Inspire-se no estilo vitoriano

Inspire-se no estilo vitoriano

22 de junho de 2018

Tendências

Em meados do século XIX, o reinado da Rainha Vitória, no Reino Unido, foi responsável por uma estética que tinha como objetivo ostentar riqueza e poder. Até hoje, muitos se encantam com o estilo vitoriano e o usam como forma de decorar um ambiente de forma sofisticada, com grandes doses de elegância.

Se você é apaixonado pelo período e suas belezas, veio ao lugar certo. Entenda o contexto histórico da época, suas principais características e conheça os móveis mais populares da era. Dessa forma, é possível obter inspiração para uma casa cheia de luxo e glamour.

Entenda a estética da época

Entenda a estética da época

A Era Vitoriana é conhecida por ser um período de prosperidade, paz e altos lucros. O auge da Revolução Industrial permitiu um desenvolvimento maior da classe média, que se transformou na nova burguesia.

A mudança de classe social fez com que essas pessoas começassem a ostentar sua nova riqueza em suas casas. O resultado é uma estética decorativa que ficou conhecida como o estilo vitoriano. Suas características são o apreço pelo excesso de detalhes, obras de arte diversas e estampas chamativas.

Cadeiras clássicas

Cadeiras clássicas

As cadeiras Louis XV surgiram na França, um século antes da Era Vitoriana. Porém, sua aparência rebuscada, atenção aos detalhes e padronagens exuberantes fizeram com que elas marcassem presença também no período da rainha Vitória.

A estética francesa representa uma tradução do Rococó em móveis. Portanto, eles possuem formas orgânicas, madeira entalhada, encostos curvados em forma de medalhão ou cabeceira, estofados, apoio para os braços e pernas angulares.

Para completar o estilo vitoriano

Para completar o estilo vitoriano

Os móveis do estilo vitoriano têm influências do Barroco, Rococó e Louis XV. Trata-se de uma mistura de madeiras nobres, detalhes entalhados e encostos em capitonê. As peças também contam com estampas marcantes e pernas curvas, muitas vezes imitando pés de animais.

A decoração é sempre feita com atenção para que cada cantinho seja preenchido. As peças mais comuns da época são luminárias de piso com cúpulas em tela, elementos em ouro ou bronze, estátuas de porcelana, vasos de cristal e têxteis em seda, veludo ou linho.

[spl_news]

As principais cores do estilo vitoriano são escuras e elegantes, como vermelho, vinho, roxo, berinjela, azul cobalto, verde floresta, castanho e chocolate. Os detalhes costumam se destacar em tons de dourado, cobre, amarelo e mostarda.

Pessoas que gostam de uma decoração discreta podem optar por uma inspiração vitoriana em elementos pontuais, como cortinas, almofadas e roupas de cama em tecidos de luxo. Para as paredes, opte por itens de tapeçaria, papéis de parede em padrões florais e pinturas a óleo.

Banheiro vitoriano

Banheiro vitoriano

Com a chegada de uma classe média mais nobre, as estruturas dos imóveis também mudaram. O surgimento da sala de banho é uma das principais transformações das casas vitorianas. Assim, eram atendidas as necessidades de um cômodo independente feito exclusivamente para os cuidados pessoais.

Foi nessa época que surgiram as banheiras vitorianas, que são sinônimo de classe e sofisticação até os dias de hoje. As peças são feitas em ferro fundido para manter a temperatura da água por mais tempo. Elas têm acabamento esmaltado e pés rebuscados, o que traz uma aparência ainda mais refinada.

Um espaço no estilo vitoriano é uma excelente forma de mostrar para o mundo a sua elegância e bom gosto. Aposte na estética e impressione todos que pisarem na sua casa.

Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.