Estilo navy: como aplicar na sua decoração

Estilo navy: como aplicar na sua decoração

Tendências

São muitos os estilos decorativos que podem ser adotados para expressar a sua personalidade em cada cômodo da casa. Do romântico ao minimalista, passando pelo clássico e boho, uma das opções que tem cada vez mais ganhado espaço é o estilo navy.

Muito usado em decorações de casa de praia, o décor náutico pode conferir charme, sofisticação e muito conforto para as casa urbanas também. Descubra as características que marcam essa estética e confira dicas de como apostar nesse estilo em sua casa!

O que é o estilo navy?

O estilo navy, também conhecido como “náutico”, tem inspiração no marítimo, pegando referências de tudo que está relacionado ao mar, assim como navios e marinheiros. A estética começou a ser usada nas casas de praia californianas e se expandiu, não só para outros países, como também para ambientes urbanos e campestres.

O resultado da decoração navy é aconchegante e tão tranquilizante quanto a sensação que é possível sentir quando estamos próximos ao mar.

O que é o estilo navy?

Cores e estampas características do décor navy

Assim como o branco, tons de bege e azul caracterizam a paleta de cores principais usadas na decoração de estilo navy. Além dessas, o vermelho também pode aparecer em alguns pontos do cômodo, levando encanto ao décor.

Quanto às estampas, as listras são muito adotadas por quem adere à essa estética, pois remetem aos uniformes antigos de marinheiros. É possível usá-la em destaque, em um tapete, edredom, sofá, assim como na pintura da parede. Se desejar torná-la mais discreta, opte por um padrão com listras mais finas em estampas de almofadas e lençóis, por exemplo.

[spl_news]

Apostando nos detalhes

Além das cores e estampas, o estilo navy se baseia em acessórios com inspiração marítima. Nesse caso, cordas, boias, barcos, âncoras e conchas são recorrentes nas decorações que seguem essa estética.

Apostando nos detalhes

A corda pode aparecer como acessório, mas também como material integrante de móveis e objetos decorativos. Os demais itens podem surgir para decorar mesas, paredes ou, mesmo, aparecer em forma de estampa ou como desenhos em colchas e almofadas.

Móveis para completar o espaço

As peças usadas no décor navy costumam ser feitas em madeira, podendo variar o seu acabamento. Se você deseja um visual mais clean e moderno, pode optar pelos móveis pintados em branco, por exemplo. Já para um ar mais rústico, prefira peças em madeira de demolição, em pátina ou com visual desgastado.

Criando um ambiente com decoração náutica

O estilo náutico pode integrar cômodos desde a sala e quartos até cozinha e banheiros, podendo também receber uma carinha mais infantil e integrar o décor do dormitório dos pequenos. Versátil, você pode dosar a intensidade do visual navy usado, apostando apenas nas cores e materiais adotados pela estética, como em seus acessórios e referências.

Criando um ambiente com decoração náutica

Comece apostando na boa iluminação do espaço, deixando-o com sensação de arejado. Para isso, dê preferência a cores claras e tecidos leves na cortina, deixando a luz entrar no ambiente. As fibras naturais, como o linho e sisal, são ideais para esse décor, aparecendo no tapete, sofá e almofadas, por exemplo.

Atemporal e relaxante, aposte no estilo navy e garanta um visual tão tranquilo e aconchegante quando uma visita à praia!

camila