um quarto bem minimalista com uma cama, janela com vista para varanda e uma banheira branca dentro do quarto

Quarto com banheira: guia completo para você ter o seu

Decoração

A gente sabe que a decoração de um ambiente íntimo precisa ter todos os itens ideais para o nosso descanso. Mas por que não ampliar a proposta e investir em um quarto com banheira para deixar esse momento muito mais relaxante?

Uma das grandes apostas da arquitetura de interiores é justamente essa proposta luxuosa de banheira no quarto. Além da exclusividade, a decoração diferenciada e a comodidade ganham espaço na hora de compor o local com harmonia e estilo.

A tendência que vem ganhando cada vez mais força se caracteriza pela integração do momento de relaxamento com a hora de dormir. O objetivo é mesmo manter ambos separados do banheiro.

Mas, antes de investir em uma mega banheira, é necessário se atentar a alguns detalhes. Confira:

Qual banheira escolher?

A explicação literal do conceito banheira freestanding é justamente banheira independente ou solta. Isso quer dizer que esse modelo não se apoia em uma parede e nem é fixado no chão.

Elas podem apresentar os famosos pézinhos, como a banheira vitoriana, ou apenas ter uma base simples. No geral, são circulares ou retangulares e não apresentam os jatos de água que a de hidromassagem tem.

Uma das principais vantagens é que elas não precisam de grandes execuções de obras. Normalmente, tudo que é necessário para instalação e funcionamento deste item é recebido na hora da compra.

Esses modelos também não necessitam de revestimento ou acabamentos em alvenaria. Por essa razão, são os ideais para você colocar em prática a ideia de ter um quarto com banheira integrada.

Mas isso não quer dizer que outros modelos não podem ser usados. Se estiver disposto a investir em uma pequena reforma, separe um canto do cômodo e invista nas banheiras de hidromassagem ou de spa (também conhecidas como jacuzzi).

Cuidados com o piso

Beleza não é o único item que precisa ser avaliado na hora de apostar nesta tendência. Já que existe a possibilidade de molhar o chão do quarto, é necessário ter uma atenção especial com relação ao piso e também ao escoamento da água.

A outra vantagem da banheira freestanding é possuir menos riscos de infiltrações, já que a sua tubulação tende a ficar aparente.

Uma vez que a banheira está solta no quarto, o ideal é que o piso seja de material compatível com a umidade ou seja impermeabilizado. Assim, eles não vão se danificar pela água em excesso.

Capriche na decoração

Um quarto com banheira é praticamente um local exclusivo. Sendo assim, merece uma decoração caprichada que una o bom gosto do morador e a personalidade do ambiente. Por isso, aposte em flores, velas e objetos decorativos para embelezar o local.

Uma outra dica é pensar com cuidado na cor da banheira. Banheiras coloridas passam a sensação de design diferenciado, enquanto as brancas caem bem em um espaço mais minimalista. Já as pretas dão um toque extra de jovialidade e são perfeitas para ambientes modernos.

Você também pode pensar na luminosidade do quarto. As luzes naturais e artificiais favorecem o ambiente de forma simples e elegante ao mesmo tempo. Aposte em uma luz mais quente para passar uma maior sensação de conforto visual, se você prefere um ambiente ainda mais intimista.

Divisão entre banheira e quarto

A verdade é que não é necessário criar uma divisão entre a banheira e o quarto. Aproveite o espaço para passar a sensação de um ambiente amplo e completo.

Se ainda assim achar necessário dividir, você pode apostar em uma modificação sutil no piso, um detalhe como um papel de parede ou investir em paredes de vidros e divisórias de madeira.

Mas lembre-se: essa regra não se aplica ao banheiro. Este pode continuar sendo separado do quarto, contando apenas com sanitário, pia, chuveiro e outros itens básicos.

TAGS
camila