23 de julho de 2018
Atemporal, o estilo clássico aposta na estética marcante para levar personalidade aos cômodos das casas. Com origem na arquitetura greco-romana, a decoração clássica é garantia de elegância e sofisticação.
Com muito uso de móveis em madeira, peças douradas e estampas bem conhecidas, o décor clássico é delicado, aconchegante e cheio de personalidade. Pensando nisso, destacamos as 5 principais razões para investir nesse estilo. Além disso, descubra como incorporar a estética nos cômodos da sua casa.
Pegando referências do Rococó e Barroco, o estilo clássico se mistura com elementos contemporâneos para criar um resultado harmônico e agradável. Sendo assim, a estética aposta na riqueza de detalhes. Assim, ela expressa sua personalidade através de molduras em gesso nas paredes e teto, assim como madeiras entalhadas.
Os móveis clássicos são, em sua maioria, feitos em madeira. Detalhes entalhados em nogueira, cerejeira ou mogno garantem todo o charme da peça. Esses podem ser herdados de familiares, transmitindo uma atmosfera vintage ao décor. No entanto, você também pode encontrar o mobiliário com charme clássico em antiquários ou, mesmo, em lojas datas atuais, mas inspirados na estética antiguinha.
Imponentes e sofisticadas, as peças clássicas são as principais responsáveis por determinar a personalidade da decoração. Alguns modelos recorrentes nesse décor são as cadeiras e poltronas Luis XV. Além disso, sofás e cadeiras com pés ornamentados e estofados de qualidade garantem o visual do cômodo.
[spl_news]
Formada por cores neutras, a decoração clássica aposta no uso do preto, branco e creme como tons de base. Para levar mais personalidade, aposte no azul marinho, verde escuro e bordô. Já para um visual delicado e com alma romântica, prefira uma paleta de tons pastel. Nesse caso, adote cores como o rosa bebê, azul claro, verde menta e lilás, por exemplo.
Contrastando com as tonalidades escolhidas, lustres, castiçais e outros acessórios podem aparecem em dourado, prata ou bronze, completando as colorações do décor.
Feita através de imponentes lustres e candelabros, a iluminação do estilo clássico acompanha o ideal aconchegante da estética. Sendo assim, prefira um resultado de intensidade mais amena e confortável para os olhos. Pensando nisso, as lâmpadas amarelas dão o tom mais antiguinho para o cômodo e são mais confortáveis para o dia a dia.
Os tecidos que acompanham a decoração clássica transmitem a sofisticação que o décor preza. Sendo assim, veludo, jacquard, seda e cetim aparecem em estofados de cadeiras, poltronas e sofás, assim como em cortinas. Esses podem ser acompanhados de estampas igualmente clássicas, como é o caso dos florais, arabescos e listras.
Para o quarto, siga o padrão de estamparia nas roupas de cama. Se você prefere a simplicidade do branco para colchas e lençóis, aposte nos detalhes. Matelassê, babados e bordados são garantia de estilo e elegância para o seu quarto clássico.
Já se encantou pelo estilo clássico? Agora basta botar as dicas em práticas e transformar o décor da sua casa!
27 de fevereiro de 2024
20 de junho de 2018
10 de janeiro de 2025