Decoração de loft como fazer

Decoração de loft em 6 passos

Decoração

Se você fica encantada por ambientes charmosos e inovadores, provavelmente já pensou em morar em um loft decorado. Esses espaços amplos e totalmente integrados foram difundidos na França e nos Estados Unidos (principalmente em Nova York) nas últimas décadas. Hoje, caíram no gosto dos brasileiros e são reproduzidos por aqui em locais que se assemelham aos galpões industriais que iniciaram esse estilo.

Para a decoração de loft ficar sofisticada e encantadora, é preciso respeitar as características desse espaço. Colunas de sustentação aparentes, grandes janelas e a perfeita combinação entre a influência urbana com elementos rústicos aparecem como destaque. A fim de conseguir um décor inesquecível, veja como montar esse ambiente em seis passos:

1 – Escolha um estilo…

Ao optar por uma vertente de decoração, você minimiza as chances de erros em toda a composição do loft decorado. Entre os estilos mais apropriados nesse tipo de apartamento estão o industrial e o minimalista. No entanto, colocar sua própria personalidade no projeto também aparece como uma boa opção! É importante destacar que, nesse espaço, é imprescindível não trabalhar duas ou mais temáticas ao mesmo tempo, já que os ambientes são integrados.

2 – …e os móveis para o loft decorado

Móveis para decoração de loft

A regra principal aqui é priorizar móveis compactos e com mais de uma funcionalidade. Um pufe, por exemplo, além de assumir o papel de uma mesa de centro, pode funcionar bem como acomodação para seus convidados. Como o espaço é restrito, cada escolha na decoração de loft precisa ser feita com sabedoria.

Ao procurar pelas peças para a decoração de loft, aposte naquelas transparentes, como as de vidro ou acrílico. Assim, você consegue preservar a sensação de amplitude no espaço, característica fundamental nesse ambiente.

[spl_news]

3 – Priorize a organização

Como o loft possui um conceito aberto, cada detalhe do espaço fica facilmente evidente, tanto positivo quanto negativo. Por isso, faça uso de móveis que auxiliam a organização, como prateleiras e armários. É ainda importante não deixar eletrodomésticos muito aparentes na decoração de loft, o que torna esse espaço mais harmônico.

4 – Respeite a circulação

Circulação na decoração de loft

A extensão mais restrita desse tipo de residência exige que você tome cuidado redobrado com o espaço destinado à circulação. Por isso, evite o excesso de móveis, como cadeiras e mesas. Esse exagero no mobiliário ainda diminui a percepção da amplitude do ambiente. Sendo assim, planeje com atenção seu loft decorado!

5 – Siga a mesma paleta de cores na decoração de loft

Como mencionamos anteriormente, os espaços integrados do loft exigem a escolha de um mesmo estilo decorativo, assim como uma paleta de cores própria. As mais reconhecidas nesse tipo de espaço são aquelas em tons de cinza e em nuances claras. A primeira opção é mais tradicional e clássica, enquanto a segunda resulta em leveza.

O fato de ser indicado manter uma unicidade na escolha das cores não significa que você não deva utilizar sua personalidade e imaginação na decoração de loft. Entretanto, se lembre que as escolhas precisam ser feitas com mais cuidado do que aquelas tomadas em um apartamento tradicional.

6 – Aposte em acessórios

Acessórios na decoração de loft

A decoração de loft, assim como a de qualquer residência, é beneficiada com o uso de acessórios. Entretanto, nesse tipo de espaço, alguns artigos se mostram mais atraentes. A exemplo das almofadas coloridas, que tornam o ambiente leve. Aposte em diferentes formatos e tecidos para compor um visual harmônico na cama ou no sofá.

Quadros e pôsteres nas paredes e a disposição charmosa de porta-retratos também são indicados. A fim de conseguir uma iluminação otimizada, além das janelas, aposte em grandes luminárias no teto, como em cima da mesa de jantar. Seu loft decorado ficará apaixonante!

Não deixe de nos contar sua dica favorita e de que forma você pretende acertar na decoração de loft!

camila