Estampa geométrica: como usar na decoração

Estampa geométrica: como usar na decoração

Decoração

A estampa geométrica já pode ser identificada como clássica e está muito presente no mundo da decoração. Uma das mais fáceis de combinar e criar um mix & match de padrões, a geometria pode ser adotada por diferentes estilos decorativos e combinada com outras estéticas.

Sendo usada na decoração através de revestimentos, móveis, pinturas, quadros e têxteis, a estampa geométrica é uma opção versátil e que se encaixa em todos os gostos. Aposte nesse visual e descubra como usar os padrões formados por linhas retas no décor da sua casa!

O que é a estampa geométrica

Transitando do décor retrô ao moderno, a estampa geométrica é composta por linhas retas – sejam verticais, horizontais ou multidirecionais –, formas circulares ou retangulares. Com isso, podemos encontrar padrões quadriculados, triângulos, listrados e até poás, que são as bolinhas também conhecidas como polka dots. Também é possível encontrar formas diferentes mescladas em um mesmo produto.

O que é a estampa geométrica

As estampas podem facilmente ser combinadas entre si, assim como com outros estilos. Esse é o caso dos arabescos e florais, por exemplos.

Toque moderno no décor

A estampa geométrica começou a ser utilizada a partir dos anos 60. Os movimentos artísticos da época e as influências da moda – através de estilistas como Yves Saint Laurent – deram espaço para que a padronagem seja usada na decoração.Apesar disso, o padrão é tão atual que se encaixa e é adotado pelos estilos moderno e contemporâneo.

Toque moderno no décor

Para um visual atual, combine a estampa geométrica com móveis de linhas retas, harmonizando tons neutros com alguns pontos de cor. Aposte também em peças de destaque como cadeiras de design, caso da Masters e Eames.

Geometria como ponto de destaque

Uma opção para quem prefere manter um visual mais clean e com menos informações é utilizar apenas uma peça com estampa geométrica. Essa pode ser uma cortina, um tapete, uma poltrona ou, até uma pintura ou papel de parede.

Para isso, comece a sua decoração escolhendo o padrão geométrico que você irá destacar e siga a sua composição a partir das cores utilizadas pelo desenho. Se os tons da geometria são muitos e vibrantes, você pode apostar em colorações neutras no resto do cômodo. Já se o desenho seguir os tons neutros, como é o caso do preto e branco, adote um ou dois matizes de destaque para deixar o espaço mais interessante e com pontos de cor.

[spl_news]

Combinação de roupa de cama em estampa geométrica

Com maior uso de têxteis, através das roupas de cama, o quarto é o local ideal se você deseja misturar estampas geométricas entre si ou com outras padronagens. Aposte em desenhos diferentes em cada peça, sendo elas lençol, edredom ou colcha, fronhas, porta-travesseiros e almofadas.

Combinação de roupa de cama em estampa geométrica

Para criar um visual harmônico e elegante, comece escolhendo uma peça única. Então, se baseie nos tons utilizados no desenho e replique-os em outras estampas. Aqui você pode combinar bolinhas com xadrez, florais com listras. O único cuidado é não adotar duas estampas muito chamativas ao mesmo tempo, sempre preferindo uma de destaque e outra delicada.

Pronto para adotar a estampa geométrica na sua casa? Aposte nessas dicas e crie um visual incrível no seu décor!

camila