Aprenda a usar uma manta em diferentes situações

Aprenda a usar uma manta em diferentes situações

4 de junho de 2018

Decoração

As mantas decorativas são as queridinhas do inverno, pois além de aquecer o ambiente, dão uma sensação estética de conforto e aconchego. Outra grande vantagem do produto é proteger um sofá, cadeira ou poltrona contra pêlos de animais, poeira e outras sujeiras.

Na sala, é comum ver uma manta criar uma percepção visual diferente no sofá, fazendo com que ele não seja um bloco de tecido liso no meio do cômodo. Já no quarto, o objeto deixa a cama quentinha e dá aquela estética em camadas que parece saída de uma capa de revista. Confira como usar esta peça em sua casa!

Primeiro passo: escolha sua manta

Quem já comprou uma manta sabe que existem diversas opções disponíveis no mercado. Veja as principais características e usos para cada tipo que pode ser encontrado nas lojas.

  • Microfibra – o material é mais fino do que um fio de cabelo, com fibras em poliéster ou poliuretano. Por isso, apresenta muita maciez e suavidade. Favorece a troca térmica, ou seja, esquenta na medida certa. Além disso, é leve e ocupa pouco espaço no armário;
  • – pode ser proveniente de lhamas, ovelhas ou alpacas. Forte e durável, o fio é flexível e se adapta facilmente. O produto final é bem quente, sendo perfeito para dias de inverno rigoroso;
  • Fibras sintéticas – o acrílico, poliéster, poliamida são leves e secam rapidamente. O tecido é fresco, indicado para os períodos quentes do ano;
  • Algodão – as fibras naturais proporcionam conforto e praticidade. São leves e fáceis de lavar. Permitem a troca de calor e podem ser usadas tanto no inverno quanto no verão,
  • Cashmere – este tipo de lã é considerado matéria-prima de luxo. O material é produzido por cabras indianas, tibetanas, paquistanesas, iranianas ou iraquianas. O resultado é uma manta macia e altamente aveludada, que aquece bem.

[spl_news]

Formas de usar a manta no sofá

Formas de usar a manta no sofá

Existem diversas formas de dispor uma manta no sofá, cada uma com um efeito diferente. Para personalizar sua decoração, veja os estilos de composição mais usados.

  • No encosto – dobre o tecido em quatro e coloque-o no encosto do móvel. É uma boa forma de proteger o estofado de animais domésticos;
  • Garçom – sabe como os garçons levam os guardanapos? Assim, você pode copiar o estilo e usar a manta dobrada no comprimento e disposta no braço do sofá;
  • De lado – coloque-a aberta no canto do móvel, para que cubra parte do encosto e do assento;
  • Cascata – abra o tecido no canto do sofá e deixe cair na diagonal para um efeito drapeado.
  • Meio sofá – deixe a manta aberta cobrindo metade do estofado.

Muito versáteis, as mantas ainda podem ser dispostas pela sala em cestos e caixotes para que os convidados fiquem à vontade para espantar o friozinho.

Para aquecer a cama

Para aquecer a cama

As mantas ajudam a deixar a cama mais convidativa. Dessa forma, o ideal é combiná-la com o jogo de cama e a decoração do quarto.

O primeiro passo para a boa harmonização é escolher uma paleta de cores em comum entre o produto e os lençóis. Para um efeito sofisticado, prefira uma manta com tecido e textura diferentes dos outros itens de roupa de cama.

Uma das formas de deixar o quarto lindo é colocar o tecido disposto sobre a cabeceira. Outra boa ideia é arrumar a cama normalmente, dobrar a manta no comprimento e estendê-la no pé do móvel.

Quando o inverno se aproxima, ter a casa aquecida é a vontade de todos. Por isso, descubra opções para decorar e envolver o seu lar!

Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.