Estilo industrial: como acertar com essa decoração

Estilo industrial: como acertar com essa decoração

Tendências

Uma opção moderna e bem urbana, o estilo industrial nasceu em Nova York, quando pessoas começaram a se mudar para lofts montados em antigas fábricas. Assim, as características rústicas e desconstruídas destes espaços passaram para a decoração, o que gerou um novo estilo muito amado e adotado atualmente.

Com uma mescla de peças de madeira ou ferro em harmonia com revestimentos aparentes, a decoração industrial é uma opção aconchegante e encantadora para apostar em sua casa. Pensando nisso, descubra como incluir este estilo decorativo nos seus cômodos.

Como criar uma decoração industrial

Não dependente apenas dos aspectos do seu imóvel, é possível alcançar o visual industrial através de elementos decorativos. Para isso, aposte em móveis e acessórios produzidos em madeiras de demolição, assim como em metal rústico.

Como criar uma decoração industrial

  • Iluminação – lâmpadas de filamentos posicionadas em luminárias sem cúpulas também são elementos marcantes do estilo. Pendentes em ferro ou cobre também são as queridinhas deste design;
  • Móveis – cadeiras e bancos em metal e alumínio, como é o caso da cadeira Tolix se encaixam perfeitamente neste décor, levando praticidade e personalidade ao espaço. Outro móvel muito encontrado neste universo é o armário em aço, que imita os usados em colégios e vestiários;
  • Peças recicladas e novos usos – o visual dá espaço para o uso de peças recicladas, assim como o novo uso para objetos. Neste cenário, carretéis, pallets e barris ganham nova cara e novas funções neste décor,
  • Cores – aposte na paleta baseada em tons sóbrios como o preto, tons de cinza e marrom. Apesar disso, você também pode dar um toque de cor através de opções vibrantes como o amarelo ou vermelho em pequenos detalhes na decoração, como almofadas ou mesinhas laterais, por exemplo.

[spl_news]

Como criar um visual aconchegante

Para dar um toque mais aquecido à sensação “fria” do metal e dos revestimentos aparentes, aposte no uso de têxteis no cômodo. Almofadas, mantas e até a roupa de cama são pontos essenciais para levar conforto ao décor industrial. O sofá em couro, principalmente no modelo Chesterfield também é uma ótima alternativa para aquecer o ambiente.

Como criar um visual aconchegante

Pensando nisso, uma opção é investir em peças em tons mais sóbrios, como a estética pede, dando preferência para texturas diferenciadas e de qualidade. O algodão é uma ótima alternativa para este espaço, sendo super macio e versátil.

Características de uma casa ou apartamento em estilo industrial

O estilo industrial, muitas vezes, pode ser adotado a partir das características de uma casa ou apartamento. Como a estética é inspirada nas características dos lofts nova iorquinos, seus atributos imitam os de imóveis como estes, sendo estes os principais:

  • Revestimentos aparentes – na decoração industrial, é comum contarmos com revestimentos brutos no espaço. Os principais deles são o cimento queimado, tanto na parede como no chão, assim como paredes de tijolos, levando um ar rústico e desconstruído ao espaço;
  • Vigas e encanamentos – se juntando aos acabamentos aparentes, os imóveis industriais têm vigas e encanamentos expostos, completando o visual de cru do espaço,
  • Espaços amplos – como uma antiga indústria, é de se imaginar que os espaços abertos são algumas das qualidades do estilo industrial. Sendo assim, geralmente sala, cozinha e até quarto podem ser unificados, sem contar com paredes divisórias, mas não é um aspecto mandatório para este ambiente. A estética pode ser incluída também em apartamentos pequenos.

Características de uma casa ou apartamento em estilo industrial

Além desses pontos, janelas grandes se unem ao projeto, dando valor à entrada de luz natural no espaço, deixando-o ainda mais aconchegante.

Gostou do estilo industrial? Agora é só seguir as dicas para conquistá-lo em sua decoração!

Avatar
camila