Banheiro com pastilha o que saber antes de decorar

Banheiro com pastilha: aprenda a acertar no décor

20 de setembro de 2018

Decoração

Quem pensa que o banheiro com pastilha saiu de moda não poderia estar mais enganado. Atemporal, o ambiente com esse tipo de revestimento possibilita infinitos efeitos cromáticos nas mais variadas composições. Como se os benefícios estéticos não fossem o bastante, esse décor ainda oferece praticidade. Por isso, virou queridinho de arquitetos, ganhando cada vez mais importância nos lares brasileiros.

No entanto, para decoração com pastilha ser perfeita, é preciso planejá-la com atenção. Sendo assim, vamos te mostrar os fatores que não podem ser esquecidos, os detalhes que fazem toda a diferença no décor e o segredo na escolha desse revestimento que faz o seu banheiro parecer mais amplo. Confira:

Um pouco de história

As pastilhas ganharam espaço na decoração brasileira a partir da década de 30, acompanhando a tendência moderna que se formava na época. No entanto, sua criação pode ser relacionada com a história dos mosaicos, já utilizados na Grécia Antiga e em Roma. Durante a Idade Média, principalmente no Império Bizantino, a técnica se tornou mais madura, com a utilização de peças de vidro. Com o passar dos séculos, ganhou lugar cativo dentro das residências.

Os principais tipos de pastilhas

Antes de planejar o décor do banheiro com pastilha, você precisa conhecer um pouco mais das opções disponíveis. Confira:

  • Pastilha de vidro: reconhecida por seu brilho intenso e por aparentar profundidade quando exposta à luz. Não desbota e é referência em altíssima durabilidade. Porém, tenha atenção. Como o fundo da peça é visível, a mão de obra não pode ter falhas;
  • Pastilha de cerâmica: fácil de ser aplicada e higienizada, essa pastilha no banheiro é um verdadeiro sucesso. Não é escorregadia, por isso pode ser utilizada em pisos, e possui uma coloração muito homogênea;
  • Pastilha de porcelana: como é um revestimento pequeno, quando utilizado no banheiro, resulta na sensação de amplitude. A do tipo esmaltada é mais brilhante e funciona bem em áreas internas.

Existe ainda uma variedade de pastilhas produzidas com materiais naturais, como coco, pedra e até mesmo madrepérola. Entretanto, não é indicado utilizá-las na área do box, por conta da umidade, que pode danificar o revestimento.

Como tornar seu banheiro mais amplo com pastilhas

Você já sabe que existem alguns segredos do design de interiores que têm o potencial de transformar diferentes ambientes. Agora, vamos te mostrar um deles: a forma de utilizar pastilhas para seu banheiro parecer maior.

Primeiro, nunca se esqueça de que o revestimento em um tamanho menor resulta na impressão de um ambiente maior. Em linhas gerais, evite fazer uso de pastilhas em modelos com mais de 2,5 x 2,5 cm. É também indicado apostar em peças do mesmo tipo em todas as paredes. Essa solução dá a impressão de um banheiro amplo.

Outra dica geral é encontrar o esquema de cores perfeito. Nunca se esqueça de que tons brilhantes e claros refletem melhor a iluminação. Sendo assim, opte por pastilhas claras alternando com as mais escuras. Assim, você cria uma composição inteligente contrastando com o espaço disponível.

[spl_news]

Não se esqueça desses 4 detalhes antes de decorar seu banheiro com pastilha

Fica claro que o planejamento dos banheiros decorados com pastilhas leva em conta uma série de fatores. A fim de te ajudar a virar referência no décor, separamos outros 4 detalhes que não podem ser esquecidos. Confira abaixo:

  • Considere a aplicação na hora da escolha: as pastilhas são comercializadas tanto de modo individual como em placas. Enquanto a diferenciação de um revestimento para o outro na primeira é quase impossível no resultado final, a segunda possibilita uma mão de obra mais rápida;
  • Conheça todos os formatos: as pastilhas para banheiro são encontradas nas mais variadas formas. Além da quadrada, muito clássica, é possível apostar nas retangulares, redondas ou hexagonais. Tudo depende do objetivo do seu projeto;

  • Decida a localização ideal: de uma coisa não restam dúvidas: a pastilha no banheiro é extremamente versátil. Sendo assim, é possível fazer uso desse recurso em apenas uma parede, revestir seu box ou utilizá-la no ambiente inteiro;
  • Use a imaginação: um grande benefício do banheiro com pastilha é que você pode utilizar seu revestimento para criar desenhos conforme a aplicação das peças. O visual fica apaixonante.

Gostou das dicas? É só fazer uma decoração com pastilha e transformar seu banheiro em um ambiente espetacular!

camila