Casa de praia

Aprenda a fazer uma decoração de casa de praia

Decoração

Às vezes tudo o que precisamos é sair da rotina atarefada das capitais, correr para a praia e recarregar as baterias com água salgada. Por isso, o sonho de muitos é ter um imóvel de veraneio, que seja um refúgio tanto para férias, feriados ou até para um fim de semana.

Para ter um espaço verdadeiramente relaxante, o recomendado é criar uma decoração de casa de praia bem pensada. Tanto sala quanto quarto, cozinha, banheiro, quintal e varanda precisam ser feitos com carinho para que o espaço fique bonito e convidativo o ano inteiro. Confira como!

Maresia sem perigo

Decoração de casa de praia - maresia sem perigo(Reprodução – Pinterest)

Antes de começar a planejar o design de interiores, é importante atentar-se à maresia e umidade. Essas características, ótimas para as férias, podem danificar as peças da casa. Para que você não tenha que trocá-las anualmente, escolha com cautela os seus móveis para casa de praia.

Na sala, opte por sofás e poltronas com tecidos de tramas bem fechadas, o que evita que a umidade os prejudique. Opte por materiais impermeabilizados. Evite couro natural, sintético e revestimentos emborrachados, que não são tão confortáveis no verão.

[spl_news]

Para a cozinha, a dica é prestar atenção nos armários. Troque as dobradiças e corrediças por peças em aço ou alumínio. Como esses gabinetes ficam muito tempo fechados, prefira os que tenham saída de ar.

Em todos os espaços, os móveis mais recomendados são feitos em aço puro, pedras e fibras sintéticas. Se quiser apostar na madeira, indica-se proteger o mobiliário com verniz impregnante.

Decoração praiana

Decoração praiana

Depois de dispor os móveis, é hora de completar cada cantinho com objetos diversos. Para decorar a casa de praia, inspire-se no mar e em sua energia transformadora. Assim, aposte em peças em azul, cor relaxante que, segundo a cromoterapia, traz tranquilidade e convida ao descanso.

Abuse de referências náuticas, como estrelas do mar, cordas, peixes, redes de pesca, âncoras, anzóis e barcos. Uma boa dica é tentar deixar um cantinho com ar de veraneio. Use vidros transparentes para guardar areia de diversas tonalidades, conchas e pedras encontradas durante um passeio pela orla.

Outra forma fácil de trazer um charme marítimo para os espaços é pendurar chapéus pela parede. A fibra natural dos objetos combina perfeitamente com o clima desejado. Ela ainda fica um charme se feita em forma de composição com quadros e outros objetos decorativos.

Decoração de casa de praia com um charme moderno

Decoração de casa de praia com um toque moderno(Reprodução – Pinterest)

Se você quer uma casa de praia moderna sem deixar de lado o estilo navy, saiba que é possível combinar as duas referências. Dessa forma, experimente misturar móveis em linhas retas e estampas geométricas com objetos náuticos. Não se esqueça de dar um toque azulado, para remeter ao mar.

Engana-se quem pensa que um imóvel de veraneio não pode ser contemporâneo. O importante é que o ambiente seja confortável, harmonioso, fácil de limpar e com espaços que facilitem o descanso do corpo e da mente.

Um cantinho para contemplar

Decoração de casa de praia(Reprodução – Pinterest)

Sentar na varanda ou no quintal no fim do dia e ver o sol se pôr no mar é um momento que energiza e traz paz de espírito. Para relaxar ainda mais, conte com um espaço feito especificamente para a contemplação.

Quem tem pouco espaço pode escolher pendurar uma rede ou incluir uma cadeira e uma pequena mesa de apoio. Já os que possuem áreas amplas, podem criar uma verdadeira sala de estar ou jantar na área externa.

Assim como os móveis internos, os que ficam do lado de fora devem ser feitos em fibra sintética ou pedra. Se fabricados em madeira ou metais, recomenda-se usar uma proteção impermeabilizante. Aliás, nos estofados e almofadas, é importante eleger tecidos com barreiras contra água, insetos e luz solar.

Ter um espaço para fugir das grandes metrópoles é um privilégio. Por isso, use toda a sua imaginação para criar a decoração de casa de praia e desfrute do melhor das suas folgas.

Camila Alves
Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.