Como aplicar a decoração retrô em 4 passos

Como aplicar a decoração retrô em 4 passos

29 de junho de 2018

Tendências

Inspirada em estilos marcantes de épocas passadas, a estética retrô surge como uma releitura atual, mas de charme antigo. Enquanto o vintage conta com peças de outras décadas, a decoração retrô replica visuais de antigamente, mas de fabricação atual.

Encantadora e cheia de charme, o estilo retrô dispõe de diferentes estéticas, cada uma inspirada em uma década específica. Seja com cores vibrantes ou tons apastelados, descubra os passos para criar uma decoração retrô nos cômodos de sua casa!

1 – Escolha uma estética dentro do estilo retrô

Como cada década conta com um visual próprio, a decoração retrô pode variar em diferentes estéticas. Sendo assim, você pode usar referências de diferentes movimentos para criar seu décor. Por isso, antes de começar a decorar o seu cômodo, tenha como base algum dos estilos. Aqui estão os exemplos mais conhecidos do estilo retrô:

  • Toque vitoriano – garanta glamour ao seu lar com referências do estilo usado pela realeza britânica em meados de 1800. Lustres e espelhos vitorianos ganham versões modernizadas em resina e cores vibrantes. O preto e branco fecham o visual com um ar contemporâneo;
  • Inspiração art déco – muito utilizado nos anos 20, aposte em móveis de madeira escura e de linhas retas. Complete o cômodo com estofados em veludo e acabamentos dourados para garantir sofisticação;
  • Décor anos 60 – quando pensamos na decoração retrô, a estética dos anos 60 é a primeira referência que vem à mente. Esta é reconhecida por seus tons pastel, móveis com pés palito e cobogós nas fachadas das casas;
  • Color block – característica dos anos 70, a estética dessa época é formada por cores vibrantes. Para atualizar o visual, invista em uma base clara e complemente com pontos de cor através dos móveis e objetos de decoração.

Escolha uma estética dentro do estilo retrô

Com isso, você pode seguir um estilo decorativo de apenas uma época, ou criar um mix & match de referências dentro do seu décor retrô.

2 – Defina as cores para a decoração retrô

São diversas as cores que podem ser usadas na decoração retrô. Apesar disso, algumas são mais expressivas dentro dessa estética. Entre elas, as duas paletas mais usadas são as de cores vibrantes e de cores apasteladas.

Defina as cores para a decoração retrô

Para alcançar um visual mais moderno e sofisticado, aposte em uma base neutra e clara, utilizando os tons pastel ou vibrantes em pontos específicos. Entre as opções mais vivas, podemos encontrar o vermelho, amarelo, azul, verde e laranja, por exemplo. Já os apastelados são o rosa velho, azul bebê, verde menta e amarelo claro.

3 – Aposte no pé palito

Os móveis mais característicos do décor retrô são os que contam com pés palito. Carregando um ar vintage, mas com charme moderno, eles podem aparecer em mesas, poltronas, cadeiras, sofás aparadores ou pufes.

Você pode combinar diferentes peças com pé palito, assim como misturá-las com outras referências, para um visual leve e atual.

[spl_news]

4 – Leve personalidade através de estampas

Geralmente as estampas retrô contam com padrões geométricos e com diferentes cores. Estas podem aparecer no décor através do papel de parede, assim como em almofadas e roupas de cama. Os desenhos também podem levar charme e personalidade a móveis.

Leve personalidade através de estampas

Já se apaixonou pela decoração retrô? Agora é só aproveitar as dicas e aplicar o estilo na sua casa!

camila