quarto com decoração neoclássica

Decoração neoclássica: saiba tudo sobre esse estilo 

Decoração

Uma das formas de selecionar os elementos que vão fazer parte da estética do seu lar é aliar gosto pessoal e boas referências. Então, conheça a decoração neoclássica, um estilo que vem se tornando uma inspiração entre os projetos de arquitetura e design de interiores. 

Com uma origem histórica e aspecto luxuoso, o estilo neoclássico tem características únicas, podendo ser incorporado na decoração da sala de estar, do quarto ou de outros ambientes da casa. Continue a leitura e se aprofunde nas particularidades desse tipo de decoração que mistura o clássico e o moderno. 

Conheça a origem da decoração neoclássica

Antes de partir para as características da decoração neoclássica, é preciso viajar um pouco no tempo. No final do século XVI, surgiu o estilo barroco, conhecido por sua exuberância. Mais tarde, ele teve como desdobramento o rococó, que abre margem para a diminuição dos excessos e representa a transição entre o barroco e o neoclássico. 

Então, nesse contexto, surge o neoclassicismo, em meados do século XVIII. Esse estilo rompeu de vez com a abundância do barroco, representando um movimento artístico e cultural. Em sua essência está o desejo de resgatar a antiguidade greco-romana sem abrir mão da modernidade já presente na época. 

Por isso, o estilo neoclássico na arquitetura tem uma forte inspiração em construções da Antiguidade. No campo da decoração, alguns dos destaques são a proporção e o equilíbrio das formas, além da sobriedade das cores, por exemplo. 

As principais características da decoração neoclássica

Como já dito, a decoração neoclássica une os estilos clássico e moderno. O primeiro representa a elegância e o resgate à beleza das antiguidades, já o segundo simboliza a sobriedade das cores e simplicidade. Com isso em mente, conheça as características do estilo neoclássico a seguir. 

Cores

decoração neoclássica com paleta de cores sóbria

Na decoração com estilo neoclássico, as cores têm um papel muito importante. Prevalece uma paleta de cores repleta de sutileza e suavidade, com destaque para branco, bege e cinza. Azul, verde e amarelo também podem ser usados, porém em variações claras. Para adicionar um ponto de contraste, ótimas apostas são prata, bronze e ouro, por exemplo.  

Móveis

cores neutras e clássicas aplicadas à decoração neoclássica

O mobiliário neoclássico traz um toque de antiguidade e prioriza a durabilidade das peças. A madeira é muito utilizada, seja em mesas, armários, cadeiras ou poltronas, por exemplo. Os detalhes torneados também ganham destaque nesse tipo de ambientação. 

Itens decorativos

itens de decor para a decoração neoclássica

São os itens decorativos que dão o tom da sua decoração neoclássica, onde sua criatividade pode ser despertada. Uma dica é lembrar-se que o ambiente ganha uma atmosfera luxuosa, mas a modernidade traz o equilíbrio e a simplicidade para o resultado final. 

Sendo assim, os arranjos com flores e castiçais são uma excelente opção para levar um toque neoclássico para o ambiente, assim como quadros e espelhos com molduras ornamentais. As peças estampadas também estão presentes, principalmente florais delicados em tapetes e capas de almofada

Arquitetura

a arquitetura na decoração neoclássica

A arquitetura e a decoração estilo neoclássico andam lado a lado, complementando uma à outra. Porém, em um projeto arquitetônico, o destaque fica por conta das colunas, uso de abóbada e formatos geométricos. 

Além disso, paredes altas são comuns nos ambientes, principalmente por conta da sensação de amplitude. Inclusive, janelas grandes com cortinas são muito exploradas, contribuindo para uma iluminação clean e suavizada. 

Decoração neoclássica na sala de estar

decoração neoclássica aplicada à sala de estar

A decoração neoclássica na sala é uma das mais comuns, já que esse ambiente garante várias possibilidades de composições. Os estofados com detalhes em capitonê ou design simétrico são uma ótima opção para completar o espaço. 

Para dar um toque de modernidade, aposte na decoração com mármore, tanto em esculturas quanto em vasos ou revestimentos. Você também pode apostar em um lustre neoclássico para completar a ambientação com charme e sofisticação enquanto garante uma atmosfera aconchegante para o espaço.

Decoração neoclássica no quarto

decoração neoclássica no quarto

O quarto também pode ser contemplado com a decoração neoclássica. Ela pode estar presente nos móveis, como cabeceiras com design provençal, ou até mesmo em mesas de cabeceira com pés torneados. 

Explore, ainda, formas geométricas como elementos decorativos na parede de gesso. As roupas de cama com acabamento matelassê, que forma padrões encantadores pelas peças, também podem ser uma ótima forma de trazer o toque neoclássico para o quarto. 

Complete a decoração do seu lar com a mmartan

floral neoclássico para cama

Agora que você já sabe tudo sobre a decoração neoclássica, inspire-se para renovar seu lar com os itens decorativos da mmartan. A loja virtual conta com artigos encantadores e atemporais, todos produzidos com materiais de alta qualidade, aliando o clássico e o moderno. Confira! 

TAGS
Luana Cavalcante
Comecei a ler e escrever na 1° série da escola e desde então, nunca mais parei. Sou uma jovem apaixonada por todas as formas de comunicação, sobretudo por meio das palavras.