Dicas especiais para você montar o seu enxoval de casa

Decoração

Uma das partes mais importantes e deliciosas do cuidado com o lar é o enxoval de casa. Do preparativo até as compras, além de essencial para o conforto, a escolha certa também vai proporcionar muito bem-estar para toda a família. 

Mas, afinal, quais peças são essenciais? Qual o melhor tecido? Qual a quantidade necessária para o tamanho da minha casa e da minha família? São tantos detalhes na hora de pensar no enxoval para casa que algumas pessoas já desistem por aí.

Uma boa dica para começar a fazer as compras, mais que pensar em quantidade, é pensar também na decoração da sua casa e qual o tamanho do espaço que você possui para guardar todos os itens. 

Se você está de mudança ou vai se casar nos próximos meses, por exemplo, se planeje para o seu enxoval de casamento e guarde espaço para renovar e comprar as últimas tendências. Uma outra dica é comprar itens lisos e peças curingas que combinem com tudo. Assim você deixará o seu quarto sempre atualizado.

Entenda as reais necessidades da família e o que realmente é essencial naquele momento. Tudo isso vai tornar esse processo de compra e escolha mais tranquilo e divertido. Acompanhe a seguir algumas dicas para escolher o seu enxoval de cama, mesa e banho

Itens necessários para o quarto

enxoval de casa

Na hora de completar o seu enxoval de casa, pense em quantos quartos tem no ambiente e quantas pessoas moram naquele lugar.

Os itens essenciais para cada quarto da casa são: 

4 jogos de lençol

2 kits colcha

1 travesseiro*

2 protetores de travesseiro*

2 mantas

2 saias (para cama box)

1 edredom*

2 protetores de colchão

Os itens sinalizados com * devem ser multiplicados pela quantidade de moradores na casa. 

O enxoval do banheiro

Para decidir os itens para o seu banheiro, pense quantos estão em uso na sua casa e procure priorizar sempre os produtos com fibras de boa qualidade. Elas vão garantir uma dose extra de conforto para o seu enxoval de casa e ainda mais aconchego para o seu pós-banho.

Os itens mais importantes para o banheiro são: 

4 toalhas de banho*

4 toalhas de rosto*

4 toalhas de lavabo

2 roupões*

2 toalhas de piso

Os itens sinalizados com * devem ser multiplicados pela quantidade de moradores na casa. 

Para uma mesa impecável

 

Não se esqueça de incluir os itens de mesa na sua lista de enxoval de casa nova. Montar um espaço lindo para o momento das refeições também é muito importante no nosso dia-a-dia.

Esse hábito familiar com as peças certas tornam a essência do lar muito mais acolhedora. Equilibre suas escolhas com os objetos de decoração já existentes e aposte em peças com as mesmas cores e estilos já presentes na casa. 

Na hora de montar o seu enxoval de cozinha, não se esqueça de: 

2 toalhas de mesa para ocasiões especiais

4 toalhas de mesa para o dia a dia

1 jogo americano com 6 peças*

6 guardanapos de pano*

7 panos de prato

2 caminhos de mesa

7 toalhas de copa

Se você recebe muitas visitas, multiplique os itens sinalizados com *. 

Lembre-se do quarto de hóspedes

Os seus hóspedes também merecem todo conforto, não é mesmo? Na hora de receber as visitas, deixe separado em um local de fácil acesso todos os itens necessários para uma hospedagem acolhedora e tranquila. Não se esqueça dos itens de banho. 

Para cada quarto de hóspedes, reserve: 

2 jogos de lençol

1 kits colcha

1 travesseiro*

1 protetores de travesseiro*

1 mantas

1 saias (para cama box)

1 edredom*

1 protetores de colchão

Para cada pessoa hospedada em casa, separe: 

1 toalha de banho

1 toalha de rosto

1 toalha de lavabo

1 roupão

1 toalhas de piso

Os itens sinalizados com * devem ser multiplicados pela quantidade de hóspedes na casa. 

Personalize o seu enxoval com monogramas

Por que não garantir um toque extra de estilo no seu enxoval de casa? Uma dica para deixar os seus itens ainda mais encantadores é apostar em monogramas personalizados nas peças de cama. 

Perfeitos para você compor a decoração de cada quarto com a inicial de quem dorme ali e ainda trazer mais personalidade para o ambiente. 

Dreisse Paulo
Dreisse Paulo
Uma mineira apaixonada por São Paulo que acredita que as palavras podem (e vão!) mudar o mundo. Se formou em jornalismo para deixar sua contribuição e, de lá para cá, não parou um dia sequer.