uma sala com um sofá cinza ao centro, um armário na lateral esquerda e uma estante na lateral direita, há também um tapete na frente do sofá com uma mesa de centro

Estilo vintage na decoração: leve mais charme para os ambientes

15 de abril de 2021

Decoração

Se você ama uma decoração romântica, acolhedora e nostálgica, vai se identificar com o estilo vintage. Essa estética faz referência ao passado e leva elementos antigos e artesanais para a decoração, que trazem boas recordações. 

Ao observar ao redor, é fácil identificar o estilo vintage na decoração dos ambientes. Geralmente, os espaços têm móveis e artigos de decoração de décadas passadas, muitas vezes, herdados da família. Por isso, a estética fica bem característica daquele período.

O vintage leva charme e personalidade para os ambientes, podendo adaptar-se aos diferentes estilos de decoração e misturar-se com outras estéticas. Quer saber mais sobre esse estilo? Confira as principais características e dicas de como aplicá-lo na decoração da sua casa. 

A história do estilo vintage 

O termo vintage surgiu na Segunda Guerra Mundial. Nesse período, por causa da crise econômica, as pessoas aproveitavam móveis e objetos antigos na decoração de casa. Também foi um momento em que os trabalhos manuais, como crochê e patchwork, foram valorizados e incorporados ao décor. 

Um bom exemplo do estilo vintage são as cristaleiras usadas para dispor objetos antigos, como xícaras, bonecas de porcelana e até telefones para decorar com esse toque de nostalgia. Os tons pastel e as estampas florais também têm grande destaque, principalmente nos papéis de parede.

O destaque fica por conta dos detalhes que criam uma atmosfera encantadora e dão um toque especial a esse estilo que abraça o passado. Os objetos vintage funcionam como peças-chave em diversos ambientes da casa: do hall de entrada ao quarto.

Principais elementos e características do estilo vintage

decoração vintage minimalista com materiais naturais

Como mencionado, a decoração vintage refere-se a itens que remetem ao passado. É como um baú repleto de recordações e sentimentos que invadem a decoração e as memórias dos moradores da casa.

Se você tem dúvidas de como decorar uma casa com esse estilo, é bem fácil! Os móveis são totalmente flexíveis, podendo até transitar por outros estilos de decoração. O importante é que eles sejam de algumas décadas atrás. São peças com originalidade, geralmente produzidas em poucas quantidades, o que dá um toque único ao ambiente. 

Para montar uma casa com decoração vintage, utilize objetos que trazem apego ao passado. Porcelanas decoradas, móveis em madeira, discos, estampas florais e cristaleiras são peças certeiras para montar esse estilo.

Outro elemento clássico e muito importante é o papel de parede. Ele pode ser usado em diversos cômodos, trazendo, além do vintage, um ar mais pessoal e repleto de personalidade ao ambiente. 

Qual é a paleta de cores do estilo vintage? 

decoração no estilo vintage com tons de terracota

Na estética vintage, os tons coloridos ganham destaque, sendo eles: laranja, amarelo, rosa, azul, vermelho, além da mistura entre preto e branco. Os tons pastel também fazem parte da paleta de cores. A dica é combinar as cores com os móveis e os objetos de decoração para o ambiente não ficar carregado. 

Você também pode deixar a sua criatividade falar mais alto e até se inspirar em alguma decoração vintage. O importante é oferecer um ambiente acolhedor e encantador para quem vive na casa. 

Diferença entre vintage e estilo retrô na decoração

Embora sejam confundidos por muitas pessoas, o vintage e o retrô são coisas diferentes na decoração. Enquanto o primeiro busca reviver o passado com objetos antigos, o segundo é uma tendência de décor com produtos atuais.  

De forma resumida, a decoração vintage tem como base mobiliários e objetos antigos, de décadas passadas, garimpados ou herdados de pessoas que viveram naquela época. Já o estilo retrô na decoração é uma inspiração de períodos anteriores. 

É possível resumir a diferença entre decoração vintage e retrô com o fato de o retrô se basear em itens vintage. Ou seja, é uma releitura de móveis, objetos e têxteis que foram tendências em alguma época, mas facilmente encontrados e produzidos nos dias atuais. 

Leve a decoração vintage para sua casa

Para você se inspirar e levar o vintage para sua casa, a mmartan separou algumas dicas que ajudam a transformar o ambiente sem errar. A decoração é romântica, nostálgica, delicada e repleta de personalidade. 

Quarto: noites em estilo provençal 

quarto com decoração em estilo vintage

Se tem um ambiente que abraça o vintage, é o quarto. Prateleiras com ar provençal, papéis de parede, porta-retratos, roupas de cama e almofadas floridas são peças-chave na hora de compor e criar um ambiente inspirado nesse estilo.

Cozinha: toque nostálgico na gastronomia 

Para deixar o ambiente gastronômico com a essência do passado, invista em revestimentos em tons pastel e elementos op-art. As porcelanas decoradas também não podem faltar nesse ambiente. 

Sala de estar: visitas com muito conforto 

decoração no estilo vintage para sala de estar

Sofás, poltronas e cadeiras de décadas passadas são essenciais e marcam a decoração da sala vintage. Para completar, almofadas decorativas com estampas floridas, cristaleiras com objetos carregados de memória e molduras trazem um ar nostálgico ao ambiente. 

Banheiro: clima intimista e acolhedor 

Ao pensar no vintage, é impossível não lembrar de uma banheira vitoriana! Ela é o grande curinga desse estilo no banheiro. Para transformar o espaço mais facilmente, aposte em revestimentos e papéis de parede que criam uma atmosfera envolvente, podendo ser combinados com vasos de cristais e cerâmicas.  

Gostou do vintage e quer levar esse estilo para casa? No site da mmartan, você encontra produtos que abraçam essa estética, levando mais charme e nostalgia para os ambientes. Além disso, você encontra inspiração em outros estilos, como o romântico e o moderno. Sinta todo o conforto e transforme o décor da sua casa com um clique. Confira! 

decoração de quarto aconchegante

camila