21 de junho de 2018
São muitos os estilos decorativos que podem ser adotados para expressar a sua personalidade em cada cômodo da casa. Do romântico ao minimalista, passando pelo clássico e boho, uma das opções que tem cada vez mais ganhado espaço é o estilo navy.
Muito usado em decorações de casa de praia, o décor náutico pode conferir charme, sofisticação e muito conforto para as casa urbanas também. Descubra as características que marcam essa estética e confira dicas de como apostar nesse estilo em sua casa!
O estilo navy, também conhecido como “náutico”, tem inspiração no marítimo, pegando referências de tudo que está relacionado ao mar, assim como navios e marinheiros. A estética começou a ser usada nas casas de praia californianas e se expandiu, não só para outros países, como também para ambientes urbanos e campestres.
O resultado da decoração navy é aconchegante e tão tranquilizante quanto a sensação que é possível sentir quando estamos próximos ao mar.
Assim como o branco, tons de bege e azul caracterizam a paleta de cores principais usadas na decoração de estilo navy. Além dessas, o vermelho também pode aparecer em alguns pontos do cômodo, levando encanto ao décor.
Quanto às estampas, as listras são muito adotadas por quem adere à essa estética, pois remetem aos uniformes antigos de marinheiros. É possível usá-la em destaque, em um tapete, edredom, sofá, assim como na pintura da parede. Se desejar torná-la mais discreta, opte por um padrão com listras mais finas em estampas de almofadas e lençóis, por exemplo.
[spl_news]
Além das cores e estampas, o estilo navy se baseia em acessórios com inspiração marítima. Nesse caso, cordas, boias, barcos, âncoras e conchas são recorrentes nas decorações que seguem essa estética.
A corda pode aparecer como acessório, mas também como material integrante de móveis e objetos decorativos. Os demais itens podem surgir para decorar mesas, paredes ou, mesmo, aparecer em forma de estampa ou como desenhos em colchas e almofadas.
As peças usadas no décor navy costumam ser feitas em madeira, podendo variar o seu acabamento. Se você deseja um visual mais clean e moderno, pode optar pelos móveis pintados em branco, por exemplo. Já para um ar mais rústico, prefira peças em madeira de demolição, em pátina ou com visual desgastado.
O estilo náutico pode integrar cômodos desde a sala e quartos até cozinha e banheiros, podendo também receber uma carinha mais infantil e integrar o décor do dormitório dos pequenos. Versátil, você pode dosar a intensidade do visual navy usado, apostando apenas nas cores e materiais adotados pela estética, como em seus acessórios e referências.
Comece apostando na boa iluminação do espaço, deixando-o com sensação de arejado. Para isso, dê preferência a cores claras e tecidos leves na cortina, deixando a luz entrar no ambiente. As fibras naturais, como o linho e sisal, são ideais para esse décor, aparecendo no tapete, sofá e almofadas, por exemplo.
Atemporal e relaxante, aposte no estilo navy e garanta um visual tão tranquilo e aconchegante quando uma visita à praia!
14 de fevereiro de 2019
4 de novembro de 2020
15 de outubro de 2020