Estufa em casa: guia completo para você ter a sua

Tendências

Quem possui jardim em casa sabe que ter plantas ao redor deixa a nossa rotina mais animada e cheia de vida. Atualmente, ter uma estufa em casa se tornou opção para muitas pessoas que querem controlar as condições climáticas adequadas para um plantio correto e seguro. 

A estufa caseira ou profissional nada mais é do que um tipo de construção sustentável que auxilia no plantio e no cultivo de diversas plantas. Seu principal objetivo é manter o aquecimento ideal dentro da estrutura, inclusive no inverno. 

Como o calor, o frio e a umidade em excesso podem prejudicar o desenvolvimento das plantas, a estufa em casa é uma alternativa para que se crie um microecossistema perfeito e completamente controlado. 

Se você ama cuidar das plantas e quer saber como fazer uma estufa em casa, confira o nosso guia completo com os benefícios e o passo a passo para você ter a sua. Invista! 

Os primeiros passos antes de construir uma estufa em casa

estufa em casa

Antes de começar a construção da sua estufa em casa, é necessário estar atento a alguns pontos importantes, como a matéria-prima. Isso é essencial porque está diretamente relacionado à funcionalidade da sua greenhouse

Quando for pesquisar como montar uma estufa em casa, perceba que encontrará diversos materiais, como madeira, alumínio, tijolo, entre outros. Se pretende fazer algo mais tradicional no jardim da sua casa, prefira os caibros de madeira de reflorestamento ou demolição ou os tubos metálicos. 

Depois, escolha o material de fechamento. Ele tem o objetivo de condicionar o ar e permitir a passagem dos raios violetas e da luz natural. Isso vai aumentar a temperatura dentro do espaço. Aqui, o ideal é optar por um material transparente como lona plástica, vidro temperado ou telhas de policarbonato. 

Um dos principais benefícios da estufa em casa não é apenas o cultivo de plantas e flores, mas também uma forma de produzir hortaliças e outros alimentos orgânicos que você e sua família poderão consumir independente da época do ano, de forma constante.

Outros critérios importantes para a montagem

estufa em casa

Antes de iniciar a montagem, tenha bem definido o local onde a sua estufa em casa ficará posicionada e também alguns aspectos climáticos, como direção dos ventos, temperatura média e umidade relativa do ar em todas as estações do ano. 

Depois de tudo pronto, trabalhe para que a água seja inserida de forma correta e para que se crie o ambiente típico de uma estufa: quente, úmido e bem iluminado. Essa água que a sua estufa em casa irá receber pode ser controlada de forma manual ou automatizada. 

Se deseja criar plantas de folhas e raízes aéreas, como bromélia e orquídeas, cogite ter aspersores aéreos. Eles funcionam como irrigadores que simulam constantemente uma chuva artificial. 

Na hora em que estiver pensando em como construir uma estufa no quintal, lembre-se também de incluir uma coleta de água que passe pela planta e vá ao solo, para que se crie a umidade necessária do ambiente. Os pratinhos embaixo dos vasos cumprem essa função. 

Uma alternativa possível também para apartamentos

estufa em casa

Se você mora em apartamento ou quer saber como fazer estufa em casa pequena, saiba que existem maneiras de você ter uma de forma compacta e perfeita para cultivar as plantas que deseja. 

Primeiramente, para ter a sua estufa em casa, você vai precisar de algumas prateleiras resistentes a umidade, um umidificador e também uma cobertura plástica. Ela é importante para que você tampe bem toda a estrutura da prateleira. 

O ideal é que ela fique posicionada na varanda, sacada ou em uma área gourmet que receba constantemente a luz do sol de forma indireta e direta também. Se você possui animais de estimação, tome cuidado também com a altura das plantas e se a prateleira ficará fixada na parede ou em um móvel no chão. 

No dia-a-dia, é importante que você garanta que a quantidade de iluminação recebida é a ideal. Confira também se a quantidade de umidade está correta e, por fim, tenha muita atenção com a periodicidade dos adubos para as plantas. 

Conte com a mmartan para decorar a sua casa

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer uma estufa no quintal, navegue pelo site da mmartan e descubra itens para você decorar a sua casa ou o seu apartamento. 

Se deseja renovar os móveis do seu lar, você encontrará opções para todos os cômodos como quarto, sala, escritório e onde mais desejar. Itens com a qualidade que você conhece e que vão encher o seu espaço de estilo.  

São também diversos outros itens de decoração como pequenas esculturas, porta-retratos, cachepots e outros objetos que vão elevar o estilo do seu lar. Tudo para que você imprima a sua personalidade em cada um dos ambientes. Apaixone-se!

TAGS
camila