Como montar um quarto montessoriano

Como montar um quarto montessoriano?

19 de setembro de 2018

Decoração

Deixar de criar espaços para adultos e começar a construí-los para crianças. Esse é o objetivo do quarto montessoriano, inspirado no método educativo criado pela pedagoga Maria Montessori e que visa dar autonomia para os pequenos.

Muito em alta, a estratégia foi o ponto de partida para que a arquiteta Patricia Diana, do escritório Animacasa, montasse o quartinho do seu filho, Antonio. Conheça um pouco mais do projeto e veja algumas dicas para adotar o método montessoriano no quarto dos seus filhos também.

Entenda o método montessoriano

Quarto montessoriano - entenda o método montessoriano

Opondo-se às formas tradicionais de ensino, Maria Montessori realizou diversas pesquisas científicas que resultaram em um novo estilo, que preza pela auto educação e dá liberdade para que as crianças queiram aprender.

Dentro do método, ressalta-se a importância de um ambiente preparado para incentivar os pequenos a buscar conhecimento. Assim, o espaço é preparado e construído para atender as necessidades biológicas e educativas de cada um.

Cama montessoriana: a estrela do quarto

Cama montessoriana a estrela do quarto

No quartinho do Antonio, a arquiteta optou por uma cama baixa de madeira. Além de aconchegante, o móvel dá total independência para o menino, que pode decidir levantar quando bem entender.

A cama casinha é uma forma lúdica de decorar o dormitório. Ela pode ser usada para construir cabanas em momentos de brincadeira. Em sua estrutura, ainda é possível pendurar móbiles coloridos, que incentivam a atenção das crianças.

Tudo ao alcance

Tudo ao alcance

Em quartos montessorianos, é importante que tudo esteja ao alcance das crianças. Por isso, Patricia incluiu um revisteiro de parede no projeto. Como ele é instalado na altura do dono do espaço, Antonio pode pegar seus livros e folheá-los quando quiser.

O mesmo vale para os momentos de diversão. Deixe caixas, prateleiras e nichos ao alcance dos pequenos. É indicado também que haja uma rotatividade entre os brinquedos, que devem ser educativos e estimulantes.

Pedagogos também indicam que o ambiente tenha um espelho baixo. Assim, a criança pode se reconhecer e entender seus movimentos.

Garantindo a segurança no quarto montessoriano

Mais estímulos

Com toda essa liberdade para explorar, é normal que os pais fiquem apreensivos com a segurança do quarto infantil montessoriano. Por isso, veja algumas dicas para ter um espaço totalmente protegido para seus filhos.

  • Opte por móveis com quinas redondas;
  • Proteja todas as tomadas;
  • Fixe uma barra na parede. Assim, a criança aprende a andar com segurança;
  • Evite o uso de pregos. Prefira fitas dupla-face;
  • Coloque travas nos armários e gavetas;
  • Enquanto a criança não anda com muita habilidade, o ideal é encher o quarto de tapetes. Os modelos em EVA são confortáveis e fáceis de limpar;
  • Se tiver aparelhos eletrônicos no espaço, proteja os fios;
  • As escadas, se existentes, devem estar protegidas por portões.

[spl_news]

Agora que você já sabe o básico para montar um quarto montessoriano, coloque a mão na massa. Dessa forma, você vê seus filhos se desenvolverem com autonomia, liberdade e uma nova visão de mundo.

O projeto apresentado está disponível para aluguel para produções e locações na imobiliária Refúgios Urbanos.

Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.