Tudo o que você precisa saber para ter uma adega em casa

14 de fevereiro de 2022

Decoração

Para os fãs de um bom vinho, ter esse tipo de bebida sempre à mão é uma forma prática de degustá-los. Por isso, para muitos enófilos, ter uma adega em casa é também a alternativa perfeita para armazená-los com qualidade e eficiência. 

Porém, na hora de construir uma miniadega em casa, é preciso pensar em alguns fatores importantes, como o layout daquele espaço escolhido, a organização e também a temperatura ideal desse ambiente tão específico.

Se você quer saber tudo sobre como ter uma adega em casa para ter uma deliciosa experiência de degustação na mesa da sua casa com amigos e familiares, saiba que chegou ao lugar certo. Confira este guia que preparamos para você e apaixone-se por essa ideia! 

O que é uma adega de vinho?

Se você está se perguntando o que é adega, saiba que essa é uma palavra utilizada para se referir a locais de armazenamento de bebidas em restaurantes, lojas especializadas e também cavas subterrâneas em vinícolas do mundo inteiro. 

Em uma definição literal, quer dizer “um lugar térreo ou subterrâneo onde se guarda vinhos e azeites”. Por esse motivo, o termo “adega em casa” se refere a esse local específico de armazenamento dentro do seu lar. Pode ser em um cômodo, no porão ou em algo construído sob medida para esse projeto. 

Os primeiros passos para ter uma adega em casa

adega em casa

Se você está pensando em como fazer uma adega em casa, primeiramente fique atento a alguns detalhes antes de colocar a sua ideia em prática. O primeiro deles é a escolha de um lugar escuro com a temperatura mais fresca possível. 

Idealmente, seus vinhos precisam ser armazenados entre 10° C e 16° C, por isso, a posição desse ambiente é necessária para que a qualidade da sua bebida não seja alterada. Se preciso, invista em climatizadores específicos para manter a temperatura perfeita. 

Outro ponto muito importante que também deve ser levado em consideração antes de pensar na decoração é a total atenção à luminosidade do local. Certifique-se de que as garrafas de vinho não recebam iluminação direta durante o dia ou de algum tipo de luz artificial. 

Por último, mas não menos importante, tome muito cuidado com a umidade das paredes do local que você selecionou. Isso é importante para a hora de escolher os móveis para adega porque os locais mais úmidos podem danificar as suas rolhas. Isso, infelizmente, pode alterar inclusive as condições de conservação dos seus vinhos. 

Como ter uma adega de vinhos em um apartamento

Se você não dispõe de um lugar escuro o suficiente para montar a sua adega em casa, não precisa se preocupar. Nesse caso, uma das melhores opções é o investimento em um armário de vinhos. 

Completo, prático e muito versátil, ele está disponível no mercado de diversas formas, tamanhos e valores. Atualmente,  você encontra muitos desses móveis com uma boa qualidade, capazes até mesmo de regular a temperatura dos produtos. 

Essa é uma excelente opção para você, que está pensando em como montar uma adega em casa sem dispor de muito espaço, ou no apartamento, de forma discreta e assertiva. Afinal, esses armários específicos também regulam a umidade, atenuam as possíveis vibrações do ambiente e protegem as suas garrafas da incidência direta de luz. 

Aprenda como decorar uma adega em casa

adega em casa

Depois de escolhido o lugar perfeito, é hora de pensar na decoração de adegaAqui, você pode optar por investir em racks de armazenamento. Escolha o melhor considerando a sua velocidade de consumo e o seu volume de garrafas. 

A melhor facilidade desse tipo de móvel  é que ele pode ser reorganizado sempre que necessário. Lembre-se de que uma adega democrática e que atende a todos os gostos deve ser composta por 20% de champagnes, 30% de vinhos do tipo branco e 50% de vinho do tipo tinto. 

Na hora de planejar como decorar adega, você pode também trabalhar com uma personalização específica desses armários, ousando nas cores e nas formas. Outro modo de dar um up no décor é investindo em luminárias indiretas, paredes com algum tipo de textura, como tijolos aparentes, e uma paleta de cores em tons terrosos para valorizar o ambiente. 

Decore sua casa com a mmartan

ideias de presente

Agora que você já sabe tudo sobre como ter uma adega em casa, acesse o site da mmartan, navegue pelas diversas categorias e encontre itens para completar todos os ambientes da sua casa. São objetos decorativos, bandejas, móveis, capas de almofadas e muito mais.

Descubra também peças para renovar o mood da sua cama e levar muito mais aconchego para as suas noites de descanso. Os jogos de lençol, kit colchas, peças avulsas e capas de edredom possuem um toque ímpar e estampas exclusivas. Tudo feito com a qualidade mmartan que você certamente já conhece. 

TAGS
camila