Lençóis

Como escolher os lençóis perfeitos?

23 de abril de 2018

Decoração

Você também tem dificuldades na hora de escolher lençóis? Primeiramente, saiba que algumas dúvidas são comuns na hora de escolher a roupa de cama. É normal se perguntar o porquê de duas peças ou qual a função do lençol de cima e do de baixo.

Enfim, esses são só alguns dos questionamentos corriqueiros na hora de compor a roupa de cama. Porém, sabemos que essa não é das tarefas mais fáceis, mas vamos te dar o caminho das pedras para deixar a missão mais fácil. Vamos lá?

Lençóis de cima x de baixo

Lençóis de cima

O jogo de cama é composto pelos lençóis de cima, bem como o baixo e fronhas. Geralmente indicada para facilitar a combinação da decoração, a compra de produtos do gênero deixa o ambiente harmonioso.

Deita e relaxa! O lençol de baixo fica entre nosso corpo e o colchão. Sobre ele nos deitamos efetivamente. Dessa forma, ele costuma ser mais funcional do que decorativo. O ideal é que seja confeccionado com um tecido que proponha maciez, tenha toque agradável e que seja de elástico, para aderir melhor ao colchão.

Perfeita para embelezar, a peça de cima é decorativa, deixando a cama elegante e repleta de personalidade. Em suma, é nela onde estão estampados bordados apaixonantes, aplicados vivos coloridos e colocados tantos outros atributos que enchem nossos olhos e transformam o ambiente. Leve e utilizada apenas como cobertura, com o propósito de deixar o quarto mais bonito, pode ser lavada mais vezes do que uma colcha ou um edredom.

Quais os tecidos mais indicados?

Tecidos mais indicados para lençóis

Além das cores e estampas, o tecido é muito importante na hora da escolha do produto ideal. Definitivamente são muitas opções de têxteis para atender os mais diversos gostos, desde o percal ao cetim de algodão egípcio, cada um com suas particularidades. Conheça alguns deles:

  • Percal – é a maneira que a fibra é tecida. Desenvolvido a partir do algodão, é denso, mas fino, utilizado principalmente para confecção de lençóis e fronhas.
  • Cetim – um tecido de aspecto brilhante, absolutamente liso, obtido a partir de flutuações dos fios de urdume. Geralmente possui toque fluido e macio e aspecto brilhante. O entrelaçamento produz efeito brilhante na frente e opaco no verso.
  • Seda – nobre e natural, feito a partir dos fios produzidos pelo bicho-da-seda. Além de maciez e beleza, tem boa condutividade térmica, o que faz com que seja quente no inverno e frio no verão.
  • Algodão Egípcio – sua espécie tem origem no Egito, cultivado em condições favoráveis de solo e clima. Suas fibras longas, finas e de alta qualidade, permitem um tecido mais brilhante, macio e com menos pilling (bolinhas).
  • Linho – fibra natural de origem vegetal procedente do talo do linho, tem como principal característica o aspecto rústico. É uma fibra bastante forte, e seus tecidos são duráveis e fáceis de serem submetidos a certos trabalhos de manutenção, como a lavagem.
  • Lyocel – é uma fibra obtida através da celulose da polpa da madeira de árvores de florestas autossustentáveis, produzindo uma polpa mais branca e de melhor qualidade. Essas características proporcionam tecidos mais leves, duráveis, resistentes ao desgaste e com excelente caimento e conforto.

[spl_news]

Detalhes que fazem toda diferença

Quando falamos de atributos, estamos falando daqueles detalhes que deixam os lençóis ainda mais apaixonantes. São bordados, rendas e acabamentos pensados na beleza e no conforto para a hora mais relaxante do dia.

Aplicações de guipir, rendas e bordados dos mais diversos garantem peças delicadas e repletas de elegância.

O acabamento é o tratamento dado ao tecido para garantir o toque agradável para sua pele e mais aconchego para suas noites, como o toque de seda, toque de cetim e o shiny.

Fios de lençóis

Para escolher os artigos perfeitos basta considerar essas informações e levar em conta o tipo de decoração do quarto. Romântica, Trendy ou Cosmopolita? Com certeza temos o lençol que vai deixar sua cama envolvente e repleta de personalidade.

Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.