26 de julho de 2021
Os primeiros capítulos da história de um bebê são importantíssimos para o seu desenvolvimento motor e o início da sua — embora ainda pequena — independência. Com esse objetivo nasceu a ideia do quarto de bebê montessoriano que, baseado no método homônimo, é um espaço organizado que prioriza a autoeducação dos pequenos para que eles se sintam à vontade para explorar o cômodo.
Os elementos do quarto para bebê montessoriano são posicionados de uma forma que ele consiga alcançar. Isso reflete na altura da cama mais próxima do chão, assim como os brinquedos e roupas acessíveis. Tudo isso para que ele possa reconhecer e se conectar ao próprio mundo, que é o seu quarto.
O método Montessori foi desenvolvido por Maria Montessori e sua equipe, no século 19, na Itália. Mas foi a partir de 2007 que o método ganhou estudos que reforçaram ainda mais os resultados positivos no desenvolvimento da criança, no Brasil.
Como dito antes, o objetivo é auxiliar na autonomia e no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cerebral de bebês e crianças, de forma segura e assertiva. Por isso, o quarto de bebê montessori ou montessoriano é recomendado a partir de um ano de idade.
Para apostar nesse estilo, não é difícil! Ensinamos aqui algumas dicas para montar o quarto de bebê montessoriano e criar um cômodo seguro, instigante e bem-decorado para o seu pequeno. Confira.
Para criar um quarto de bebe montessoriano completo, você precisa entender que ele será totalmente feito para a acessibilidade da criança e não para os adultos: cama, mesa, brinquedos, etc. Alguns elementos que são importantes:
Aqui o berço é substituído por uma cama próxima ao chão ou disposta no próprio chão. Isso auxiliará ao bebê a ter autonomia para deitar ou sentar nela quando quiser. Ela não deverá ter grades ou nada que possa virar um empecilho para ele.
Dispostos em um tapete ou em uma cesta, os brinquedos estarão acessíveis para que o bebê possa brincar e começar a identificar como guardá-los. Deixe à disposição apenas bichos de pelúcias e peças que não sejam pontiagudas ou pequenas demais para serem engolidas.
Ter um espelho é importante para o bebê se reconhecer e criar uma conexão com a sua imagem. Para a segurança, o item deverá ser colado na parede e ter um molde em volta, de preferência emborrachado ou em um suporte resistente e equilibrado, evitando, assim, que o neném possa se cortar com alguma quina.
No quarto de bebê estilo montessoriano, a barra, bem presa na parede e ao alcance das mãos do pequeno, pode auxiliá-la a se erguer sozinha e incentivar que os primeiros passos sejam dados.
Tapetes cheios de almofadas, papéis de paredes, cabaninhas e luzes criam um ambiente lúdico para decoração do quarto de bebê montessoriano. Todos esses elementos podem estimular a cognição do neném, além de deixar o cômodo mais lindo, não é? Confira algumas inspirações para se apaixonar!
Além da beleza e da organização, o quarto de bebê montessoriano é um espaço em que o bebê fica protegido. Por isso:
Gostou das dicas? Coloque-as em prática para montar o seu quarto de bebê montessoriano e conte com as nossas roupas de cama, almofadas e itens decorativos para elevar o cômodo. Na mmartan, você encontra beleza e conforto para o seu pequeno em um só lugar.