscar almofadas lisas de tons que combinam com essa cor ou almofadas estampadas com elementos em azul. Assim, fica mais fácil montar um ambiente elegante. 

Outro ponto interessante é misturar algumas estampas, principalmente se o cômodo for mais sóbrio e sem muitos elementos decorativos. Uma estampa de poá pode combinar com uma almofada listrada. Vale também misturar estampas com peças mais lisas, sempre considerando a paleta de cores definida inicialmente. 

Almofadas para sala 

almofadas no sofá

A sala é um dos principais ambientes da casa, já que é ali onde recebemos as visitas, confraternizamos com a família e relaxamos após um dia corrido. Por isso, faz toda a diferença utilizar almofadas decorativas nesse cômodo, já que os itens vão deixar esses momentos ainda mais aconchegantes. 

Geralmente, as almofadas são dispostas no sofá para deixá-lo ainda mais confortável. Na hora de escolher os itens, lembre-se de considerar o tamanho do encosto do sofá para não perder a harmonia da decoração. 

Você pode combinar peças de diferentes tamanhos e cores para uma composição mais estilosa. Se preferir, pode comprar enchimentos para almofadas e apenas trocar a capa. 

Almofadas decorativas para quarto 

cama com almofadas e travesseiros

Conforto é a palavra-chave quando pensamos na decoração do quarto. Portanto, almofadas podem e devem fazer parte do ambiente. Dependendo do tamanho da sua cama, você pode adicionar de três a cinco almofadas ali. Se preferir, pode optar por modelos maiores para deixar tudo ainda mais aconchegante. 

Um ponto importante é considerar as cores da roupa de cama para garantir uma decoração elegante. Prefira almofadas decorativas para quarto na mesma paleta utilizada na cama. Se o seu quarto for mais sóbrio, então aproveite o item decorativo para levar cor ao ambiente. 

Além da sala e do quarto, as almofadas podem compor a decoração de vários ambientes da casa. No home office, elas garantem o conforto necessário para as pausas durante uma tarefa e outra. Já na área externa, as almofadas decorativas levam mais cor e beleza ao espaço. 

No site da mmartan você encontra almofadas, enchimentos e capas de almofadas para completar a decoração com cor, elegância e estilo. Confira!

Claudia Ratti