Como decorar sua casa em 4 passos

Como decorar sua casa em 4 passos

Decoração

Comprou ou alugou um imóvel novo e não sabe como começar a decorar cada cômodo? Sendo um ponto tão essencial para criar o lar dos sonhos, muitas pessoas têm dúvidas de como decorar cada ambiente de casa.

Sem precisar recorrer à ajuda de profissionais, é possível montar a decoração da sua casa seguindo alguns passos simples. Passando pela escolha de cores e estilos até completar o espaço com móveis e acessórios, descubra como deixar a sua casa com o seu jeitinho!

1 – Comece escolhendo as cores que serão usadas

O primeiro passo de como decorar os seus cômodos é selecionar as cores que serão usadas. Escolha uma tonalidade como base e tenha mais duas opções para complementá-la, que serão usadas em detalhes de estampas e acessórios.

Comoce escolhendo as cores que serão usadas

Também é possível escolher uma cor e combiná-la com suas variações de tonalidades, como é o caso do bege, cinza e azul, por exemplo. Se optar pelo monocromático, o décor todo branco é uma solução leve, bem iluminada e estilosa para os cômodos da sua casa, seja sala, banheiro, quarto ou cozinha.

2 – Defina um estilo decorativo

Com as cores definidas, provavelmente você já terá um estilo decorativo em mente. No caso dos que optaram pela decoração toda branca, o minimalismo é a sua pedida. Se for utilizar tonalidades naturais, talvez você possa seguir o caminho do rústico, enquanto tonalidades de amarelo e verde pendem para um décor tropical.

Definir um estilo decorativo é um bom passo para se guiar na criação e harmonia da sua decoração. Com cada característica definida, é só se basear nas cores, materiais e formatos de mobiliário usados em cada opção para criar um cômodo dos sonhos.

Seja qual for o estilo escolhido, não deixe de lado as suas preferências pessoais. Pense que você passará muito tempo neste espaço e é importante que ele retrate todos os seus gostos e personalidade.

[spl_news]

3 – Selecione os móveis que serão usados

Agora que já é possível ter uma ideia de como você quer que a sua decoração fique, podemos começar a preencher os espaços do cômodo. Ao escolher os móveis, prefira iniciar com os essenciais para cada cômodo.

Neste caso, por exemplo, em uma sala é importante contar com um sofá, um rack para televisão e uma mesa de apoio, assim como em um quarto é necessário ter uma cama, armário e um criado-mudo.

Selecione os móveis que serão usados

A partir desse ponto, vá preenchendo o espaço que ainda tiver disponível com opções sempre funcionais, que além de charmosas, facilitem a sua rotina dentro de casa. Algumas opções são pufes e banquetas, mesa de centro, aparador, escrivaninha e estantes que organizam e levam sofisticação.

4 – Complete o espaço com têxteis e acessórios

A partir dos móveis escolhidos você já terá a base do seu décor criado, agora é só apostar em objetos decorativos e têxteis para completar cada cantinho. No caso dos têxteis, almofadas, mantas, roupas de cama, tapetes e cortinas são responsáveis por aquecer, levar personalidade e conforto para os espaços.

Complete o espaço com têxteis e acessórios

Os acessórios como porta-retratos, bandejas, vasos, livros, velas, abajures, são ideais para complementar o espaço com charme e funcionalidade, além de deixar bem definido o estilo decorativo escolhido. Crie uma harmonia entre os itens de mesmo material, como é o caso de metais em prata ou dourado, por exemplo. Use as peças em estantes, prateleiras e no topo de mesas e aparadores, identificando se o resultado final te agrada.

Agora que você sabe como decorar o seu novo imóvel com dicas básicas, basta colocá-los em prática e alcançar uma decoração que é a sua cara.

camila