Apaixone-se pelo estilo navajo na decoração

Apaixone-se pelo estilo navajo na decoração

Decoração

Tanto na moda como na decoração, muitas características usadas para determinar uma estética, podem ser tiradas de movimentos, épocas, assim como culturas diferentes. Pensando nisso, o estilo navajo é um dos adotados dentro dos dois universos e inspirado na tribo indígena norte-americana de mesmo nome.

A estética encanta pelo uso de tons neutros e quentes, estampas étnicas e referências do deserto e região dos canyons. Inspire-se no décor navajo e aposte em seu aconchego e sofiscação para completar a sua casa. Confira!

O que é o estilo navajo?

O estilo navajo decorativo, assim como para a moda, é inspirado nas vestimentas e trabalhos manuais feitos e usados pelo povo que dá nome à estética. Da mesma forma, ela também se baseia na região que a tribo norte-americana vive.

Estilo navajo de decoração

Habitantes de parte central dos Estados Unidos, a tribo navajo pode ser encontrada desde o Novo México, até o Grand Canyon, no Arizona. Assim, a atmosfera do deserto é retratada no décor, através de suas tonalidades, pela presença de cactos e elementos naturais.

[spl_news]

Aposte nos tons terrosos

Imagine um pôr-do-sol no deserto. São as cores presentes nesse cenário que aparecem representadas na decoração de estilo navajo. Aposte em cores como o marrom, bege e branco para fazer a base do ambiente. Já para colorir, adote acessórios e têxteis avermelhados e alaranjados se mesclando com os tons azulados dos rios que refrescam o espaço.

As paredes, na estética do navajo, podem aparecer em aquarelas leves através da técnica de pintura lavada. Esse método permite um visual, se em tons terrosos, de um ambiente que foi sutilmente manchado por areia. O resultado é sofisticado, ao mesmo tempo que despojado

Aproveite o charme das estampas étnicas

Em formatos geométricos, a estampa navajo é muito presente no vestuário da tribo. Dessa forma, se tornou característica do estilo de mesmo nome. Sendo classificada como um dos desenhos considerados étnicos, ela pode ser encontrada tanto em tons neutros como em versões vibrantes.

estampas estilo navajo

Aposte no padrão para levar charme ao ambiente. Para a sala, conte com almofadas e mantas sobre o sofá e poltronas, além de cortinas ou tapetes. Já para o quarto, invista em roupas de cama que utilizem a estampa, mantendo o restante do cômodo mais neutro.

Acessórios de destaque na decoração navajo

A fim de conquistar uma decoração sofisticada e cheia de personalidade, sempre conte com ajuda dos acessórios. Para completar o seu ambiente em estilo navajo, almofadas, pufes e tapetes são peças-chave dessa estética. Descubra um pouco mais sobre as características de cada produto:

  • Almofadas: mantendo a casa mais aconchegante, as almofadas com estampa navajo podem ser usadas em sofás, poltronas ou espalhadas pelo chão. Assim, garanta conforto para todos os convidados em todos os momentos;
  • Pufes: em versões mais estruturadas ou em forma de almofadões, os pufes que seguem a estética podem aparecer produzidos em fibras naturais, com estampas e, às vezes, com aplicações de pompons e pedrarias,
  • Tapetes: recorrentes no décor navajo, os tapetes podem ser usados tanto no chão como nas paredes, no lugar de quadros. Com visual artesanal, podem ser feitos em fibras ou em lãs, seguindo os desenhos geométricos da estampa característica do estilo.

Decoração navajo

Além desses objetos decorativos, os cocares indígenas dão um toque final ao décor. Estes podem ser usados através de desenhos no papel de parede, estampados em uma almofada ou dispostos como obra de arte.

Aproveitando toda a inspiração do estilo navajo e dos canyons norte-americanos, não deixe de conferir a coleção primavera verão 2019 mmartan, Summer Mirage.

Avatar
camila