Como decorar um quarto em dez passos

Como decorar um quarto em 10 passos

2 de julho de 2018

Decoração

Acertar na decoração é muito mais do que uma questão estética. Com as escolhas certas, é possível se sentir mais à vontade em casa e curtir todo o bem-estar que você merece após um dia corrido. Dessa forma, cada cantinho do seu lar precisa ser pensado com carinho. E, como decorar um quarto é uma atividade muito importante, já que esse ambiente é extremamente pessoal, precisamos pensar nas melhores maneiras de realizar a tarefa.

Para tornar a hora da decoração simples, é preciso conhecer algumas práticas comprovadamente eficazes. Seguindo essas dicas, você se certifica da composição de um ambiente bonito, funcional e muito sofisticado. Para tornar o décor do seu quarto perfeito, siga esses 10 passos e transforme esse ambiente:

1 – Defina o tempo de decoração e seu orçamento

Não restam dúvidas de que, antes de realizar qualquer mudança dentro de casa, é preciso pensar de modo estratégico. Sendo assim, defina as principais expectativas antes de iniciar o projeto. Os dois aspectos principais a serem analisados na etapa inicial são o tempo e orçamento utilizados. Com isso em mente, as escolhas se tornam mais fáceis, pois você consegue se organizar melhor e não se frustrar no decorrer da decoração!

2 – Entenda as suas necessidades

Foto: Casa Cor Divulgação

Obviamente, possuir um quarto charmoso e referência em estilo é o desejo de muitos. No entanto, muito mais importante do que dormir em um ambiente saído da capa de uma revista, é imprescindível ter um espaço perfeito para você. Assim, sua rotina e necessidades precisam ser contempladas em qualquer projeto decorativo. Principalmente quando falamos desse cômodo!

Sendo assim, coloque suas prioridades na ponta do lápis. Um closet amplo, espaço para sua coleção de livros ou um cantinho para você colocar o trabalho em dia. Não importa. Tendo isso em mente, você define os principais do’s para a hora da decoração para quarto e se certifica da composição do melhor ambiente.

3 – Escolha um ponto focal

Seja seu quarto pequeno ou grande, é preciso selecionar um ponto que ganhe destaque nesse cenário. E a escolha é sua! Pode ser uma escrivaninha, um belíssimo armário ou até mesmo a disposição de quadros. Entretanto, normalmente, é a cama que ganha mais ênfase – e verdadeiro protagonismo – nesse ambiente. Após essa definição, você deve selecionar os outros elementos que complementam esse espaço, sempre priorizando a harmonia.

4 – Aposte em uma paleta de cores

Ao começar a decoração de quarto, algumas pessoas pecam por não serem muito criativas – ou perderem a mão – durante a escolha das cores. Essa definição é imprescindível, pois as tonalidades despertam sensações e têm muita influência na composição de qualquer cômodo.

Dessa maneira, é preciso definir se você deseja criar um espaço mais sóbrio e optar por um conjunto de tons monocromático, em que trabalhamos com uma nuance e suas variações, ou se pretende apostar em uma paleta de cores análogas. Se tiver dúvidas na hora da escolha, confira nosso post sobre decoração colorida e aprenda a fazer a melhor escolha.

E, lembre-se, como decorar um quarto é uma tarefa muito visual, é essencial encontrar a paleta de cores perfeita!

5 – Encontre os melhores móveis

A primeira regra antes de comprar móveis para o quarto é: tire as medidas disponíveis no cômodo, anote-as e guarde essas informações a fim de escolher bem as peças do mobiliário. Reserve um espaço para a abertura de portas e janelas. Além disso, pense na circulação disponível no ambiente.

Com isso em mente, chega o momento da compra. Alguns aspectos a serem considerados são a estrutura, acabamento e o design das peças. Busque móveis sólidos e fabricados com bons materiais. A escolha da matéria-prima está muito relacionada com o tipo de estilo que você pretende imprimir nesse espaço. Por isso, pense com atenção!

6 – Priorize a qualidade na roupa de cama

A cama é a estrela desse espaço e, como decorar um quarto está extremamente relacionado à esse móvel, pensar nas melhores maneiras de vesti-la é essencial. Além do aspecto estético, considere os diferenciais de cada item. Uma série de tecidos fazem parte desse universo, entretanto investir naqueles confeccionados em 100% algodão pode ser um bom início para a composição do seu enxoval.

Não se esqueça de optar por produtos versáteis, que podem ser facilmente combinados com outras peças. A aquisição de um kit cama é indicada, pois contempla uma série de itens que formam um conjunto. Além de, obviamente, funcionarem bem entre si, podem ficar lindos com outros lençóis, fronhas e colchas.

[spl_news]

7 – Coloque a organização como palavra de ordem

A decoração de quarto é extremamente importante. Entretanto, existem outras tarefas essenciais a fim de tornar esse cômodo perfeito visualmente. A organização é uma delas. Afinal, não existe nada mais frustrante do que entrar em um ambiente desordenado.

Para evitar isso, uma ótima ideia é guardar os itens que você não utiliza com frequência em compartimentos embaixo da cama. A fim de garantir um ótimo visual no espaço, invista em uma saia volumosa para cobrir esse móvel, permitindo que o ambiente fique mais organizado.

8 – Dê a importância devida aos objetos decorativos

Algumas pessoas pensam que acessórios decorativos são meros detalhes. Porém, elas não poderiam estar mais enganadas! Esses itens são elementos essenciais, pois complementam o quarto e trazem personalidade. Seja para carregar memórias, como os porta-retratos, ou a fim de destacar sua cama, como as almofadas, esses objetos funcionam bem nos mais variados estilos.

9 – Planeje a melhor iluminação

Quartos pedem por uma luz indireta e uniforme. E, a fim de conseguir esse efeito, aposte na disposição de luminárias nas paredes e abajures ao lado da cama. Se desejar, invista na iluminação para cima, conhecida como uplight, que ganha destaque nos tetos brancos, pois gera contraste e espalha a claridade.

Como decorar um quarto envolve uma iluminação charmosa, você pode brincar com a diferenciação entre a luz indireta com a direta. Dessa forma, além de destacar elementos específicos, você garante a uniformidade visual necessária nesse espaço.

10 – Use a personalidade

Foto: Casa Cor Divulgação

O quarto é um daqueles espaços em casa que precisam ter a nossa cara. Sendo assim, durante todo o processo de decoração para quarto, é preciso abusar da personalidade. Assim, o espaço fica mais agradável e característico, o que faz toda a diferença! Essa definição faz parte de cada escolha tomada durante todo o projeto, passando pelas cores nas paredes à roupa de cama.

Como decorar um quarto com elegância

Agora que você viu como decorar um quarto em dez passos, fica fácil tornar esse espaço referência em charme e sofisticação. Não deixe de contar para a gente sua dica favorita e de que maneira você transformou o estilo desse cômodo essencial.

camila