Conheça os diferenciais do matelassê

Conheça os diferenciais do matelassê

Decoração

Do francês, matelassê significa acolchoado, e é essa a sensação transmitida pela técnica. De aparência aconchegante e envolvente, ela pode ser feita em diferentes tecidos e produtos, desde colchas a sofás. Aplicado tanto na decoração como na moda, o matelado também ganha destaque em peças de alta-costura, como a famosa bolsa “Boy Bag” da grife Chanel.

Em formatos quadriculados, circulares ou arabescos, o matelassê pode aparecer em diferentes variações e formatos. Saiba mais sobre a técnica matelada, sua origens e utilizações na decoração de casa. Assim, fique preparado para adotar esse toque elegante e delicado nos cômodos de casa!

O que é matelassê?

De origem francesa, assim como seu nome, o matelassê nada mais é do que uma técnica aplicada em tecidos. O acabamento é feito através de pespontos que unem dois tecidos sobrepostos e com enchimento no centro. Assim, a costura pode ser feita em diferentes formatos e desenhos. O resultado é uma aparência acolchoada e aconchegante.

Colcha matelassê

Assim como as opções de formatos que a costura pode criar, o matelassê feito em menor escala, com os pespontos mais próximos, é chamado de micromatelado. Essa versão é super delicada e charmosa, ideal para dar acabamento a itens menores, também garantindo charme para roupas de cama.

Disponível em diferentes cores, o matelado costuma ser produzido em produtos feitos em tecidos como algodão, linho, misturas de poliéster ou couro.

[spl_news]

Uso do matelado na decoração

São muitas as opções de produtos que podem contar com acabamento matelassê e encantar no décor da sua casa. Entre eles, poltronas, sofás e cadeiras estofadas podem receber a técnica e levar sofisticação para a sala. Já para o quarto, o charme do matelado fica por conta, principalmente, das roupas de cama.

Entre almofadas, porta-travesseiros, edredons e a colcha matelassê, os itens conferem muito charme e conforto para as suas noites. Aposte na opção de colcha micromatelada para garantir um visual delicado à decoração do quarto.

Kit colcha matelassê

Além desses produtos, o matelado pode aparecer em cabeceiras estofadas, assim como em forma de desenho ou textura em móveis e na parede do cômodo. Nesse caso, uma das variações do matelassê é o capitonê. Essa técnica consiste na aplicação de botões nos cruzamentos dos pespontos de matelados geométricos. Assim, você adquire um resultado mais clássico e cheio de sofisticação para o espaço.

O matelassê na moda

Além de usada em produtos voltados para decoração, o matelassê também é comumente encontrado em peças e acessórios de vestuário. Dessa forma, principalmente se confeccionadas em couro, é possível contar com sapatos e jaquetas, assim como bolsas.

Roupa de cama matelassê

A técnica também é adorada por grandes marcas de alta costura, como Chanel, Miu Miu e a Dior com seu padrão clássico conhecido por Cannage. O desenho aparece em bolsas, como a famosa Lady Dior, carteiras e também virou estampa para diversos produtos da marca.

Já se encantou pelo matelassê? Então não deixe de conferir as colchas mateladas mmartan e completar a sua casa de estilo e conforto.

Letícia Romano
Letícia Romano
Formada em Jornalismo e com curso de Personal Stylist em Londres, trabalha há 3 anos produzindo conteúdos sobre decoração e mercado imobiliário. Atualmente, se dedica à área de marketing de conteúdo da mmartan.