Como combinar cores na decoração de casa?

10 de junho de 2021

Decoração

Escolher as cores para as paredes ou o décor da casa nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes, ficamos em dúvida sobre como combinar cores na hora de decorar os ambientes, e isso pode ser até frustrante.

Mas você sabia que o mix de estampas e cores é uma forma possível de como combinar cores mesmo preferindo tons mais discretos? Aprendendo como elas combinam entre si, você pode criar uma combinação harmoniosa, além de repaginar a decoração da sua casa com uma paleta que já existe ou criar algo totalmente diferente. 

Se você também ama uma casa colorida ou quer entender mais sobre essa combinação de cores, mas não sabe por onde começar, chegamos para te ajudar a resolver esse problema. Confira as nossas dicas!

Aprendendo a usar o círculo cromático

Na hora de aprender como combinar as cores, tem um recurso que pode te ajudar muito: o círculo cromático. Essa “roda de cor” é dividida em 12 fatias com 3 cores primárias, 3 secundárias e 6 terciárias (os sobretons). A junção dessas cores formam o espectro perfeito. 

Usando esse círculo, você conseguirá entender se o azul combina com o verde e se o vermelho fica mesmo interessante com o cinza, além de como harmonizar as cores (quantas você quiser!) de forma única e bonita. 

Vamos entender a formação do círculo cromático: as cores primárias são azul, vermelho e amarelo porque dão origem a todas as outras. As cores secundárias surgem da mistura das primárias, como, por exemplo, o laranja, o verde e o violeta. 

Já as cores terciárias são geradas a partir da junção entre as primárias e as secundárias. O tom turquesa, por exemplo, é uma mistura entre verde e azul, enquanto o verde limão é a junção do amarelo com o verde. 

Ambientes monocromáticos

Uma forma de saber como combinar cores na decoração, é apostando em um ambiente monocromático. Isso quer dizer que você escolherá apenas uma cor do círculo cromático e fará uso dos diferentes tons dela. 

Também é possível escolher apenas um tom e usá-lo em todo o ambiente, mas apostando nas diferentes tonalidades. Assim, você cria um espaço uniforme e que realça o efeito da cor escolhida. 

Por exemplo, o azul é uma cor que transmite a sensação de um ambiente mais tranquilo. Se escolher entre os tons dessa paleta, você poderá investir em azul escuro, claro, royal, turquesa e outros.

Uma dica é usar esse efeito monocromático apenas em uma parte do ambiente, como nos itens decorativos. Assim, você seguirá livre para misturar cores no restante do lugar. 

Outros tipos de combinações usando o círculo cromático

O círculo cromático também é uma excelente ferramenta para criar uma combinação de duas ou mais tonalidades. Incluindo os sobretons, você pode brincar com a intensidade e a variedade na hora de criar combinações de cores.

Combinações complementares

Se você está pensando em como criar uma combinação de duas cores, a técnica de usar tons complementares é a ideal para você. Essa combinação consiste em usar as cores que estão em lados opostos no círculo. 

Por exemplo, usar azul e laranja ou roxo e amarelo são combinações complementares. Essa técnica de como combinar cores é perfeita se você quer trazer uma vivacidade e uma explosão de energia para o jogo de cama, por exemplo. 

Combinações análogas

As combinações análogas dizem respeito às combinações de cores que estão uma ao lado da outra. O ideal é sempre escolher entre duas e cinco cores do círculo cromático. Além do efeito de continuidade, esse esquema é indicado para quem quer um efeito degradê no ambiente. 

Se deseja aproveitar este recurso para trazer uma sensação de harmonia para a sua casa, combine até três cores para não perder o foco e formar um conjunto harmonioso, sem muito contraste, já que todas tem uma “cor base” em comum.

Combinações de três cores diferentes

A triangulação é uma técnica que combina três cores diferentes. Basicamente, você escolhe uma cor, pula três e acrescenta a próxima escolha, formando literalmente um triângulo. 

Um dos esquemas possíveis do círculo cromático é a combinação entre o vermelho, o azul e o amarelo. Apesar das diferenças e do altíssimo contraste, a combinação é bem harmônica e ideal para trazer mais energia ao ambiente. 

Você pode usar essa combinação de cores nos itens decorativos, nos móveis, nos tapetes e até em um mix de almofadas. 

Mais inspirações para a hora de decorar

Gostou? Navegue pelo nosso site para descobrir peças decorativas, almofadas bicolores, porta-retratos e diversos outros itens para complementar a decoração da sua casa. 

TAGS
camila