mesa posta de páscoa com louças, texteis e plantas

Como montar uma mesa posta de Páscoa? Dicas para inspirar

Receber bem

A Páscoa está chegando e com ela vem o desejo de reunir toda a família para uma refeição repleta de afeto, não é mesmo? Além de preparar comidas saborosas para a data, é preciso pensar na decoração da mesa posta de Páscoa

Montar uma mesa de Páscoa decorada é uma forma de demonstrar cuidado e carinho pelos presentes no encontro. Afinal, todos os elementos dessa composição são pensados para celebrar a data do melhor modo possível. Então, confira as dicas para criar a sua! 

Mesa posta de Páscoa: por onde começar? 

Antes de aprender como montar mesa de Páscoa, é importante resgatar o real significado dessa celebração. Esse dia, geralmente um domingo, possui origem religiosa e simboliza liberdade, passagem e esperança, sendo muito associado à família e à tradição. 

Logo, não é à toa que a mesa de Páscoa costuma ter tons suaves, elementos naturais e uma atmosfera mais tranquila. Inclusive, diversas nuances da estética cottagecore estão presentes nas decorações dessa comemoração.

Tenha em mente qual vai ser o menu

O princípio de tudo é criar a mesa posta de Páscoa com base no que você vai servir. Se for um almoço com entrada, prato principal e sobremesa, pense na disposição de tudo ao decorrer da refeição, mantendo um espaço confortável para manusear os alimentos. 

No caso da mesa de Páscoa café da manhã, vai ser necessário contar com pratos e talheres de sobremesa. Além disso, como se trata de um horário diferente do almoço, a ambientação precisa estar em harmonia com a ocasião. 

A escolha das cores é muito importante

mesa posta de páscoa em tons amarelos com tulipas na decoração

Outro ponto importante são as cores. Elas vão ser o norte da sua mesa posta de Páscoa e vão ajudar na escolha de todos os itens que vão fazer parte dela. Aqui, os tons pastel são os mais indicados, já que casam bem com o clima dessa celebração. 

Algumas sugestões são apostar no branco, tonalidade conhecida por simbolizar pureza e calma, ou no rosa e no lilás, pois levam um toque de delicadeza para a decoração de Páscoa. Ainda, considere amarelo e azul, sempre presentes nesta data ou em paletas com prata e dourado, garantindo o ar de elegância. 

Elementos temáticos para quem ama tradição

guardanapo rose com anel em formato de coelho da páscoa

Para muitos, a Páscoa é associada a ovos e coelhos, ambos repletos de graça e simbolismo. Por isso, caso você seja uma das pessoas que ama um décor tradicional, invista em adornos que destaquem esses protagonistas. 

Os ovos e coelhos podem aparecer nas louças, na toalha de mesa, nos marcadores de lugar ou, até mesmo, nos guardanapos de tecido. O importante é dar voz à criatividade e criar uma decoração temática e encantadora. 

Os têxteis que encantam

texteis brancos na mesa posta de pascoa  

Os têxteis são responsáveis por dar o tom do décor da sua mesa posta de Páscoa. Com diferentes cores, estampas e texturas, é possível criar camadas apaixonantes para receber todos os convidados. 

A toalha de mesa é a base de tudo e costuma ser o plano de fundo da composição. Você também pode usar apenas jogos americanos ou sousplats e posicionar um trilho de mesa no centro para dispor os arranjos. 

Além disso, apostar em um modelo de guardanapo de Páscoa deixa tudo ainda mais lindo, principalmente se você fizer dobras que formam orelhas de coelhos, por exemplo. Complete tudo com anéis de guardanapo e dê um destaque a mais para a mesa. 

Separe as louças mais especiais para esse momento

seleção de louças para mesa posta de páscoa

Entre as peças mais essenciais e que merecem estar em evidência na mesa posta de Páscoa está o jogo de jantar. Ele precisa estar em harmonia com os têxteis e ajuda muito na apresentação dos pratos servidos, agregando funcionalidade e beleza à refeição. 

Sendo assim, se você quer um resultado mais clean ou se já explorou tons e estampas nos têxteis e arranjos, opte pelas louças lisas ou em colorações claras. Porém, caso queira uma mesa posta repleta de vivacidade, considere pratos com estampas ou acabamentos diferenciados. 

Arranjos centrais para florescer a mesa posta de Páscoa

mesa posta de páscoa com decoração colorida e arranjo central de flores

Muitos têm dúvidas sobre como fazer arranjo de Páscoa, itens marcantes na mesa posta. Geralmente, eles ficam posicionados no centro e são um dos pontos principais da composição. Por isso, não esqueça de escolher os de tamanho proporcional ao espaço. 

Os arranjos para mesa posta de Páscoa mais comuns são os que possuem flores, pois elas criam uma atmosfera suave, serena e leve no espaço. As mais queridas para esta data são margaridas, girassóis, tulipas e lírios-brancos.  

Para criar o seu, você pode colocar flores e plantas secas em um vaso e entrelaçar uma fita charmosa ao redor dele para formar um laço. Outra opção é usar uma bandeja feita em rattan ou outro material natural e inserir ovos de páscoa pequenos e coloridos, coelhos da Páscoa e também algum elemento floral para complementar. 

Dicas para montar mesa posta de Páscoa simples

decoração de mesa posta de páscoa simples

Se o seu objetivo for montar uma mesa de Páscoa simples, siga os passos ditos acima, mas tente usar menos elementos, só um centro de mesa que impressione, por exemplo. Você também pode utilizar têxteis e louças que já tem em casa e tentar criar composições diferentes com elas.

Além disso, um caminho é já pensar na decoração da comida enquanto está fazendo o preparo, já que por si só ela pode deixar a mesa mais bonita. Quanto aos outros itens decorativos, tente buscar inspirações DIY e faça algo personalizado à sua maneira. 

Seleção de mesa posta mmartan: receba bem e tenha momentos inesquecíveis 

Pensando em contribuir para os seus momentos ao redor da mesa, a mmartan conta com produtos de altíssima qualidade, beleza única e variedade de cores e materiais para você encontrar os seus preferidos. 

Monte uma mesa posta de Páscoa com elegância e praticidade para quem você ama e viva esse encontro da melhor forma. Confira os artigos disponíveis na loja virtual mmartan e apaixone-se! 

TAGS
Luana Cavalcante
Comecei a ler e escrever na 1° série da escola e desde então, nunca mais parei. Sou uma jovem apaixonada por todas as formas de comunicação, sobretudo por meio das palavras.