mãe e filha organizando a mesa posta de natal

Aprenda como montar uma mesa posta de Natal

Decoração

Em dezembro acontece uma das datas comemorativas mais esperadas do ano: o Natal. Conforme ele se aproxima, todas as casas começam a se iluminar, as famílias se preparam para celebrar juntas e o planejamento da mesa posta de Natal ganha destaque. 

Montar a mesa posta é um ato que reflete cuidado, afeto e amor. Ele ganha ainda mais relevância na ceia de Natal, já que essa é uma das principais tradições da noite. Então, preparamos um passo a passo para te ajudar a criar a sua e encantar os seus convidados. Confira! 

Comece definindo o estilo da sua mesa posta de Natal

mesa posta de natal completa com pratos, talheres, taças e alimentos

Uma das primeiras respostas sobre como decorar a mesa de Natal é: tenha em mente qual estilo decorativo vai ser seguido. Isso vai ser essencial para definir todos os elementos que vão fazer parte da composição e para o momento de combiná-los. 

Para tanto, tenha como base a preferência seguida no restante da casa. Se você gosta do estilo clássico, a sofisticação e elegância são evidentes. Já a mesa posta de Natal simples é a preferida dos adeptos à modernidade e ao minimalismo, por exemplo. 

Depois, a paleta de cores 

mesa posta de natal enfeitada com ramos

Depois de ter em mente qual vai ser o estilo decorativo da sua mesa posta de Natal, chega outra etapa importante: definir a paleta de cores. Nesta celebração, as cores verde e vermelho são as mais usadas, mas você também pode variar entre branco e dourado. 

Uma dica é definir uma ou duas tonalidades primárias e outras secundárias para manter o equilíbrio. Essas colorações ainda podem estar presentes nas estampas, como o xadrez e o floral. Você pode unir itens de tons lisos com aqueles que possuem padronagem, criando um efeito charmoso na decoração. 

Lembre-se dos enfeites temáticos para completar sua mesa posta de Natal

guardanapo temático para mesa posta de natal

Para que todos os convidados entrem no clima e a decoração fique ainda mais charmosa, lembre-se de apostar em enfeites de Natal. Você pode inserir na mesa posta ramos natalinos, laços, pinhas ou, até mesmo, os mais tradicionais, como Papai Noel e boneco de neve. 

Os arranjos são muito importantes 

velas como arranjo em mesa posta de natal

Os arranjos são peças-chave para a decoração de Natal da mesa posta. Eles costumam ficar centralizados e os mais utilizados são vasos de flores e adornos com folhagens e enfeites temáticos. Inclusive, você mesmo pode criar o seu! 

Para deixar tudo ainda mais especial, uma ideia é inserir velas junto aos arranjos, criando um clima de aconchego ao redor da mesa posta de Natal. Só tome cuidado para não exagerar e atrapalhar a visão dos convidados. Para isso, adeque os elementos ao espaço que você tem disponível. 

Conte quantas pessoas vão participar da ceia

mesa posta de natal preparada para os convidados da ceia

Uma coisa básica, mas que não pode passar despercebida, é ter definido quantas pessoas vão participar da ceia. Assim, você vai conseguir planejar toda a mesa de Natal com muito mais segurança e vai ter mais clareza ao selecionar os itens a seguir. 

Selecione os têxteis da mesa posta de Natal

têxteis de mesa brancos para mesa posta de natal

Os têxteis de mesa são indispensáveis para deixar o ambiente decorado, na mesma medida, de forma bonita e funcional. Não se esqueça de combiná-los e acompanhar a paleta de cores que você definir para a ocasião. Confira, abaixo, os mais utilizados para selecionar qual vai usar: 

  • toalha de mesa: essa peça ajuda a proteger a mesa, sendo excelente para decorar. Ela não é item obrigatório, assim, você pode optar por usá-la ou não; 
  • caminho de mesa: se não quiser usar a toalha de mesa, escolha o trilho de mesa, como também é chamado. Ele pode ser empregado tanto na vertical, funcionando como substituto de jogos americanos e sousplats, quanto na horizontal. No segundo caso, você pode deixá-lo por baixo dos arranjos natalinos no centro da mesa; 
  • jogo americano ou sousplat: o indicado é que você selecione utilizar um ou outro na sua mesa posta de Natal. O jogo americano se assemelha a uma toalha de mesa, só que em tamanho reduzido. Já o sousplat é um apoio para os pratos. Logo, a escolha fica a seu critério; 
  • guardanapo de tecido: esse é um artigo superimportante para deixar os convidados mais à vontade, já que permite que eles se limpem durante a refeição. Além disso, é necessário para completar a decoração, já que é possível dobrá-lo de formas bastante criativas. 

Escolha as louças da mesa posta de Natal 

louça dourada para mesa posta de natal

Itens fundamentais na ceia de Natal mesa posta, as louças dão o tom na hora de decorar o espaço para esse momento especial. Uma dica é combiná-las com os têxteis ou ao contrário, depende da sua ideia principal. 

Se você vai usar louças mais trabalhadas na sua mesa posta de Natal, é válido escolher um jogo americano que as valorize. Do contrário, você pode ousar mais ao selecionar os têxteis, explorando cores vivas e estampas. 

Separe pratos, talheres e copos conforme a necessidade de cada refeição e lembre-se de deixar alguns sobrando como garantia, além de posicioná-los na mesa de forma coerente. Isso vale tanto para entradas como pratos principais e sobremesas. 

Tenha os itens para servir à disposição

itens para servir na mesa posta de natal

Não se esqueça dos itens para servir! Eles vão tornar a ocasião mais prática tanto para você quanto para os seus amigos e familiares. Entre eles estão bandejas, tábuas, travessas, talheres para salada e o que mais for preciso. Afinal, tudo depende do que você vai oferecer no menu. 

Os itens para servir, assim como as refeições já prontas, precisam estar por perto. Então, você também vai precisar decidir se elas vão ficar na mesa posta de Natal ou em outro local. 

Detalhes finais 

mulher colocando fruta na mesa posta de natal

Agora que você já sabe como montar mesa posta de Natal, chegou a hora de cuidar dos detalhes. Um deles são os anéis de guardanapo, que podem ser temáticos com referência a elementos símbolos dessa data comemorativa. Outra ideia para receber bem é criar marcadores de lugar para que seus convidados sintam-se acolhidos e queridos. 

Prepare sua casa para o Natal com a mmartan 

lençóis brancos com fundo ambientado com árvore de natal

Além de contar com itens encantadores para completar sua mesa posta de Natal, a mmartan possui uma seleção de produtos que fazem toda a diferença ao preparar sua casa para uma das celebrações mais especiais do ano. Confira!

TAGS
Luana Cavalcante
Comecei a ler e escrever na 1° série da escola e desde então, nunca mais parei. Sou uma jovem apaixonada por todas as formas de comunicação, sobretudo por meio das palavras.